Inocente, puro e culto
Evaristo manifestou desde a mais tenra infância boas disposições pela virtude e pelas letras, fato que seu pai observou e cuidou de cultivar com dedicação.
Assim foi progredindo Evaristo nas ciências, de forma que tornou-se pessoa de excelentes talentos, dentro dos seus puros e inocentes costumes judaicos.
Presbítero conhecido por acender o fervor
Não se sabe as circunstâncias e a época em que se converteu. Era um presbítero conhecido por acender o fervor e devoção no coração dos seus fiéis, pelos seus exemplos de virtude e caridade cristã.
Papa em tempo calamitoso
Sucedeu a São Clemente no trono pontifício, num calamitoso tempo em que a chama da heresia tentava debelar-se em território sagrado. O espírito das trevas valia-se de todos os artifícios para derramar o veneno de seus erros, particularmente, entre os fiéis de Roma
Sábio administrador
Além da luta contra a heresia, empenhou-se também no aperfeiçoamento da disciplina eclesiástica, por meio de prudentíssimas regras e decretos. Foi por sua determinação que Roma foi dividida em paróquias.
O número de fiéis crescia palpavelmente
O trabalho apostólico de Santo Evaristo continuava com vigor, de forma que o número de fiéis crescia palpavelmente, para insatisfação dos inimigos de Cristo. A vinha do Senhor era regada com o sangue dos Mártires, ostentando-se cada vez mais florida e fecunda
A forma mais diabólica era ferir o pastor
Após arquitetarem diversas artimanhas, para pôr termo ao crescimento da religião de Cristo, decidiram que o meio mais eficaz para dispersar o rebanho, seria ferir o pastor. E assim foi feito! Imobilizaram-no com cadeias e levaram-no ao cárcere para ser julgado.
Os magistrados ficaram atônitos com tanto valor
Conduzido ao tribunal, demonstrou tanta alegria ao receber sentença de morte por amor a Jesus Cristo, que os magistrados ficaram atônitos, não conseguindo compreender como cabia tanto valor e tanta constância em um pobre velho.
Foi condenado à morte no dia 26 de outubro do ano 107.
Quinto Papa a ser martirizado
É o quinto Papa da Igreja Católica a receber, como seus predecessores, a coroa do Martírio. Foi em Roma, numa época em que as perseguições contra a Santa Igreja de Deus eram implacáveis.
Tempos muito aflitivos para os cristãos que pagavam com a própria vida sua recusa em abjurar a fé.
Santo Evaristo, rogai por nós!
Oração – Ó Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, pela sua intercessão, sejamos sempre fiéis ao papa e aos bispos a ele unidos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Evaristo: Significa ótimo e indica uma pessoa movida por um grande desejo de transformar tudo para melhor, na sua vida e nas condições da sua comunidade
Com São Frumêncio, Bispo, Apóstolo da Etiópia tendo sido sagrado Bispo, por santo Atanásio.
Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia
27/10
3. Perto de Esmirna, Ásia, Turquia, São Traseias ou Tráseas, bispo de Euménia da Frígia e mártir, († c. 170/180)
4. Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, São Namácio, bispo, que construiu a igreja catedral, c. 460)
5. Em Nápoles, na Campânia, Itália, sepultamento de São Gaudioso, bispo, segundo a tradição, por causa da perseguição dos Vândalos passou de Abitene à Campânia e terminou santamente os seus dias na paz de um mosteiro, († s. V/VI)
6. Em Iona, ilha da Escócia, Santo Oterano, monge, que foi um dos primeiros discípulos de São Columba, († s. VI)
7. Em Vicenza, Venécia, Véneto, Itália, a comemoração do Beato Bartolomeu da Breganza, bispo, da Ordem dos Pregadores, que fundou nesta cidade a Milícia de Jesus Cristo para defender a fé católica e a liberdade da Igreja, († 1270)
8. Em Paterna, no território de Valência, na Espanha, o Beato Salvador Mollar Ventura, religioso da Ordem dos Frades Menores e mártir, que, durante a perseguição contra a fé, mereceu ser redimido como discípulo fiel no sangue de Cristo, († 1711)