Santo Abraão, Patriarca

Santo Abraão, patriarca e pai de todos os crentes.

Deus irrompeu na vida de Abraão, chamando-o para uma missão misteriosa, à qual respondeu com imensa fé. Aos 75 anos, com sua mulher e seu neto, pôs-se novamente a caminho, levando consigo o gado e os criados, à maneira dos nômades, atravessando a Palestina, sem saber qual o destino que Deus lhe reservava.

Deus apareceu novamente a Abraão, perto do carvalho de Mambré, na forma de três anjos, que lhe predisseram a maternidade de Sara, mas também a destruição das cidades pecaminosas de Sodoma e Gomorra.

O Patriarca morreu com a idade de 175, na Terra de Canaã, enquanto os descendentes de Isaac e Ismael, formaram, respectivamente, as estirpes de hebreus e árabes.

Oração – Pedimos-vos, Deus de Abraão e nosso Deus, que nos concedais uma fé forte, operosa no bem, uma fé que abra os nossos corações a Vós e a todos os nossos irmãos e irmãs; e uma esperança irreprimível, capaz de em tudo vislumbrar a fidelidade das vossas promessas.

Santo Abraão, rogai por nós!

 

 

Com SS. Dinis, Bispo, e Companheiros, Mártires de Paris. Foi o primeiro Bispo de Paris, no século III, onde lhe foi dedicada a Abadia de Saint Denis.