Santo Homobono, Comerciante

Nasceu em Cremona, na Itália, filho de um modesto alfaiate e comerciante de tecidos.

Era tudo para todos

Os pobres, os desvalidos, os esquecidos e marginalizados encontravam nele o amparo necessário, de todos se fez amigo e deles recebeu o título de “Pai dos Pobres”.

Era tudo para todos, levava alegria aos tristes, consolo aos desanimados, amparo aos necessitados, e esperança aos esquecidos e marginalizados.

Antes do expediente, logo pela manhã fazia suas matinas; assistia a Santa Missa e aí sim abria o comércio com grande alegria.

Sem a benção de Deus nada se faz

Sempre repetia que: “Sem a benção de Deus nada se faz”, para ele era essa a maior expressão de verdade.

Toda a Itália sofreu com o caos econômico, o dinheiro perdera seu valor, todos sentiram os terríveis efeitos da crise, os pobres ainda mais, e era na porta da sua casa que uma multidão se aglomerava em busca do pão.

O milagre das prateleiras cheias

Num determinado dia, distribuiu todos os pães, e tudo o que tinha na dispensa. Sem reservar nada para os seus.
A noite sua esposa dirigiu-se a dispensa para se certificar do estrago que o marido fizera e pensando encontrar as prateleiras vazias, assiste estupefata o milagre da multiplicação.

Tudo que possuíam antes continuava lá, e ainda em maior quantidade.

Deus era a única razão de sua existência

Tocada pela graça, ela implora o perdão do marido e de Deus, desde aquela data não só aceitou a generosidade de Homobono, como também o incentivava a fazer mais caridade.

No dia 13 de novembro de 1197, estando com sua esposa assistindo a Santa Missa é acometido de um mal súbito, e ali une-se Aquele que era a razão de sua existência.

Morreu o pai dos pobres

Ecoaram os gritos e soluços pelas ruas e praças de Cremona “Morreu o Pai dos Pobres”. Milhares de pessoas vieram ao seu funeral para manifestar gratidão e reconhecimento.

Seu sepultamento foi grandioso e todo o povo, em lágrimas, despedia-se do Santo “Homem Bom”!

Patrono dos alfaiates, costureiras, e dos comerciantes de tecidos”.

Santo Homobono, rogai por nós!

Oração – Santo Homobono, de ti aprendemos que a esmola dada ao pobre não consome a fortuna. Ajudai-nos e sermos caridosos. Amém

Homobono, que significa “Homem Bom”

 

 

Com São Nicolau I, Papa, que se distinguiu pela sua energia apostólica em confirmar a autoridade do Romano Pontífice em toda a Igreja de Deus.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/13

1. Em Cesareia da Palestina, a paixão dos santos mártires Antonino, Nicéforo, Zebina, Germano e Mánata, virgem que depois de açoitada, foi queimada viva; os outros, foram decapitados. († 308)

2. Em Aix-en-Provence, França, São Mítrio, escravo, († s. IV)

3. Em Tours, França, São Brício, bispo, discípulo de São Martinho, († 444)

4. Na África Proconsular, santos mártires Arcádio, Pascásio, Probo e Eutiquiano, proscritos, exilados e com atrozes suplícios e assassinados. Com o pequeno Paulilo, irmão de Pascásio e de Eutiquiano, açoitado longamente e condenado à mais vil escravidão. († 473)

5. Em Vienne, França, São Leoniano, abade, († c. 518)

6. Em Arvena, França, São Quinciano, bispo, († c. 525)

7. Em Città di Castello, Itália, santos Florêncio, bispo, de cuja doutrina fiel e vida santa dá testemunho o papa São Gregório Magno, e de Santo Amâncio, seu presbítero, († s. VI)

8. Em Rodez, França, São Dalmácio, bispo, cuja caridade para com os pobres é louvada por São Gregório de Tours. († c. 580)

9. No vale de Suze, Suíça, Santo Himério, eremita, († c. 612)

10. Em Toledo, Espanha, Santo Eugênio, bispo, se dedicou ao ordenamento da sagrada liturgia. († c. 657)

11. Na região de Cambrai, França, Santa Maxelendes, virgem e mártir, recusando o homem a quem seus pais a tinham prometido, foi por ele morta ao fio da espada. († 670)

12. Em Roma, junto de São Pedro, São Nicolau I, papa, que se distinguiu pela sua energia apostólica em confirmar a autoridade do Romano Pontífice em toda a Igreja de Deus. († c. 867)

13. No mosteiro de La Réole, França, o passamento de Santo Abão, abade de Fleury, admiravelmente instruído na Sagrada Escritura e nas letras humanas, trespassado por uma lança. († 1004)

14. Em Ivrea, Itália, a comemoração do Beato Varmundo, bispo, († c. 1010/1014)

15. Em Cremona, Itália, Santo Homobono, comerciante se tornou memorável pela sua caridade, por acolher e educar as crianças abandonadas e fomentar a paz († 1197)

16. Em Roma, Santa Agostinha Pietrantóni (Lívia Pietrantóni), virgem, apunhalada por um enfermo († 1894)

17. Em Simat de Valldigna, Espanha, o Beato João Gonga Martínez, mártir, († 1936)

18. Em Portichol de Tavernes, Espanha, a Beata Maria do Patrocínio de São João (Maria Cinta Assunção Giner Gomis), virgem e mártir, († 1936)

19. Em Halle an der Saale, Alemanha, o Beato Carlos Lampert, presbítero e mártir, decapitado († 1944)