Santo André, Apóstolo, Mártir

Filho de Jonas, pescador

Era natural de Betsaida, cidade da Galileia às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas, pescador local, e irmão de Simão Pedro, porém o Evangelho não diz se ele era mais novo ou mais velho do que ele.

Foi o primeiro a ser discípulo de Jesus

Tinham uma casa em Cafarnaum, onde Jesus costumava se hospedar quando pregava na cidade.

Entre os Doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser seu discípulo.

Além de ser apontado por eles próprios como o “número dois”, depois, somente, de Pedro. Na lista dos apóstolos, pela  ordem, está entre os quatro primeiros.

Foi discípulo de João

Quando São João Batista iniciou a sua pregação de penitência, André se tornou um discípulo.

Ele estava com o seu mestre quando S. João, vendo Jesus passar, depois de ser por ele batizado, disse a célebre frase: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”. André, então, começou a segui-lo.

Levou o irmão Simão-Pedro a conhecer Jesus

Depois,  levou o irmão Simão-Pedro a conhecer Jesus, afirmando: “Encontramos o Messias”. Assim, tornou-se, também, o primeiro dos apóstolos a recrutar novos discípulos para o Senhor.

André indica a Jesus um jovem que possuía os cinco pães e dois peixes

Aparece no episódio da multiplicação dos pães: depois da resposta de Filipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes.

Aparece ao lado de Filipe, como um de grande autoridade

Pouco antes da morte do Redentor, aparece o discípulo André ao lado de Filipe, como um de grande autoridade. Pois é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contaram a Jesus.

Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo a partir da Palestina

André participou da vida pública de Jesus, estava presente na última ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes.

Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo a partir da Palestina, mas as localidades e regiões por onde pregou não sabemos com exatidão.

Teria ido evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia.

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém foi evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia.

Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos.

Martirizado na Acaia

Foi lá, também, que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.

André ousou não obedecer à autoridade do governador, desafiando-o a reconhecer em Jesus um juiz acima dele.

Mais ainda, clamou que os deuses pagãos não passavam de demônios. Egéas não hesitou e condenou-o à crucificação.

Se temesse o martírio, não estaria “pregando a grandeza da cruz, onde morreu Jesus”

Para espanto dos carrascos, aceitou com alegria a sentença, afirmando que, se temesse o martírio, não estaria “pregando a grandeza da cruz, onde morreu Jesus”.

Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de “X”; antes, porém, despojou-se de suas vestes e bens, doando-os aos algozes.

Antes de morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir

Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo ocorreu sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade guarda para sua festa.

As relíquias levadas para Roma, permanecem até hoje, na Catedral de Amalfi

O Imperador Constantino trasladou, em 357, de Patras para Constantinopla, as relíquias mortais de Santo André, Apóstolo. Elas foram levadas para Roma, onde permanecem até hoje, na Catedral de Amalfi, só no século XIII.

Padroeiro da Rússia

Santo André é o padroeiro da Rússia por causa da tradição sem base verídica segundo a qual ele pregou nesse país, chegando até a altura de Kiev, e também na Escócia.

Santo André Apóstolo, rogai por nós!

Oração – Santo André, apóstolo de Jesus Cristo, que conheceste a exigência e a alegria de seu primeiro apelo, dá-nos a graça de responder-lhe com a mesma fidelidade, de O servir cada dia no lugar que Ele para nós escolheu.

André é um nome masculino que tem origem no grego Andreas. O mesmo é calcado no elemento andrós, que significa “homem”, “másculo, viril” e chegou ao português através da versão francesa que é escrita da mesma forma.

É um nome bíblico, mencionado no Novo Testamento como o primeiro discípulo de Jesus Cristo, que também era irmão de São Pedro.

 

 

Com Beato Frederico, religioso da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, que, sendo hábil carpinteiro, se distinguiu pelo fervor na oração, obediência e caridade.

 

Martirológio Romano  – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Nov, 30

2. Em Milão, Itália, São Mirocletes, bispo, que Santo Ambrósio menciona entre os bispos fiéis que o precederam. († d. 314)

3. Na Bretanha Menor, França, São Tudual, apelidado Pabu, abade e bispo, († s. VI)

4. No monte Siépi, Toscana, Itália, São Galgano Guidotti, eremita, se converteu a Deus depois de uma juventude dissipada, († 1181)

5. Em Montpellier, França, o Beato João de Vercelas Garbella, presbítero, mestre geral da Ordem dos Pregadores, († 1283)

6. Em Ratisbona, Alemanha, o Beato Frederico, religioso, carpinteiro, se distinguiu pelo fervor na oração, obediência e caridade. († 1329)

7. Em Lanceston, na Inglaterra, São Cutberto Mayne, presbítero e mártir, condenado à pena capital por ter dado a conhecer publicamente uma Bula Apostólica, foi conduzido ao suplício do patíbulo, sendo o primeiro mártir dos alunos do Colégio dos Ingleses de Douai. († 1577)

8. Em York, também na Inglaterra, o Beato Alexandre Crow, presbítero e mártir, condenado ao patíbulo, († 1586)

9. Em Quixan, Sichuan, China, São Tadeu Liu Ruiting, presbítero e mártir, que foi estrangulado.(† 1823)

10. Em Hué, Vietnam, São José Marchand, presbítero e mártir, condenado ao suplício dos cem açoites. († 1875)

11. Em Paracuellos del Jarama, Espanha, o Beato Miguel Francisco Ruedas Mejias e seis companheiros, mártires, religiosos, († 1936)

12. Em Valência, Espanha, o Beato José Otin Aquilué, presbítero e mártir, († 1936)

13. Em Paracuellos del Jarama, Madrid, os beatos Agostinho Renedo Martino, presbítero e quarenta e nove companheiros mártires, († 1936)

14. Perto de Munique, Alemanha, no campo de concentração de Dachau, o Beato Luís Roque Gientyngier, presbítero e mártir, († 1941)