Transfiguração do Senhor

A festa da “Transfiguração do Senhor” acontece no mundo cristão desde o século V. Ela nos convida a dirigir o olhar para o rosto do Filho de Deus, como o fizeram os apóstolos Pedro, Tiago e João, que viram a Sua transfiguração no alto do monte Tabor, localizado no coração da Galiléia. O episódio bíblico é relatado distintamente pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

Somente em 1457, esta celebração se estendeu para toda a cristandade, por determinação do Papa Calisto III, que quis enaltecer a vitória, do ano anterior, das tropas cristãs sobre os turcos muçulmanos que ameaçavam a liberdade na Europa.

O Papa João Paulo II, quando nesta solenidade em 2002, nos lembrou que: “O rosto de Cristo é um rosto de luz que rasga a obscuridade da morte: é anúncio e penhor da nossa glória, porque é o rosto do Crucificado Ressuscitado, o único Redentor da humanidade, que continua a resplandecer sobre nós (cf. Sl 67, 3)”.

 

Com Papa Santo Hormisda – Pertencente a rica e honrada família foi diácono viúvo, Papa e seu filho também se tornou Papa santo sob o nome de Silvério.

Eleito em 514.

A ele pertence a honra de ter acabado com o cisma de Acácio — afirma que em Jesus Cristo existe uma única natureza unida — mediante a confissão de fé que leva seu nome: “A Fórmula do Hormisdas”. Este documento, chamado ainda pelo Concílio Vaticano I, é uma das provas mais contundentes da autoridade que se atribuía ao Papa nos seis primeiros séculos.

Como bom promotor da paz, conseguiu que no Ocidente fossem respeitados pelos novos povos os direitos da Igreja.

Hormisda encarregou a Dionísio, o Pequeno, astrônomo e abade de um monastério romano, de estabelecer como o primeiro ano da Era Cristã aquele do nascimento de Jesus.

Morreu a 6 de Agosto de 523.

No mesmo ano de sua morte, teve ainda a consolação de ver cessar a perseguição das Igrejas da África e os bispos africanos, relegados à Sardenha, voltarem livremente às suas dioceses sob o novo rei Hilderico.

 

Santo Hormisda, rogai por nós!

Oração – Senhor, Concede sempre aos Papas: fortaleza nas dificuldades, suficiente luz nas incertezas, conforto nas horas de solidão. Amém

Do latim Hormisda, transliteração de um antropônimo persa

 

Com Justo e Pastor, mártires, que, ainda crianças.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

6/8

2. Em Roma, junto à Via Ápia, no cemitério de Calisto, a paixão de São Sisto II, papa, e seus companheiros, cuja memória se celebra amanhã.(† 258)

3. Em Alcalá de Henares, na Hispânia Cartaginense, hoje na Espanha, os santos irmãos Justo e Pastor, mártires, que, ainda crianças, deixando na escola as tabelas de escritura, correram espontaneamente ao encontro do martírio, onde o governador ordenou que fossem presos e fustigados; e encorajando-se um ao outro com recíprocas exortações, foram degolados com a espada, dando a vida por Cristo.(† 304)

4. Em Roma, junto de São Pedro, o sepultamento de Santo Hormisdas, papa, que, como bom promotor da paz, conseguiu que no Oriente fosse resolvido o cisma de Acácio e no Ocidente fossem respeitados pelos novos povos os direitos da Igreja.(† 523)

5. Em Savona, na Ligúria, região da Itália, o Beato Octaviano, bispo e irmão do papa Calisto II, que, tanto no claustro como na cátedra episcopal, resplandeceu no serviço de Deus e dos irmãos.(† 1132)

6. Luxemburgo, o Beato Gecelino, eremita, que viveu num bosque, sem teto nem roupa, confiado em Deus que faz cair a neve como lã.(† c. 1138)

7. Em Bolonha, na Emília-Romanha, Itália, o dia natal de São Domingos de Gusmão, presbítero, cuja memória se celebra no dia oito deste mês.(† 1221)

8. Em Montevidéu, no Uruguai, a Beata Maria Francisca de Jesus (Ana Maria Rubatto), virgem, que, em Loano, cidade próxima de Savona, na Itália, fundou o Instituto das Irmãs Terciárias Capuchinhas e, partindo para a América Latina, se dedicou totalmente ao serviço dos pobres.(† 1904)

9. Perto de Gândia, no território de Valença, na Espanha, o Beato Carlos López Vidal, mártir, que, durante a perseguição contra a fé, alcançou a glória celeste.(† 1936)

10. Em Roda-Holot, na Catalunha, também na Espanha, o Beato Adolfo Jaime (Antônio Serra Hortal), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir, que, no tempo da perseguição, mereceu passar à felicidade eterna.(† 1936)

11. Em Talavera de la Reina, próximo de Toledo, também na Espanha, o Beato Saturnino Ortega Montealegre, presbítero da diocese de Toledo e mártir, que, durante a mesma perseguição contra a fé cristã, derramou o seu sangue por Cristo.(† 1936)

12. Perto de Munique, Baviera, Alemanha, o Beato Tadeu Dulny, mártir, que, durante a ocupação militar da Polônia, por causa da sua fé em Cristo foi deportado para o campo de concentração de Dachau e, depois de terríveis suplícios, partiu deste mundo para a glória celeste.(† 1942)