Santos Zózimo e Rufo, Mártires

Discípulos do Senhor

Ambos pertenciam ao número dos discípulos do Senhor.

São Policarpo, se refere a eles na sua carta aos Filipenses: “Estou muito satisfeito convosco em Nosso Senhor Jesus Cristo, por terdes recebido os modelos da verdadeira caridade.

Obedecer a Paulo e aos outros Apóstolos

Eu vos exorto a obedecerdes e a exercerdes a vossa paciência, aquela que tendes visto com vossos próprios olhos, não só nos bem-aventurados Inácio, Rufo e Zózimo, mas também em outros vossos concidadãos, no próprio Paulo e nos outros apóstolos.

Porque eles não amaram o século presente

Estejam certos de que todos estes não têm corrido em vão, mas na fé e na justiça, que eles estão juntos do Senhor, no lugar que lhes é devido pelos sofrimentos que suportaram. Porque eles não amaram o século presente, mas Aquele que por nós morreu e que para nós foi ressuscitado por Deus.”

Filipos era cidade célebre da Macedônia, nos limites com a Trácia, que tomou o nome de Filipe II, pai de Alexandre Magno.

Foi a primeira comunidade cristã fundada por Paulo em solo europeu

A composição étnica da comunidade cristã era principalmente de ex-pagãos, enquanto os provenientes do judaísmo eram minoria.

O cristianismo fora levado aos filipenses pelo próprio São Paulo: era a primeira comunidade por ele fundada em solo europeu.

A mais querida por São Paulo

Talvez por isso a comunidade dos filipenses esteve sempre mais perto do seu coração, como mostram as várias expressões da carta que São Paulo lhes escreveu da prisão romana, ou com maior probabilidade de uma prisão de Éfeso.

Por lá passou  Santo Inácio de Anatioquia acorrentado

Policarpo já havia nomeado santo Inácio de Antioquia que tinha se apresentado aos Filipenses acorrentado durante a sua marcha de transferência para Roma, onde, segundo o seu desejo, tornar-se-ia o trigo de Cristo, triturado pelos dentes das feras.

Sofreram o martírio provavelmente entre os anos 107 e 118, em Filipos, na Macedônia. A comunidade de Filipos foi fundada por São Paulo; surgiu como a primeira comunidade cristã em solo europeu.

São Rufo e São Zózimo, rogai por nós!

Oração – Senhor, pelos méritos de São Rufo e São Zózimo, nós vos pedimos a graça do entendimento de que nessa vida somos peregrinos rumo ao céu e que saibamos, em todas as nossas atividades, viver na humildade, simplicidade e caridade, segundo os ensinamentos do Vosso Filho Jesus. Amém.

Zózimo: Significad “Guerreiro Abnegado”. Romano que abrigou os cristãos em tavernas.

 

Com São Malaquias, profeta, que, depois do desterro de Babilônia, anunciou o grande dia do Senhor e a sua vinda ao templo e também a oblação pura que sempre e em toda a parte se havia de oferecer ao seu nome.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 18

2. Na África setentrional, os santos mártires de Nanfamão, Migínio, Sanámis e Lucita, segundo o testemunho do pagão Máximo de Madaura numa carta a Santo Agostinho, o povo cristão tinha grande veneração. († data inc.)

3. Em Tours, França, São Gaciano, seu primeiro bispo, († s. III.)

4. Em Killaloe, na Irlanda, São Flanánio, bispo. († s. VII)

5. No mosteiro de Heidenheim, Alemanha, São Vinebaldo, abade, que, sendo de origem inglesa, com seu irmão São Vilibaldo seguiu São Bonifácio e o ajudou na evangelização dos povos germânicos. († 761)

6. Em Gò-Voi, Vietnam, santos Paulo Nguyen Van My, Pedro Truong Van Duong e Pedro Vu Van Truat, exímios catequistas e firmes na fé, († 1838)

7. Em Borgaro, Itália, a Beata Nemésia (Júlia Valle), virgem, († 1916)

8. Em Sariego, Espanha, os beatos Eugénio Cernuda Ferrero e Miguel Sanroman Fernández, presbíteros e mártires, († 1936)