São Bonifácio, Bispo, Mártir

Chamado de Apóstolo da Alemanha, nasceu no Wessex, na Inglaterra, por volta do ano 673. O seu nome de batismo era Winfrid. Reunia em si a doçura e a firmeza, a timidez e a coragem, a inquietude e a paciência, o idealismo e o realismo.

Fez-se monge no mosteiro de Exeter e aos 20 anos era mestre de ensino religioso e profano. A sua atividade missionária foi intensa. Em 719, partiu para a Alemanha a fim de pregar o Evangelho. Alcançou pleno êxito em sua missão apostólica, sendo então nomeado bispo de Mainz.

Restaurou e organizou a Igreja na Alemanha, onde fundou a célebre abadia de Fulda, centro propulsor da espiritualidade e cultura religiosa alemã.

Presidiu a vários concílios, promulgou numerosas leis e tinha em Mogúncia a sua sede episcopal.

Sofreu o martírio no dia de Pentecostes. Encontrava-se em Dokkun, na Frísia, acompanhado de 50 monges, quando um grupo de frisões os assaltou. Morreu durante uma celebração, e seu corpo foi sepultado na abadia de Fulda. Era o dia 5 de Junho de 754.

São Bonifácio, Apóstolo da Alemanha, rogai por nós!

Oração – “Ó Deus, que destes a São Bonifácio o espírito missionário cumprindo a vossa vontade, dai também a nós a graça de um renovado ardor missionário e a bênção de realizar vosso plano de amor em nossas vidas. Amém.

Bonifácio: Significa “benfeitor”, “o que faz o bem”. Tem origem no latim Bonifatius, a partir dos elementos bonum e facere

 

Com São Doroteu, bispo, que, ainda presbítero, sofreu muitas tribulações no tempo do imperador Diocleciano e viveu até ao tempo do imperador Juliano.