Santa Teresa d’Avila, Virgem, Fundadora, Doutora da Igreja

Nobre, bela e inteligente

Encontra-se entre as Santas e Místicas mais veneradas

Nasceu em Ávila, a 28 de Março de 1515. Espanhola, de família nobre, bela e inteligente, foi uma criatura que lutou contra as suas contradições internas, contra as mentiras e hipocrisias de uma vida espiritual vazia.

Grande Mestra espiritual da Igreja

Santa Teresa ocupa um lugar especial dentro da mística cristã; é considerada um dos grandes mestres espirituais que a história da Igreja já conheceu.

Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila e ficou conhecida como reformadora do Carmelo.

Devolveu à Ordem Carmelita o seu primitivo vigor espiritual

Foi mãe e mestra de uma observância mais estrita e concebeu em seu coração um caminho de perfeição espiritual sob a forma de ascensão por degraus da alma até Deus. Conseguiu devolver à Ordem Carmelita o seu primitivo vigor espiritual. Tinha como conselheiro espiritual São João da Cruz.

É chamada Teresa, a Grande, a Teresa com a graça de Deus.

Doutora e Mestra espiritual

Em 1970, o papa Paulo VI, proclamou-a “Doutora da Igreja”,  pela profunda mística e espiritualidade.

Muitas das obras de Teresa d’Ávila continuam sendo lidas e produzem abundantes frutos espirituais: “O caminho da perfeição”, “Pensamentos sobre o amor de Deus”, “Castelo interior”.

Morreu em 1582

Padroeira dos escritores católicos.

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!

Oração — Ó Santa Teresa de Jesus, fazei-nos fiéis a nossa oração da manhã e da noite e a transformar em oração o cumprimento de nossas tarefas de cada dia. Que a oração seja para nós a porta de nossa conversão e santificação e a chave de ouro que nos abrirá a porta do Céu. Amém. 

Teresa: Significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”; “colher”; “verão”. O nome Teresa tem não só uma, mas várias possibilidades de étimos

 

 

Com Santa Tecla, abadessa, enviada da Inglaterra para auxiliar São Bonifácio.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

15/10

2. Em Edessa, na Síria, hoje Sanliurfa, na Turquia, a comemoração de São Barsés, bispo, que, expulso para terras distantes pelo imperador ariano Valente por causa da sua fé católica, finalmente fatigado pelo exílio em três lugares diversos, faleceu num dia desconhecido do mês de Março, († 379)

3. Em Tréveris, Gália Bélgica, Alemanha, São Severo, bispo, que foi discípulo de São Lopo de Troyes, acompanhou São Germano de Auxerre na erradicação da heresia de Pelágio na Bretanha e pregou aos Germanos o Evangelho de Cristo, († s. V)

4. Em Kitzingen, na Germânia, também na atual Alemanha, Santa Tecla, abadessa, que, enviada da Inglaterra para auxiliar São Bonifácio, dirigiu o mosteiro de Ochsenfurt e depois o de Kitzingen, († c. 790)

5. No mosteiro de Trebnitz, na Silésia, hoje na Polônia, o dia natal de Santa Edviges, religiosa, cuja memória se celebra amanhã, († 1243)

6. Em Torres Vedras, cidade de Portugal, o Beato Gonçalo de Lagos, cuja memória se celebra em Portugal no dia vinte e sete de Outubro, († 1422)

7. Em Hiji, no Japão, o Beato Baltasar Kagayama Hanzaemon e seu filho Tiago, mártires, († 1619)

8. Em Nagasáki, também no Japão, Santa Madalena, virgem e mártir, que, no tempo do imperador Yemitsu, foi tão forte de ânimo em fomentar a fé como em suportar o suplício da forca durante treze dias, († 1634)

9. Em Valência, na Espanha, o Beato Narciso Basté Basté, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, aceitando fielmente as palavras de Jesus, em tempo de perseguição contra a fé, pela sua morte passou à vida gloriosa, († 1936)

10. Em Barajas, perto de Madrid, também na Espanha, o Beato Cipriano Alguacil Torredenaida, religioso da Ordem dos Pregadores e mártir, que, durante a mesma perseguição, consumou gloriosamente o seu combate pela fé, († 1936)