Nasceu por volta do ano de 480, em Núrsia, na Úmbria. De família rica, Bento foi estudar em Roma, quando jovem.
É o fundador do célebre mosteiro do Monte Cassino onde escreveu a sua famosa Regra. É considerado o pai do monaquismo no Ocidente.
“Orar e trabalhar, contemplar e agir” é a síntese da Regra Beneditina, por isso, até os dias de hoje, todo mosteiro possui padaria, queijaria e horta, onde as pessoas que o habitam realizam seus ofícios.
A vida religiosa é possível a todos os que queiram buscar a Deus: um bom monge é aquele que não é soberbo nem violento, “não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador …”
Com São Cirilo e São Metódio, São Bento foi declarado patrono da Europa.
Morreu no dia 21 de Março de 547.
Duzentos anos após a sua morte, a Regra Beneditina havia se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica por excelência. Seus monges exerceram papel importante na evangelização e nos evangelizadores da Europa medieval.
São Bento, Abade, rogai por nós!
Oração – “A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”
Bento: Significa “abençoado pelo batismo”, “abençoado”, “bendito”, “louvado”, “aquele sobre quem se fala bem”.
Santa Olga, de Kiev, avó de São Vladimir, a primeira do povo rurik a receber o Batismo e abrir ao povo da Rússia o caminho para Cristo.

Sábado Santo – Semana Santa en Sevilla, España