Santo Antônio Maria Claret, Presbítero, Fundador e Beata Eugênia Ravasco, religiosa

Vocação tardia

Quinto filho de onze de um modesto tecelão, nasceu em 1807 em Barcelona e aos 22 anos ingressou no seminário de Vich, e era confundido nas aulas de latim pelos pequenos de 10 a 12 anos.

Trazia no coração a luz do ideal eterno

Trazia no coração a luz do ideal eterno que tinha haurido naquela frase do Evangelho que abriu, também, horizontes infinitos de luz e entusiasmo a S. Francisco Xavier:

“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma?”.

Seu ideal era maior do que os limites paroquiais

Com 28 anos, foi ordenado sacerdote, dedicando-se de corpo e alma ao serviço ministerial na cidade natal. O seu ideal, entretanto, ultrapassava os limites de sua paróquia. Desejava um apostolado mais amplo.

Pensou, então, em se colocar à disposição da Propaganda Fidei, mas não era o que sonhava para si.

Então, procurou ingressar na Companhia de Jesus, o que também não deu certo.

Missionário Apostólico

Retornou à terra natal como Vigário, mas logo depois abandonou tudo para se tornar missionário apostólico e percorreu todas as povoações da Catalunha e das Ilhas Canárias.

Procurou concretizar o seu grande sonho apostólico: fundar uma congregação que se dedicasse ao apostolado das missões, e à evangelização dos povos.

Sempre solícito e pronto para aliviar o pesado fardo dos homens

Pregava todos os dias, incansavelmente, viajava, a pé, em busca dos mais longínquos sítios, ouvindo confissões à noite

Piedoso, caridoso, sempre solícito e pronto para aliviar o pesado fardo dos homens, logo começaram a correr novas sobre milagres que teria operado. Dizia-se, insistentemente, que Nosso Senhor e sua Mãe Santíssima, lhe apareceram, duma feita.

Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria

Com alguns companheiros sacerdotes, fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, popularmente conhecidos como Padres Claretianos. Mais tarde fundou também o Instituto das Irmãs de Ensino de Maria Imaculada.

Em 1850 foi nomeado Bispo de Santiago de Cuba.

Comia o que podia encontrar pelo caminho

Sem saber o que era cansaço, ignorando incidentes de viagem, que fazia a pé ou a cavalo, comendo o que podia encontrar pelo caminho.

Transpunha rios mansos ou perigosos, debaixo de sol ou de chuva, pelas noites frias ou cheias de assaltantes. Destemidamente enfrentava gente atacada de cólera ou adversários do catolicismo.

Ia ele sempre para frente, para onde mais falta fazia aos filhos de Deus

Impávido, sereno, sem se queixar, calmo e doce, lá ia ele sempre para frente, para onde mais falta fazia aos filhos de Deus.

Criticado, mostrado ridiculamente em romances, canções, comédias e caricaturas, Antônio Claret, com a sua santidade e amor de Deus, passava por cima de tudo, sem se apoquentar, sem se exaltar, porque combatia o bom combate.

Nada menos de quinze atentados, sofreu o bravo arcebispo sem medo.

Em Portugal com a Rainha

Com Isabel II esteve também em Lisboa, em Dezembro de 1866. Depois de pregar em várias igrejas da capital, foi agraciado por D. Luís com a Cruz da Real Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Escreveu mais de cento e cinquenta livros

Pregando com ardor, Antônio Claret trazia em suspenso todo o auditório, desde o mais refinado até o mais modesto. Para completar as instruções orais, começou a escrever – e escreveu, pela vida a fora, mais de cento e cinquenta livros.

Morreu na França, em 1870, foi beatificado em 1934 por Pio XI e canonizado por Pio XII em 1950.

Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!

Oração – Ó glorioso santo, vós que em vida sofrestes tantos tipos de violência e perseguições, como atentados, assaltos e ameaças de morte, mas que, pela vossa fé e confiança em Deus e no Imaculado Coração de Maria, todas as vezes vos livrastes desses males, intercedei por mim; e livrai-me de todo perigo físico, moral e espiritual. Afastai de mim e de minha família toda espécie de violência.  Amém!

Beata Eugênia Ravasco, Fundadora do Instituto das Irmãs dos Sagrados Corações de Jesus e Maria 

Martirológio Romano: Em Gênova, Ligúria, Itália, beata Eugênia Ravasco, virgem. Fundou o Instituto das Irmãs Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, a quem encomendou a educação de meninas e o cuidado dos enfermos e da infância abandonada (1900)

Beata Eugênia, rogai por nós!

Etimología: Eugenia = Aquella de noble cuna, es de origen griego.

 

 

Com santos Aretas, Príncipe, e trezentos e quarenta companheiros.

 

São Proclo, Bispo, que proclamou com firmeza a Bem-aventurada Virgem Maria como Mãe de Deus e  no Concílio Ecumênico de Calcedônia, mereceu o apelativo de «Magno».

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

24/10

2. Em Hierápolis, na Frígia, na hodierna Turquia, os santos Ciríaco e Claudiano, mártires, († data inc.)

3. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São Proclo, bispo, que proclamou com firmeza a Bem-aventurada Virgem Maria como Mãe de Deus, organizou o regresso do corpo de São João Crisóstomo, em cortejo triunfal, do exílio para esta cidade e, no Concílio Ecuménico de Calcedónia, mereceu o apelativo de «Magno», († 446)

4. Em Nagran, na Arábia, a paixão dos santos Aretas, príncipe da cidade, e trezentos e quarenta companheiros, no tempo do imperador Justino e de Du Nuwas ou Dun’an, rei dos Homeritas, († 523)

5. Na região de Tours, na Nêustria, atualmente na França, São Senóquio, presbítero, que construiu um mosteiro numas ruínas antigas, foi assíduo nas vigílias e na oração e se dedicou à caridade para com os escravos, († 576)

6. No mosteiro de Vertou, no território de Retz, na Gália, também na atual França, São Martinho, diácono e abade, que São Félix, bispo de Nantes, enviou para converter os pagãos desta região, († s. VI)

7. Perto de Tongres, no Brabante da Austrásia, hoje na Bélgica, Santo Evergislo, bispo de Colônia e mártir, que, dirigindo-se para Poitiers no exercício da sua missão pastoral, foi assassinado por salteadores, († c. 590)

8. Na Bretanha Menor, na atual França, São Maglório, que, segundo a tradição, foi discípulo de Santo Iltuto, sucedeu a São Sansão como bispo de Dol e depois seguiu a vida solitária na ilha de Sark, († c. 605)

9. Em Coutances, na Nêustria, também na atual França, São Fromundo, bispo, que fundou o mosteiro de monjas de Ham e exerceu o ministério pastoral no amor do Senhor, († s. VII)

10. Em Hué,  Anam,  Vietnam, São José Lê Dang Thi, mártir, que, sendo militar no tempo do imperador Tu Duc, foi encarcerado por ser cristão; no meio dos tormentos nunca vacilou na fé, dando testemunho entre os seus companheiros de cativeiro, e finalmente foi estrangulado, († 1860)

11. Em Como, na Itália, São Luís Guanella, presbítero, que fundou a Congregação dos Servos da Caridade e também a das Filhas de Santa Maria da Providência, para socorrer as necessidades dos mais indigentes e aflitos e conduzi-los à salvação, († 1915)

12. Em Ronco all’Ádige, na província de Verona, também na Itália, o Beato José Baldo, presbítero, que, empenhado no ministério pastoral, fundou a Congregação das Pequenas Filhas de São José, para a assistência aos idosos e aos enfermos e para a formação das crianças e dos jovens. († 1915)