Santa Maria Rosa Júlia Billiart, virgem, Fundadora

De família camponesa e com dificuldades

Júlia sempre precisou trabalhar, já que sua família passava por dificuldades econômicas, como a maioria das famílias camponesas da época. Mesmo com todas as suas ocupações, sempre procurava tempo para visitar os enfermos e os abandonados, ajudava-os e orava por eles.

Miraculosamente curado de uma paralisia

Um dia, quando ainda nem tinha vinte anos, enquanto trabalhava com seu pai, um indivíduo disparou uma espingarda contra este e ela ficou com uma paralisia nas pernas, devido ao enorme choque emocional que teve. Suportou esta doença por 22 anos e foi depois milagrosamente curada.

Perseguida pela Revolução francesa, seus sofrimentos aumentaram brutalmente

Em 1790, devido à Revolução Francesa, teve que fugir, perseguida pelas autoridades, devendo trocar de residência constantemente. Os sofrimentos agravaram de tal forma o seu problema que chegou a perder a fala por alguns meses.

Eis as filhas que te darei num Instituto que será marcado com a minha cruz

Em 1793 teve uma visão. Aos pés de uma cruz, ela viu um grupo de mulheres vestindo roupas estranhas e escutou uma voz que dizia: “Eis as filhas que te darei num Instituto que será marcado com a minha cruz.”

No fim do tempo do Terror, mudou-se para Amiens, onde recobrou a fala e conheceu Maria Luísa Francisca Blin de Boudon, mulher muito inteligente e culta, Viscondessa de Gézaincourt, que seria sua amiga íntima e colaboradora.

Júlia e Francisca fundaram o Instituto de Nossa Senhora

Júlia e Francisca fundaram o Instituto de Nossa Senhora, com o apoio do Padre jesuíta Joseph Varin. O fim do Instituto era o cuidado espiritual de crianças e formação de catequistas. Foi a primeira congregação religiosa sem distinções entre os seus membros.

O fato de ter recuperado a saúde em 1804 permitiu-lhe consolidar e expandir a sua obra: foram inaugurados os conventos de Namur, Gante e Tournai.

Morreu enquanto recitava o Magnificat e fazia as suas preces à sua protetora

Madre Júlia passou os últimos sete anos de sua vida em Namur, formando as religiosas e fundando novas casas. Morreu a 8 de Abril de 1816, enquanto recitava o Magnificat e fazia as suas preces à sua protetora, a mártir Santa Júlia.

Santa Rosa Billiart, rogai por nós!

Oração – Santa Julia Billiart que Venceu as dificuldades da vida e nunca desanimou diante do futuro incerto, ajudai-nos a ser fortes. Amém.

Júlia: Significa “fofa”, “macia”, “jovem” ou “filha de Júpiter”. Júlia é a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius.

 

  1. Com Santo Agabo, profeta, que, segundo o testemunho dos Atos dos Apóstolos, movido pelo Espírito Santo, anunciou uma grande fome em toda a terra e os tormentos que Paulo ia sofrer da parte dos gentios.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Abril 8

2. Comemoração dos santos Herodião, Assíncrito e Flegonte, que o apóstolo São Paulo saúda na Epístola aos Romanos.

3. Comemoração de São Dionísio, bispo de Corinto, na Grécia, que, dotado de admirável conhecimento da palavra de Deus, não só instruiu com a pregação os fiéis da sua cidade episcopal e da sua província, mas ensinou também com as suas cartas os bispos de outras cidades e províncias.(† 180)

4. Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, os santos Timóteo, Diógenes, Macário e Máximo, mártires.(† data inc.)

5. Em Alexandria, no Egito, São Dionísio, bispo, homem de grande erudição, memorável por ter professado a fé muitas vezes e insigne pelas diversas tribulações e torturas suportadas, que, no tempo dos imperadores Valeriano e Galieno, com idade avançada adormeceu no Senhor como confessor da fé.(† c. 265)

6. Em Como, na Ligúria, hoje na Lombardia, região da Itália, Santo Amâncio, bispo, que foi o terceiro a ocupar esta cátedra episcopal e construiu a basílica dos Apóstolos.(† 449)

7. Em Orvieto, na Úmbria, região da Itália, o Beato Clemente de Ósimo, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, que dirigiu e promoveu eficazmente a Ordem e reformou sabiamente as suas leis.(† 1291)

8. Em Alcalá de Henares, na Espanha, o beato Julião de Santo Agostinho, religioso da Ordem dos Frades Menores Descalços, que, considerado alienado mental por causa da sua rigorosa penitência e várias vezes afastado da vida religiosa, anunciou a Cristo mais pelo exemplo da sua virtude que pela palavra.(† 1606)

9. Em Namur, junto ao rio Mosa, no Brabante, na atual Bélgica, Santa Júlia Billiart, virgem, que fundou o Instituto de Santa Maria para a formação da juventude feminina e propagou ardorosamente a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.(† 1816)

10. Em Alássio, próximo de Albenga, na Ligúria, região da Itália, o Beato Augusto Czartoryski, presbítero da Sociedade Salesiana, cuja enfermidade não impediu que, seguindo firmemente o chamamento de Deus, recebesse especiais dons de santidade.(† 1893)

11. No convento de Belmonte, perto de Cuenca, na Espanha, o beato Domingos do Santíssimo Sacramento Iturrate, presbítero da Ordem da Santíssima Trindade, que se dedicou com todas as suas forças a promover a salvação das almas e a exaltar a glória da Santíssima Trindade.(† 1927)