Santos Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Só há três anjos cujos nomes próprios as Escrituras Sagradas nos dão a conhecer.

Quem é como Deus?

Miguel é o grande capitão do exército celeste. Seu nome Mi-cha-el, significa quem é igual a Deus?

Quando Lúcifer, cego pelo orgulho, quis igualar-se ao Altíssimo, Miguel exclamou com voz trovejante: “Quem é igual a Deus?” e acompanhado pelos anjos fiéis, precipitou do alto dos céus a tropa rebelde dos apóstatas.

Com isso, tornou-se o generalíssimo do incontável exército dos santos anjos. Além disso, lê-se, nos profetas, que era o protetor do povo de Israel; Fora isso, agora o é da Igreja.

Deus forte – na presença de Deus

Gabriel é o arcanjo, sempre enviado para anunciar grandes coisas, como ir à humilde casa de Nazaré anunciar à Virgem Maria a maior de todas as coisas, isto é, comunicar que, sem deixar de ser virgem, daria à luz ao Filho do Altíssimo,

Significa “Deus é forte” ou “aquele que está na presença de Deus”. Com esse sentido aparece, no assim chamado evangelho da infância, como mensageiro da Boa Nova do Reino de Deus, que já está presente na pessoa de Jesus de Nazaré, nascido de Maria.

Ave, cheia de Graça, o Senhor é convosco

É ele quem anuncia o nascimento de João Batista e de Jesus. Portanto, anuncia o surgimento de uma nova era, um tempo de esperança e de salvação para todos os homens.

Sobretudo é ele quem, pela primeira vez, profere aquelas palavras que todas as gerações hão de repetir para saudar e louvar a Virgem de Nazaré: “Ave, cheia de graça. O Senhor é convosco”.

Companheiro de viagem, guia e protetor

Rafael– que quer dizer  “Deus cura”. Foi o companheiro de viagem de Tobias. Por esse motivo, é conhecido como o anjo benfazejo que acompanha o jovem Tobias desde Nínive até à Média; além disso, o defende dos perigos e patrocina o seu casamento com Sara.

É ele quem tira da cegueira o velho Tobias, ou seja, aquele que cura, que expulsa os demônios.

É o arcanjo companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades.

Servindo a Deus dia e noite O glorificam

Celebram-se juntamente os três arcanjos, cujas missões singulares são reveladas na Sagrada Escritura e que, servindo a Deus dia e noite e contemplando o seu rosto, incessantemente O glorificam.

Santos Arcanjos, rogai por nós!

Oração – Ajudai-nos a conhecer, adorar, amar e servir a Deus. Amém

 

 

Com Santas Rípsimes, Gaiana e companheiras, mártires, na Armênia.

 

Martirológio Romano, Secretariado Nacional de Liturgia PT

Set 29

2. Na Bitínia, na hodierna Turquia, Santo Autônomo, bispo e mártir, († c. s. III)

3. Em Alexandria, Egito, os santos Crônides, Leôncio e Serapião, lançados ao mar, († s. III)

4. Em Imlech, Momônia, província da Irlanda, Santo Albeu, bispo, que pregou o Evangelho em muitos lugares desta ilha, († c. 528)

5. Em Anderlecht, Brabante, atualmente na Bélgica, São Guido, sacristão, peregrino, († c.1012)

6. Em Omura, no Japão, os beatos Apolinário Franco e Tomás Zumárraga, presbíteros, e quatro companheiros, mártires, († 1622)

7. Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, na França, o Beato Pedro Sulpício Cristóvão Faverge, irmão e mártir, durante a Revolução Francesa, († 1794)

8. Em Seul, na Coreia, São Francisco Ch’oe Kyong-hwan, mártir, extenuado pela atrocidade dos tormentos, consumou o seu martírio, († 1839)

9. Em Trévi, cidade da Úmbria, região da Itália, Maria Luísa (Gertrudes Prósperi), abadessa, dotada de experiências espirituais extraordinárias, († 1847)

10. Em Ruidellots, Gerona, Espanha, os beatos Emério José (José Plana Rebugent), e Hugo Julião (Julião Delgado Díez), religiosos e mártires, († 1936)

11. Em Manlleu, perto de Barcelona, também na Espanha, o Beato Miguel de Jesus (Jaime Puigferrer Mora), religioso e mártir, († 1936)

12. Em L’viv, na Ucrânia, São João de Dukla, presbítero da Ordem dos Menores, que viveu uma vida oculta e ascética, segundo os costumes dos Observantes, fervorosamente dedicado ao ministério pastoral das almas e à unidade dos cristãos.(† 1484)

13. Em Nagasáki, no Japão, a paixão dos santos mártires Miguel de Aoxaraza, Guilherme Courtet, Vicente Shiwozuka, presbíteros da Ordem dos Pregadores, Lázaro de Kioto e Lourenço de Manila Ruiz, pais de família, que, encarcerados durante mais de um ano por serem cristãos, sofreram o suplício da cruz e depois foram degolados. A sua memória, juntamente com a dos seus companheiros, celebra-se no dia precedente.(† 1636)

14. Em Ossernenon, no território do Canadá, a paixão de São Renato Goupil, mártir, um médico que era colaborador de Santo Isaac Jogues e foi assassinado a golpes de machado por um nativo.(† 1642)

15. Em Gilet, localidade próxima de Valência, na Espanha, o Beato Jaime Mestre Iborra, presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir, que, durante a perseguição religiosa, derramou o seu sangue por Cristo.(† 1936)

16. Em Valência, cidade da Espanha, os beatos mártires Paulo Bori Puig, presbítero, e Vicente Sales Genovês, religioso, ambos da Companhia de Jesus, que travaram o glorioso combate por Cristo.(† 1936)

17. Em Picadero de Paterna, localidade da província de Valência, o Beato Dario Hernández Morató, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que na mesma perseguição religiosa entregou a sua alma a Deus.(† 1936)

18. Em Lérida, também na Espanha, o Beato Francisco de Paula Castelló i Aleu, mártir, que, condenado na mesma perseguição religiosa, enfrentou a morte por Cristo com ânimo sereno e grande fortaleza.(† 1936)

19. Em Madrid, também na Espanha, os beatos José Villanova Tormo, presbítero e Francisco Edreira Mosquera, religioso, ambos da Sociedade Salesiana e mártires, assassinados em ódio à fé cristã na mesma perseguição.(† 1936)

20. Em Milão, na Itália, o Beato Luís Monza, presbítero da diocese de Milão, fundador das Pequenas Apóstolas da Caridade.(† 1954)