Santo Estanislau, Bispo, Mártir com Santa Gema Galgáni, virgem.

De família pobre e reformador

Nasceu em 1030, em Szczepanowa, Diocese de Cracóvia, Polônia. De família pobre, estudou com os beneditinos de Cracóvia e depois em Liége, Bélgica. De regresso à pátria, exerceu o ministério sacerdotal com zelo e inteligência, fazendo várias reformas pastorais.

Inicialmente apoiado pelo Rei

Aos 42 anos, foi nomeado Bispo de Cracóvia por Alexandre II. A sua nomeação agradou a todos, até mesmo ao Rei Boleslau (1058-1079) que a princípio apoiou as suas iniciativas pastorais. Esta harmonia haveria de se romper, em consequência do desmando e corrupção dos costumes da corte.

Foi morto, então, quando celebrava a eucaristia

O próprio rei tinha conduta leviana, reprovável e escandalosa. Santo Estanislau denunciou-o publicamente e lançou sobre ele a excomunhão. Foi morto, então, quando celebrava a eucaristia na igreja de São Miguel e, segundo consta, pelas próprias mãos de Boleslau.

Era o dia 8 de Maio de 1097. Santo Estanislau não somente é venerado na Polônia, mas também na Europa e nas Américas.

Estanislau significa glória do povo e indica uma pessoa realista ao extremo. Não se ilude com as aparências: procura sempre a verdade que está por trás delas.

 

Santa Gema Galgáni, virgem.

Em Lucca, na Itália, Santa Gema Galgáni, virgem, que, insigne pela contemplação da Paixão do Senhor e pelos sofrimentos pacientemente suportados, aos vinte e cinco anos de idade consumou num Sábado Santo a sua vida angélica.(† 1905)

 

Santo Estanislau e Santa Gema Galgani, rogai por nós!

Oração – Santo Estanislau fazei que nós também não sejamos daqueles que apenas falam, mas não fazem. Amém

 

Com Beata Sancha, virgem, filha do rei Sancho I.

 

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Abril 11

2. Em Pérgamo, na província da Ásia, na atual Turquia, a comemoração de Santo Antipas, que, como testemunha fiel de que fala São João no Apocalipse, sofreu o martírio pelo nome de Jesus.

3. Comemoração de São Filipe, bispo de Gortina, na ilha de Creta, que, no tempo dos imperadores Marco Antonino Vero e Lúcio Aurélio Cômodo, defendeu energicamente a Igreja que lhe foi confiada, tanto do furor dos pagãos como das insídias dos hereges.(† c. 180)

4. Em Spálato, na Dalmácia, hoje Split, na Croácia, São Donião, bispo e mártir, que, segundo a tradição, foi assassinado na perseguição do imperador Diocleciano.(† 299)

5. Junto de Gaza, na Palestina, São Barsanúfio, anacoreta, natural do Egipto, insigne pelos seus dons extraordinários de contemplação e pela integridade da sua vida.(† 540)

6. Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, Santo Isaac, monge, originário da Síria e fundador do mosteiro de Monteluco, cujas virtudes são mencionadas por São Gregório Magno.(† c. 550)

7. Na Calábria, também região da Itália, o Beato Lanuíno, companheiro de São Bruno e seu sucessor, que foi um egrégio intérprete do espírito do fundador na instituição de mosteiros da Ordem Cartusiana.(† 1119)

8. Em Coimbra, cidade de Portugal, a Beata Sancha, virgem, filha do rei Sancho I, que fundou o mosteiro de monjas cisterciense de Celas, onde tomou o hábito religioso. A sua memória celebra-se em Portugal, juntamente com as suas irmãs, as beatas Mafalda e Teresa, no dia 20 de Junho.(† 1229)

9. Em Cúneo, no Piemonte, região da Itália, o Beato Ângelo de Chiavasso (Antônio Carlétti), presbítero da Ordem dos Menores, insígne pela sua doutrina, prudência e caridade.(† 1495)

10. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Jorge Gervase, presbítero da Ordem de São Bento e mártir, aluno do Colégio dos Ingleses de Douai, que, no tempo do reinado de Jaime I, apesar de ter sido preso duas vezes durante o exercício do ministério pastoral na sua pátria, professou sempre com admirável constância a fé católica até ao martírio na forca.(† 1608)

11. Em Lucca, na Itália, Santa Gema Galgáni, virgem, que, insigne pela contemplação da Paixão do Senhor e pelos sofrimentos pacientemente suportados, aos vinte e cinco anos de idade consumou num Sábado Santo a sua vida angélica.(† 1905)

12. Também em Lucca, na Itália, a Beata Helena Guerra, virgem, que fundou a Congregação das Oblatas do Espírito Santo para a formação da juventude feminina e instruiu admiravelmente os fiéis sobre a cooperação do Espírito Santo na economia da salvação.(† 1914)

13. No campo de concentração de Auschwitz, próximo de Cracóvia, na Polônia, o Beato Simproniano Ducki, religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir, que, durante a guerra, preso por causa da sua fidelidade a Cristo, consumou através das torturas o seu martírio.(† 1942)