Santo Elói, Bispo

Primeira sexta-feira:

Leitura da Profecia de Daniel 7,2-14
Salmo responsorial: Dn 3,75-77.78-79.80-81 (R. 59b)
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,29-33

 

Também conhecido com Santo Eligio, é padroeiro dos joalheiros e ourives.

Santo multi-patrono

Santo Elígio é celebrado como protetor dos ferradores, ferreiros, seleiros,  carreteiros, cocheiros, mecânicos e metalúrgicos. Isso porque esse santo, antes de ingressar na vida religiosa, exerceu várias profissões, como escultor, modelista, marceneiro e ourives.

Nasceu, ano de 588, na cidade francesa de Chaptelat, proximidade de Limoges, na França. Seus pais eram de origem franco-italiana e o educaram nos princípios cristãos.

Ourives famoso da época

Seguindo a orientação dos pais, ainda jovem, ingressou na escola de ourives de Limoges, a mais conceituada da Europa da época e respeitada ainda hoje.

Ao se formar mestre da profissão, já era afamado pela competência, integridade e honestidade.

Artífice do trono de ouro real

Em Paris tinha trabalhado como aprendiz junto com o superintendente de confecções de moedas reais. Empenhou-se tanto e com tamanha honestidade que, com o precioso metal (ouro) que lhe foi fornecido para fazer um trono para o rei Clotário II, ele fez dois tronos.

Isso valeu-lhe a promoção de diretor da casa da moeda e ourives do rei. Ainda existem muitas moedas assinadas por Elígio e sabe-se que, em determinada altura, também cunhou moedas em Marselha.

De ourives a Conselheiro do Rei

No tempo de Dagoberto II, filho e sucessor de Clotário II, foi um dos conselheiros mais influentes do rei.

Diz-se que os enviados dos príncipes estrangeiros se avistavam previamente com ele, antes de serem recebidos oficialmente pelo soberano. Era diplomata hábil e por mais de uma vez conseguiu evitar a guerra.

Conselheiro cristão corrigia até o Rei 

Gozava de tanta confiança junto do rei, que não só se permitia fazer-lhe reparos sobre a indumentária descuidada, mas também sobre a sua vida privada que, como se sabe, deixava ainda mais a desejar.

Elói também realizou obras de arte importantes, como o túmulo de são Martinho de Tours, o mausoléu de são Dionísio em Paris, o cálice de Cheles (desaparecido durante a Rev. Fancesa).

Edificou mosteiros e fabricou relicários dos Santos com exímia arte e beleza.

Artista, Construtor, homem  de caridade

Acima de tudo, Elói era um homem religioso, não lhe faltou inspiração para grandes obras beneméritas e na arte de dedicar-se ao próximo, em especial aos pobres e abandonados.

O dinheiro que recebia pelos trabalhos na Corte, usava-o todo para resgatar prisioneiros de guerra, fundar e reconstruir mosteiros masculinos e femininos, igrejas e para contribuir com outras tantas obras para o bem estar espiritual e material dos mais necessitados.

Morto o Rei, tornou-se Sacerdote de Deus

Em 639, morto o rei, demitiu-se de todos os cargos, para entrar na vida eclesiástica, tendo sido ordenado sacerdote por Deodato, Bispo de Mans.

Foi sagrado Bispo em Ruão, no dia 14 de maio de 641, e ocupou desde então a Sé Episcopal de Noyon. Ali existe um sermão escrito por Elói, no qual combate as práticas pagãs do seu tempo.

Faleceu como missionário

Ele é particularmente venerado em Flanders, em Tournai, Contrai au Ghent e Douai. Durante a Idade Média suas relíquias foram objeto de intensa veneração.

Morreu no dia 1º de dezembro de 660, na Holanda, durante uma missão evangelizadora.

Um dos cultos mais antigos da Cristandade

A Igreja o canonizou e autorizou o seu culto, um dos mais antigos da cristandade.

Na arte litúrgica da Igreja, ele é representado como um Bispo com um crucifixo na mão direita e na palma aberta da mão esquerda ele segura uma miniatura de uma igreja em ouro.

Santo Elói, rogai por nós!

Oração – Senhor, por intercessão de Santo Elói, dai-me disponibilidade e empenho para que eu possa proporcionar, com os talentos que me destes, uma vida mais digna aos que me rodeiam. Amém.

Elói: Significa “o escolhido”, “o eleito”. Tem origem no francês Éloi, Éloy, variantes de Elígio, nome que tem origem no latim Eligiu, a partir do radical de eligere, que quer dizer “escolher”, portanto significa “o escolhido, o eleito”.

 

 

Com São Nahum, profeta, que pregou Deus como Aquele que governa o curso dos tempos e julga os povos com justiça.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 01

1. Comemoração de São Nahum, profeta, que pregou Deus como Aquele que governa o curso dos tempos e julga os povos com justiça.

2. Em Milão, Lombardia, Itália, São Castriciano, bispo. († s. III)

3. Em Poitiers, França, Santa Florência, virgem,convertida pelo bispo Santo Hilário († s. IV)

4. Em Fréjus, França, São Leôncio, bispo, († c. 433)

5. Em Le Mans, França, São Donolo, bispo, resplandeceu pelo dom dos milagres. (†581)

6. Em Verdun, França, Santo Agérico, bispo, († 588)

7. Em Noyon, França, Santo Elói, bispo, que, sendo ourives e conselheiro do rei Dagoberto, edificou mosteiros e fabricou relicários dos Santos com exímia arte e beleza; († 660)

8. Em Cotignola, Itália, o Beato António Bonfadíni, presbítero, que pregou durante longo tempo a palavra de Deus em muitas regiões da Itália e lugares da Terra Santa. († 1482)

9. Em Colchester, na Inglaterra, o Beato João Beche, presbítero e mártir, conduzido ao patíbulo, († 1539)

10. Em Londres, Inglaterra, os santos Edmundo Campion, Rodolfo Sherwin e Alexandre Briant, presbíteros e mártires Santo Edmundo, depois de suportar muitos tormentos, foi morto em Tyburn. († 1581)

11. Em York, Inglaterra, o Beato Ricardo Langley, mártir, enforcado por ter dado hospedagem a sacerdotes. († 1586)

12. Em Lisboa, cidade de Portugal, a Beata Maria Clara do Menino Jesus (Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque), virgem, Fundadora, († 1899)

13. Em Tamanrasset, na Argélia, São Carlos de Foucauld (Carlos de Jesus), presbítero, apóstolo entre os tuaregues, fundador, († 1916)

14. No campo de concentração de Auschwitz, perto de Cracóvia, na Polônia, o Beato Casimiro Sykulski, presbítero e mártir, foi fuzilado. († 1941)

15. Em Dire Dawa, cidade da Etiópia, a Beata Liduína Meneguzzi (Elisa Ângela Meneguzzi), virgem, († 1941)

16. Em Isiro, República Popular do Congo, a Beata Clementina Nengapeta Anuarite, virgem e mártir, resistindo com grande fortaleza à sensualidade do comandante dos soldados, foi morta por ele, († 1964)

17. Em Sassuolo, Itália, a Beata Maria Rosa Pellési (Bruna Pellési), virgem, († 1972)