Santa Teresa d’Avila, Virgem, Fundadora, Doutora da Igreja

Encontra-se entre as Santas e Místicas mais veneradas do mundo.

Nasceu em Ávila, a 28 de Março de 1515. Espanhola, de família nobre, bela e inteligente, foi uma criatura que lutou contra as suas contradições internas, contra as mentiras e hipocrisias de uma vida espiritual vazia. Santa Teresa ocupa um lugar especial dentro da mística cristã; é considerada um dos grandes mestres espirituais que a história da Igreja já conheceu.

Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila e não pode ser esquecida como reformadora do Carmelo. Foi mãe e mestra de uma observância mais estrita e concebeu em seu coração um caminho de perfeição espiritual sob a forma de ascensão por degraus da alma até Deus. Conseguiu devolver à Ordem Carmelita o seu primitivo vigor espiritual. Tinha como conselheiro espiritual São João da Cruz.

É chamada Teresa, a Grande, a Teresa com a graça de Deus.

Em 1970, o papa Paulo VI, proclamou-a “Doutora da Igreja”,  pela profunda mística e espiritualidade.

Muitas das obras de Teresa d’Ávila continuam sendo lidas e produzindo abundantes frutos espirituais: “O caminho da perfeição”, “Pensamentos sobre o amor de Deus”, “Castelo interior”.

Morreu em 1582

Padroeira dos escritores católicos.

Oração — Ó Santa Teresa de Jesus, fazei-nos fiéis a nossa oração da manhã e da noite e a transformar em oração o cumprimento de nossas tarefas de cada dia. Que a oração seja para nós a porta de nossa conversão e santificação e a chave de ouro que nos abrirá a porta do Céu. Amém. Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!

Santa Teresa, rogai por nós!

 

 

 

Com Santa Tecla, abadessa, enviada da Inglaterra para auxiliar São Bonifácio.