Santo Inácio de Antioquia, Bispo, Mártir

Discípulo do Apóstolo e Evangelista São João

De origem pagã se converteu em idade avançada. Foi discípulo do Apóstolo São João e segundo sucessor de São Pedro no governo da Igreja de Antioquia.

Pesquisadores indicam que conheceu pessoalmente os Apóstolos Pedro e Paulo.

Coração ardente (o nome Inácio deriva de ignis = fogo ), ele é lembrado sobretudo pelas expressões de intenso amor a Cristo.

Teófalo – o que traz Deus

A cidade de Antioquia, na Síria, terceira em ordem de grandeza do vasto Império Romano, teve como primeiro Bispo o Apóstolo Pedro, ao qual sucederam Evódio.

E em seguida Inácio, o Teófolo — o que traz Deus –, como ele mesmo gostava de ser chamado.

Preso e acorrentado

Por volta do ano 110, foi preso vítima da perseguição de Trajano e conduzido a Roma, acorrentado, onde consumou o seu glorioso martírio.

A ferocidade dos guardas era semelhante a do leopardo

Durante a viagem, experimentou a ferocidade dos guardas, semelhante à dos leopardos, o que não impediu de escrever sete cartas, dirigidas a várias Igrejas e a São Policarpo.

Nelas exorta os irmãos a servir a Deus em união com os Bispos e a não impedirem que ele fosse imolado como vítima por Cristo.

Suas cartas são os fundamentos da igreja primitiva

Tais cartas constituem preciosos documentos sobre a Igreja primitiva, seus fundamentos teológicos e sua constituição hierárquica.

As suas palavras inflamadas de amor a Cristo e à Igreja ficaram na lembrança de todas as gerações futuras:

“Deixem-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me pão puro de Cristo.”

Onde está o Bispo, ai está a comunidade

“Onde está o Bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja Católica”, escreveu na carta ao então jovem Bispo de Esmirna, São Policarpo.

Os cristãos de Antioquia veneravam, desde a antiguidade, o seu sepulcro nas portas da cidade e já no século IV celebravam a sua memória a 17 de outubro, dia adotado agora também pelo novo calendário.

Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós!

Oração – Deus, nosso Pai, animados pelo exemplo de fé e de confiança em Vós de Santo Inácio de Antioquia, sejamos fortalecidos pela Vossa graça e assim testemunhemos com nossa vida o Evangelho do Deus vivo e verdadeiro. Amém.

Inácio:Significa “filho”, ou “ardente”, “o que é como o fogo”. É uma nome de origem incerta, que possivelmente surgiu através do grego Ignátios

 

 

Com Santo Oseias, Profeta, que, não só com palavras mas com a própria vida, anunciou ao infiel povo de Israel o Senhor como Esposo sempre fiel e de infinita misericórdia.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

17/10

2. Comemoração de Santo Oseias, profeta, que, não só com palavras mas com a própria vida, anunciou ao infiel povo de Israel o Senhor como Esposo sempre fiel e de infinita misericórdia.

3. Comemoração dos santos Rufo e Zósimo, mártires, que São Policarpo refere como companheiros de martírio de Santo Inácio, quando escreve aos Filipenses: «Participaram na paixão do Senhor, não amaram a vida presente, mas Aquele que morreu e ressuscitou por eles e por todos», († 107)

4. Na África Proconsular, na hodierna Tunísia, os santos Mártires Volitanos, que Santo Agostinho celebrou num sermão, († c. s. III)

5. Em Licópolis, no Egipto, São João, eremita, que, entre os outros sinais das suas virtudes, foi insigne pelo seu espírito profético, († s. IV)

6. Em Agen, na Aquitânia, atualmente na França, São Dulcídio, bispo, que defendeu ardorosamente a fé católica contra a heresia ariana, († s. V in.)

7. Em Orange, na Provença, região da Gália, também na atual França, São Florêncio, bispo, († c. 524)

8. Em Toulouse, também na Gália, hoje na França, o dia natal do Beato Gilberto, abade de Cister, natural da Inglaterra, homem de eminente sabedoria, que defendeu São Tomás Becket no seu exílio, († 1167)

9. Em Binasco, na Lombardia, região da Itália, o Beato Baltasar Ravaschiéri de Chiavári, presbítero da Ordem dos Frades Menores, († 1492)

10. Em Wrexham, País de Gales, São Ricardo Gwyn, mártir, pai de família e mestre-escola, professou a fé católica e, encarcerado sob a acusação de convencer outras pessoas a dar o mesmo passo, depois de muitas torturas, sempre firme na sua fé, foi enforcado e esquartejado ainda vivo, († 1584)

11. Em Roma, o Beato Pedro da Natividade de Santa Maria (Pedro Casáni), presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes das Escolas Pias, que utilizou os seus dons da natureza e da graça na formação das crianças, sentindo a maior alegria em servir a Deus nos pequeninos, († 1647)

12. Em Paray-le-Monial,  Autun, na França, o passamento de Santa Margarida Maria Alacoque, virgem, cuja memória foi celebrada ontem, († 1690)

13. Na região de Laval, também na França, o Beato Tiago Burin, presbítero e mártir, que, durante a Revolução Francesa, exerceu clandestinamente o seu ministério pastoral com muitas precauções, fugindo de casa em casa para evitar a multidão dos perseguidores, e finalmente foi fuzilado quando tinha o cálice em suas mãos, († 1794)

14. Em Valenciennes, também na França, as beatas Maria Natália de São Luís (Maria Luísa Josefa Vanot) e quatro companheiras, virgens da Ordem das Ursulinas e mártires, que, durante a Revolução Francesa, em ódio à fé católica, foram condenadas à morte e subiram ao patíbulo recitando o salmo «Miserere», († 1794)

15. Em Hué, no Anam, hoje no Vietnam, Santo Isidoro Gagelin, presbítero da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris e mártir, que, pela sua fé em Cristo, foi estrangulado no tempo do imperador Minh Mang, († 1833)

16. Em Suna, junto ao Lago Maggiore, na Itália, o Beato Contardo Ferrini, que, dedicado à educação da juventude, superou as ciências humanas com o exemplo da sua fé e de vida cristã, († 1902)

17. Em Ciudad Real, na Espanha, o Beato Fiel Fuídio Rodríguez, religioso da Companhia de Maria e mártir, que, durante a perseguição contra a fé, foi fuzilado e descansou no Senhor, († 1936)

18. Em La Nucia, localidade próxima de Alicante, também na Espanha, o Beato Raimundo Estêvão Bou Pascual, presbítero e mártir, que, durante a mesma perseguição, como discípulo fiel mereceu a salvação no sangue de Cristo, († 1936)

19. Em Algemesi, na região de Valência, também na Espanha, a Beata Tarsila Córdoba Belda, mártir, que, sendo mãe de família, durante a mesma perseguição foi recebida na glória do Senhor, († 1936)

20. Em Tembleque, perto de Toledo, também na Espanha, Perfeito Carrascosa Santos, presbítero da Ordem dos Frades Menores e mártir, que foi assassinado durante a mesma perseguição contra a fé e o sacerdócio, († 1936)