São Bento, Abade, Patrono da Europa

  1. Nasceu por volta do ano de 480, em Núrsia, na Úmbria. De família rica, Bento foi estudar em Roma, quando jovem.
    É o fundador do célebre mosteiro do Monte Cassino onde escreveu a sua famosa Regra. É considerado o pai do monaquismo no Ocidente.

“Orar e trabalhar, contemplar e agir” é a síntese da Regra Beneditina, por isso, até os dias de hoje, todo mosteiro possui padaria, queijaria e horta, onde as pessoas que o habitam realizam seus ofícios.

A vida religiosa é possível a todos os que queiram buscar a Deus: um bom monge é aquele que não é soberbo nem violento, “não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador …”

Com São Cirilo e São Metódio, São Bento foi declarado patrono da Europa.

Morreu no dia 21 de Março de 547.

Duzentos anos após a sua morte, a Regra Beneditina havia se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica por excelência. Seus monges exerceram papel importante na evangelização e nos evangelizadores da Europa medieval.

São Bento, Abade, rogai por nós!

Oração – “A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”

Bento: Significa “abençoado pelo batismo”, “abençoado”, “bendito”, “louvado”, “aquele sobre quem se fala bem”.

 

Santa Olga, de Kiev, avó de São Vladimir, a primeira do povo rurik a receber o Batismo e abrir ao povo da Rússia o caminho para Cristo.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

11

  1. Em Roma, São Pio I, papa, que, sendo irmão do famoso Hermas, autor da obra intitulada “O Pastor”, governou, como um bom pastor, a Igreja durante quinze anos.(† 155)
  2. Em Icônio, na Licaônia, hoje Konya, na Turquia, São Marciano, mártir, que, no tempo do governador Perênio, suportando muitos tormentos alcançou a palma do martírio.(† s. III/IV)
  3. Em Cesareia da Mauritânia, hoje Cherchell, na Argélia, Santa Marciana, virgem, que, condenada às feras, consumou o seu martírio.(† c. 303)
  4. Em Bordéus, na Aquitânia, na atual França, São Leôncio, bispo, celebrado como honra do povo e da cidade e dedicado construtor de templos, restaurador do Baptistério e silencioso benfeitor dos pobres.(† c. 570)
  5. Em Deer, junto ao estuário de Moray, na Escócia, São Drostano, abade, que presidiu a vários mosteiros e finalmente escolheu a vida eremítica.(† s. VI f.)
  6. Em Disentis, na Récia Superior, atualmente na Suíça, os santos Plácido, mártir, e Sigisberto, abade; este último foi companheiro de São Columbano e fundou neste lugar o mosteiro de São Martinho, no qual foi o primeiro que coroou a vida monástica com o martírio.(† s. VII)
  7. No mosteiro de Moyenmoutier, nos montes Vosgos, atualmente na França, Santo Hidulfo, bispo de Tréveris, que se retirou para a solidão, mas, com a afluência dos discípulos, construiu e governou um cenóbio.(† 707)
  8. Em Córdova, na Andaluzia, região da Espanha, Santo Abúndio, presbítero, que, durante a perseguição desencadeada pelos Mouros, interrogado pelo juiz, confessou intrepidamente a razão da sua fé, o que irritou imediatamente o mouro, que mandou dar-lhe a morte e expor o seu cadáver para ser devorado pelos cães e pelas feras.(† 854)
  9. Em Kiev, na Rússia, Santa Olga, avó de São Vladimiro, que foi a primeira do povo rurik a receber o Batismo, no qual tomou o nome de Helena, e abriu ao povo da Rússia o caminho para Cristo.(† 969)
  10. No mosteiro de Grand-Selve, próximo de Toulouse, na França, o Beato Beltrão, abade, que, desejando estabelecer uma disciplina regular, agregou o seu mosteiro à Ordem Cisterciense.(† 1149)
  11. Em Viborg, na Dinamarca, São Quetilo, presbítero e cônego regular, que dirigiu com suma diligência a escola capitular e foi insigne exemplo de vida monástica.(† c. 1150)
  12. Em Lincoln, na Inglaterra, a comemoração dos beatos Tomás Benstead e Tomás Sprott, presbíteros e mártires, que, no reinado de Isabel I, num dia incerto deste mês, foram condenados à morte por causa do seu sacerdócio.(† 1600)
  13. Em Orange, na Provença, região da França, as beatas Santa Pelágia de São João Baptista (Rosália Clotilde Bès), Teotista Maria (Maria Isabel Pélissier), São Martinho (Maria Clara Blanc) e Santa Sofia (Maria Margarida de Barbegie d’Albarède), virgens e mártires por Cristo durante a Revolução Francesa.(† 1794)
  14. Em Liugongyn, localidade próxima de Anping, no Hebei, província da China, as santas Ana An Xinzhi, Maria An Guozhi, Ana An Jiaozhi e Maria An Lihua, virgens e mártires, que, por recusarem terminantemente passar ao paganismo, foram degoladas durante a perseguição desencadeada pelos sectários “Yihetuan”.(† 1900)