São Lourenço Ruiz e companheiros, mártires

 

Também conhecido como Lorenzo Ruiz de Manila, nasceu em Binondo, distrito da cidade de Manila, capital do arquipélago filipino e logo abraçou a fé cristã.

Tornou-se o primeiro santo filipino venerado na Igreja Católica Romana;  portanto, é o protomártir das Filipinas.

Paganismo contra a Fé

Em 28 de fevereiro de 1633, o Xogum, Tokagawa Yemitsu – chefe militar supremo da nação – estabeleceu, com um decreto, que todos os fiéis da nova religião, inclusive os estrangeiros, fossem perseguidos e encarcerados na prisão de Omura.

Ora, essa era segunda perseguição, pois a primeira vez que se tomou uma decisão persecutória no Japão, ocorreu entre 1617 e 1632 e ceifou a vida de cerca de duzentos católicos.

Pai de família e missionário

Era casado e pai de família e, apesar disso, uniu-se a um grupo de missionários Dominicanos da Província de Santo Rosário, a qual Província compreende também as Filipinas. Unido com eles, exerceu o seu apostolado em vários países asiáticos, como Taiwan e Japão.

Brutalmente torturados

Lourenço foi vítima das perseguições anticristãs em terras nipônicas, onde foi martirizado em 29 de setembro de 1637.

Como ele, os 15 Companheiros de Lourenço Ruiz, eram todos vinculados, de alguma forma, à Ordem Dominicana, formando um grupo de nove japoneses, quatro espanhóis, um francês e um italiano.

Todos eles foram levados para a colina de Nishizaka, e lá foram torturados através do seguinte método: pendurados pelos pés,  com a cabeça para baixo, num buraco e com o corpo todo atado a pesos.

São Lourenço Ruiz e companheiros mártires, rogai por nós!

Oração – O derramamento do seu sangue foi um admirável ato de culto e de amor a Deus. “Sou católico e sinceramente aceito a morte em nome do Senhor; Se eu tivesse mil vidas, todas as ofereceria a Ele”. Amém

Lourenço significa “natural da cidade de Laurento” ou “habitante de Laurento”. O nome Lourenço tem origem no latim Laurentius, que significa “natural de Laurento”

 

Com São Venceslau – São Venceslau, mártir, duque da Boémia, foi educado pela sua avó Santa Ludmila na sabedoria humana e divina.

Rei rigoroso consigo, mas pacífico na administração do reino e misericordioso para com os pobres; Com essa finalidade, redimiu um grupo inumerável de escravos pagãos que estavam à venda em Praga, para que fossem batizados.

Após enfrentar muitas dificuldades em governar os seus súbditos e formá-los na fé, foi atraiçoado por seu irmão Boleslau e assassinado por alguns sicários na igreja de Stara Boleslav, na Boêmia.

 

 

Santa Eustóquio, virgem, que, com sua mãe Santa Paula, partiu de Roma para ir viver junto do presépio do Senhor e não ficar privada dos conselhos do seu mestre São Jerônimo, onde fundaram dois mosteiros. Eustóquio estudou e tornou-se hábil  hebraísta (foto: com a sua mãe).

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

28

Santos Lourenço Ruiz (de Manila) e quinze companheiros[1]. 

[1] São estes os seus nomes: Domingos Ibáñez de Erquicia, Tiago Kyuhei Gorobioye Tomonaga, Antônio González, Miguel de Aozaraza, Guilherme Courtet, Vicente Shiwozuka, Lucas Alfonso Gorda, Jordão (Jacinto) Ansalone y Tomás Hioji Rokuzayemon Nishi, presbíteros da Ordem dos Pregadores; Francisco Shoyemon, Miguel Kurobioye e Mateus Kohioye, religiosos da mesma Ordem; Madalena de Nagasáki, virgem da Ordem Terceira de Santo Agostinho; Marina de Omura, virgem da Ordem Terceira dos Pregadores; Lázaro de Kyoto, leigo.(† 1633-1637)

3. Em Calidone, na Pisídia, Turquia, os santos Alfeu, Alexandre e Zósimo, mártires, († s. IV)

4. Na laura de Souka, perto de Belém, na Palestina, São Caritão, abade, († c. 350)

5. Em Bolonha, na Emília-Romanha, atual região da Itália, São Zama, considerado o primeiro bispo desta cidade, († c. s. IV)

6. Em Toulouse, na Aquitânia, atualmente na França, Santo Exupério, bispo, como refere São Jerônimo, foi tão rigoroso consigo mesmo como benevolente para com os outros, († d. 411)

7. Em Belém da Judeia, a comemoração de Santa Eustóquio, virgem, com sua mãe Santa Paula, partiu de Roma para ir viver junto do presépio do Senhor e não ficar privada dos conselhos do seu mestre São Jerônimo, († c. 419)

8. Em Genebra, no território dos Helvécios, na atual Suíça, São Salônio, bispo, explicou em sentido místico a Sagrada Escritura, († d. 450)

9. Em Riez, na Provença, região da Gália, na atual França, São Fausto, bispo, mandado para o exílio pelo rei Eurico, por ter escrito, contra o arianismo, sobre o Verbo Encarnado e o Espírito Santo consubstancial ao Pai e eterno com o Filho, († d. 485)

10. Em Lião, na Gália, também na atual França, Santo Anemundo, bispo e mártir, († c. 658)

11. Em Salzburgo, na Baviera, na hodierna Áustria, os santos Cunialdo e Gisilário, presbíteros, colaboradores do bispo São Ruperto, († s. VIII)

12. Perto de Mogúncia, na Renânia da Austrásia, atualmente na Alemanha, Santa Léoba, virgem, chamada da Inglaterra para a Germânia por São Bonifácio, seu parente, foi nomeada abadessa do mosteiro de Tauberbischoffsheim, († c. 782)

13. Em Pavia, na Lombardia, região da Itália, o Beato Bernardino de Feltre (Martinho Tomitano), presbítero, como homem de paz, foi chamado pelo papa Sisto IV para conciliar discórdias civis, (†1494)

14. Em Madrid, na Espanha, São Simão de Rojas, presbítero, adjudicado à corte da rainha da Espanha, nunca aceitou cargo nem retribuição, (†1624)

15. Em Nagasáki, no Japão, os beatos João Shozaburo, catequista, Mâncio Ichizayemon, Miguel Taiemon Kinoshi, Lourenço Hachizo, Pedro Terai Kuhioye e Tomás Terai Kahioye, mártires, degolados, (†1630)

16. Em San Feliú de Codines, localidade da Catalunha, na Espanha, o Beato Francisco Xavier Ponsa Casallarch, religiosos e mártir, (†1936)

17. Em Benillup, povoação da província de Alicante, também na Espanha, a Beata Amália Abad Casasempere, mártir, mãe de família, (†1936)

18. Em Valência, também na Espanha, o Beato José Tarrats Comaposada, religioso da Companhia de Jesus e mártir, (†1936)

19. Em Moiá, perto de Barcelona, também na Espanha, os beatos mártires Joaquim de São José (José Casas Juliá), religioso e José Casas Rós, seminarista, († 1936)

20. Em Karadzar, Karaganda, no Cazaquistão, o Beato Nicetas Budka, bispo, o primeiro a exercer o ministério episcopal no Canadá foi deportado para um campo de concentração, onde suportou por amor de Cristo todas as adversidades e perseverou firmemente na fé até a morte, (†1949)