Santo Antônio Maria Zacarias, Presbítero, Fundador
Nasceu por volta de 1502 em Cremona e sua mãe ficou viúva aos 18 anos.
Rico, vestia-se com modéstia e escolheu ser médico para ficar mais perto da gente humilde e servir o próximo.
Com 26 anos, fez-se sacerdote e partiu para Milão, onde com a ajuda de Tiago Morigia e Bartolomeu Ferrari, seus amigos, fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, os “Barnabitas”, porque residiam junto à igreja de São Barnabé, em Milão. Seguiam uma Regra e professavam os votos religiosos sem se considerem monges ou frades.
Seu carisma específico era evangelizar e administrar os sacramentos, para promover a reforma do clero e dos leigos.
Paulatinamente, crescia a congregação e, com as constituições revistas por São Carlos Borromeu, em 1537, estabeleceu-se definitivamente.
Com a ajuda de Luísa Torelli, Condessa de Guastalla, surgiu a congregação feminina das Angélicas, para a reforma dos mosteiros femininos.
Santo António Maria Zacarias ajudou na preparação do Concílio de Trento, cuja influência ainda persiste na Igreja de nossos dias.
Foi também promotor da devoção à Eucaristia e da adoração ao Santíssimo Sacramento.
Em Vicência, Zaccaria adoeceu gravemente. Obrigado a voltar pra Cremona, abatido e fraco, encontrou a mãe alarmada, toda banhada em lágrimas. O Santo sorriu, olhou-a muito ternamente: Ah! Doce mãe! exclamou. Não chores mais! Logo tu te alegrarás comigo na glória eterna, onde espero entrar agora!
Morreu em 1539, aos 37 anos