Santo Tomás de Aquino, Religioso, Doutor da Igreja

4 Domingo do Tempo Comum

Leituras do Dia
1ª Leitura – Dt 18,15-20
Salmo – Sl 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8)
2ª Leitura – 1Cor 7,32-35
Evangelho – Mc 1,21-28

 

Um dos maiores Santos da História

Um dos maiores Santos da História, autor da Suma Teológica.

Nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campânia, da família feudal italiana dos condes de Aquino.

Com laços de sangue com as famílias reais da Itália, França, Sicília e Alemanha

Possuía laços de sangue com as famílias reais da Itália, França, Sicília e Alemanha, esta ligada à casa de Aragão.

Foi preso pelos irmãos para impedir sua vocação

Seus irmãos chegaram a trancá-lo num castelo por um ano, para tentar mantê-lo afastado dos conventos, mas sua mãe acabou por libertá-lo e, finalmente, Tomás pôde se entregar à religião; pertenceu à Ordem dos padres dominicanos.

Mestre dos teólogos até aos dias de hoje

Costuma ser indicado como o maior teólogo da Idade Média, como também, mestre dos teólogos até aos dias de hoje. Declarado “Doutor da Igreja”, em 1567, e Padroeiro das Universidades, Academias e Colégios católicos, em 1880.

Era rico, nobre e cerceado em seu desenvolvimento pela família

Foi de fato um gênio, que poderia ter-se perdido, não fora ter-se libertado das atrações mundanas da sua classe, pois era rico, nobre e cerceado em seu desenvolvimento pela própria família.

Suma Teológica, verdadeira síntese do passado e intuição do futuro

Foi em Paris – o maior centro de estudos teológicos do seu tempo – que ele pôde compor a sua gigantesca obra a Suma Teológica, verdadeira síntese do passado e intuição do futuro. Até hoje, essa obra não encontrou similar, nem em matéria de Filosofia nem em matéria de Teologia.

Conselheiro de Papas e Reis

Tornou conselheiro dos Papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do Rei São Luiz da França. Foi para Colônia e Paris estudar com o grande Santo e Doutor da Igreja, Alberto Magno. Por sua mansidão e silêncio foi apelidado de “boi mudo”, por ser também, gordo, contemplativo e muito devoto.

Modelo de todos os que buscam a Deus, vivendo segundo o plano divino

Por vezes, esquecemos, atrás do sábio, a grandeza do Santo. E São Tomás soube desapegar-se das grandezas do mundo, para revelar o amor mais profundo à oração e à contemplação. Tornou-se, assim, o modelo de todos os que buscam a Deus, vivendo segundo o plano divino.

São Tomás de Aquino, rogai por nós!

Oração –  Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência, derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade. e graça abundante para falar. Meu Deus, semeai em mim a semente da vossa bondade

Tomás tem origem no aramaico ta’oma’, que significa literalmente “gêmeo”. Equivale em significado ao nome Dídimo

 

Com Santos Águeda Lin Zhao, virgem, Jerónimo Lu Tingmei e Lourenço Wang Bing, mártires, catequistas na China.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Jan 28

Memória de São Tomás de Aquino, presbítero da Ordem dos Pregadores e doutor da Igreja, que, dotado de grandes dons intelectuais, comunicou aos outros, por meio do ensino oral e escrito, a sua extraordinária sabedoria. Chamado pelo beato papa Gregório X para participar no Concílio Ecumênico de Lião II, morreu durante a viagem no mosteiro de Fossanova, no Lácio, no dia 7 de Março. Alguns anos depois o seu corpo foi trasladado para Tolouse.(† 1274)

2. No mosteiro de Réomé, perto de Langres, na Nêustria, atualmente na França, São João, presbítero, homem de Deus, que reuniu numerosos monges sob a Regra de São Macário.(† c. 554)

3. Comemoração de São Tiago, eremita na Palestina, que passou muito tempo num sepulcro por penitência.(† s. VI)

4. Em Cuenca, na atual Castela-la-Mancha, Espanha, São Julião, bispo, que ilustrou a Igreja como segundo prelado desta cidade depois de recuperada aos Mouros, pondo ao dispor dos pobres os bens da Igreja e adquirindo o seu sustento quotidiano com o trabalho das próprias mãos.(† c. 1207)

5. No mosteiro de São Frediano, próximo de Pisa, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o beato Bartolomeu Aiutamicristo, religioso da Ordem Camaldulense.(† 1224)

6. Em Plévin, na Bretanha, região da França, o beato Julião Maunoir, presbítero da Companhia de Jesus, que, durante quarenta e dois anos, se dedicou totalmente às missões populares, tanto nas aldeias como nas cidades.(† 1683)

7. Em Maokou, cidade da região de Guizhou, na China, os santos Águeda Lin Zhao, virgem, Jerônimo Lu Tingmei e Lourenço Wang Bing, mártires, que, sendo catequistas, no tempo do imperador Wenzongxian foram denunciados como cristãos e por isso degolados.(† 1858)

8. Em Daijiahuang, cidade da província meridional de Shandong, na China, São José Freinademetz, presbítero da Sociedade do Verbo Divino, que trabalhou incansavelmente na ação evangelizadora desta região.(† 1908)

9. Em Picassent, cidade da região de Valência, na Espanha, a beata Maria Luísa Montesinos Orduña, virgem e mártir, que, durante a perseguição contra a fé, pelo martírio se tornou participante na vitória de Cristo.(† 1937)

10. No campo de concentração da cidade de Kharsk, perto de Tomsk, na Sibéria, região da Rússia, a beata Olímpia (Olga Bidà), virgem da Congregação das Irmãs de São José e mártir, que, no regime de perseguição contra a fé, suportou todas as adversidades por amor de Cristo.(† 1952)