Santos André Kim Taegón, Presbítero, Paulo Chóng Hasang e companheiros, Mártires

No início do século XVII, por iniciativa de alguns leigos, entrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia, formando-se uma comunidade forte e fervorosa, sem pastores, quase só conduzida por leigos, até ao ano 1836, durante o qual chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram furtivamente na região.

Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866, surgiram desta comunidade 103 santos mártires, entre os quais três bispos, oito presbíteros e todos os outros leigos: homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças – suportando o suplício, consagraram com o seu precioso sangue os primórdios da Igreja na Coreia.

Santo André Kim e Companheiros, rogai por nós!

Oração – Peço-Vos os dons que me são necessários para minha perseverança na fé. Rogo-Vos também, pelos méritos dos Santos mártires, que eu esteja sempre unido a Cristo Jesus para que, com sabedoria e desassombro, eu leve a Vossa verdade àqueles que me confiaste, Amém

 

Com Beato Francisco de Posadas, Dominicano

 

2. Em Sínada, na Frígia, hoje Cifitkasaba, na Turquia, São Dorimedonte, mártir, († s. III)

3. Em Roma, a comemoração de Santo Eustáquio, mártir, cujo nome é celebrado numa antiga diaconia da cidade, († data inc.)

4. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, os santos mártires Hipácio, e Asiano, bispos, e André, presbítero, lançados como alimento aos cães, († c. 740)

5. Perto da cidade de Arco, no Trentino, região da Itália, o Beato Adelpreto, bispo, espancado até à morte, († c. 1172)

6. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Tomás Johnson, presbítero da Cartuxa desta cidade e mártir, foi o nono dos seus confrades que ali morreu de fome e enfermidade, († 1537)

7. Em Córdova, na Espanha, o Beato Francisco de Posadas, presbítero, insigne pela sua penitência, humildade e caridade, († 1713)

8. Na fortaleza de Son-Tay, no Tonquim, agora no Vietnam, São João Carlos Cornay, presbítero e mártir, esquartejado e finalmente degolado por causa da fé cristã, († 1837)

9. Em Seul, na Coreia, os santos Lourenço Han I-hyong, catequista, e seis companheiros, mártires, enforcados em diversos cárceres, († 1837)

10. Em Puebla, no México, São José Maria de Yermo y Parres, presbítero, Fundador, († 1904)

11. Em Pozoblanco, perto de Córdova, também na Espanha, a Beata Teresa Cejudo Redondo, mãe de família, mártir, assassinada em ódio à vida religiosa, († 1936)

12. Em Sittard, na Holanda, a Beata María Teresa de São José (Anna Maria Tauscher van den Bosch), virgem, fundadora, († 1938)