Santo Áquila e Santa Priscila, discípulos de São Paulo

Moravam em Corinto e eram originários do Ponto. Foram para Corinto quando os hebreus foram expulsos de Roma pelo Imperador Cláudio (41-54).

Paulo encontrou-se com eles e morou com o casal ode fabricavam tendas, durante 18 meses.

Nos Atos dos Apóstolos, (18), está que Áquila e Priscila acompanharam Paulo até Éfeso e ali instruíram os fieis na fé em Jesus Cristo.

Na Epístola aos Romanos (16,3s), São Paulo escreve: “Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, que para salvar minha vida expuseram suas cabeças. Não somente eu lhes devo gratidão, mas também todas as igrejas da gentilidade. Saudai também a Igreja que se reúne em sua casa”.

Nada se sabe sobre a morte dos dois esposos. Há quem identifica Priscila com Prisca, a primeira mulher mártir, decapitada e venerada na igreja homônima do bairro romano do Aventino. Outros, com a Priscila, proprietária das catacumbas na Via Salária. A estas duas era ligada a gens Acilia, que alguns estudiosos intitulam o nome de Áquila.

Santos Áquila e Priscila, rogai por nós!

Oração –  Santo Áquila e Santa Priscila colaboraram na difusão dos ensinamentos de Vosso Filho Jesus. Fazei que também eu seja um sinal vivo do Vosso reino e que seja capaz de testemunhar ao mundo Vossa salvação. Amém

nome Áquila tem origem a partir do latim e significa “águia”
PriscilaSignifica “que pertence a Prisco” ou “da natureza de Prisco”, “familiar de alguém venerável”. O nome Priscila se originou a partir do nome Priscilo, diminutivo de Prisco.

 

Com Beato Eugénio III, papa, que foi dilecto discípulo de São Bernardo e, depois de ter governado o mosteiro dos santos Vicente e Anastásio em Acque Sálvie, foi eleito para a sede de Roma e empenhou-se intensamente para defender das insídias dos infiéis o povo romano e renovar a disciplina eclesiástica.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

8

2. Em Heracleia, na Trácia, hoje Marmara, na Turquia, Santa Glicéria, mártir.(† data inc.)

3. Em Cesareia da Palestina, São Procópio, bispo e mártir, que, no tempo do imperador Diocleciano, conduzido da cidade de Scitópolis a Cesareia, à primeira resposta da sua audácia, foi decapitado pelo juiz Fabiano.(† c. 303)

4. Em Taormina, na Sicília, região da Itália, São Pancrácio, bispo e mártir, que é considerado o primeiro bispo desta Igreja.(† data inc.)

5. Em Toul, na Gália Bélgica, hoje na França, Santo Auspício, bispo.(† s. V)

6. Na Renânia, Alemanha, São Disibodo, eremita, que, reunido com alguns companheiros, fundou um mosteiro junto ao rio Nahe.(† s. VII)

7. Em Bilsen, no Brabante, na atual Bélgica, Santa Landrada, abadessa.(† 690)

8. Em Würzburg, na Austrásia, hoje na Alemanha, São Quiliano, bispo e mártir, natural da Irlanda, que chegou a esta região para pregar o Evangelho e, por observar diligentemente os costumes cristãos, foi cruelmente assassinado, assim alcançando a coroa do martírio.(† s. VII f.)

9. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, a paixão dos santos monges Abramitas, que, no tempo do imperador Teófilo, consumaram o martírio por causa do culto das sagradas imagens.(† s. IX)

10. Em Spina Lambérti, na Emília-Romanha, Itália, o passamento de Santo Adriano III, papa, que procurou com grande diligência a reconciliação da Igreja Constantinopolitana com a Igreja Romana e, atingido por grave enfermidade, morreu santamente quando se dirigia para a Gália.(† 885)

11. Em Tívoli, no Lácio, região da Itália, o passamento do Beato Eugénio III, papa, que foi dileto discípulo de São Bernardo e, depois de ter governado o mosteiro dos santos Vicente e Anastásio em Acque Sálvie, foi eleito para a sede de Roma e empenhou-se intensamente para defender das insídias dos infiéis o povo romano e renovar a disciplina eclesiástica.(† 1153)

12. Em Shimabara, no Japão, o Beato Mâncio Araki, mártir, que, por ter recebido em sua casa o Beato Francisco Pacheco, presbítero, foi metido no cárcere, onde morreu consumido pela tuberculose.(† 1626)

13. Em Rencurel, localidade do Ródano-Alpes, região da França, o Beato Pedro Vigne, presbítero, que se dedicou incansavelmente ao ministério pastoral, na pregação, no ministério de ouvir confissões, em propagar a devoção à Paixão do Senhor e à Santíssima Eucaristia, e fundou a Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento.(† 1740)