Santa Laura de Santa Catarina de Siena, Monja, Fundadora

Órfã aos dois anos

“Nasci em 1874 em Jericó, na Colômbia. Quando eu tinha 2 anos de idade, meu pai foi morto defendendo o país deixando a família em extrema pobreza. Mandaram-me viver com minha avó. Sofri muito porque eu sentia que tinha ficado “órfã”.

Procurei refúgio em Deus

“Quando cresci, procurei refúgio em Deus, especialmente através da meditação e da Eucaristia. Aos 16 anos, comecei a formação para me tornar professora de escola primária a fim de ajudar minha família financeiramente.

“Eu não ensinava às crianças apenas conhecimento teórico, mas também os valores evangélicos. Enquanto isso, me sentia atraída pela vida religiosa das freiras carmelitas.

Decidi viver com os índios

“Após certo tempo, decidi viver com os índios. Eu era chamada de Madre Laura e ajudei as moças a compreender melhor sua vocação na vida.

“Morri em 1949 depois de uma longa enfermidade.

Uma só dor: ver Deus desconhecido

“Uma só dor, e uma só aspiração tinha em minha vida: Deus ultrajado e não conhecido e minha ânsia por dá-lo a conhecer!

Isso era quanto se agitava em minha alma desolada. Não tinha desolação propriamente minha. Era a desolação de meu Deus desconhecido!.

Minha alma ardia no desejo de fazer algo grande para que meu Deus fosse conhecido e minha compaixão pelos infiéis se fez muito inferior ao meu desejo de ver a Deus conhecido e amado como Ele merece”

A Imaculada, centro de minha vida

“Ela, a Senhora Imaculada, atraiu-me de tal modo, que já me é impossível pensar sequer em que não seja ela como o centro da minha vida”.

Santa Laura de Santa Catarina de Siena, rogai por nós!

Oração – Deus, Pai misericordioso, que elegeste Santa Laura para despertar na Igreja o sentido missionário, especialmente com os mais necessitados, dá-nos a graça de uma conversão sincera ao Evangelho. Amém!

Laura: Significa “loureiro”, “vitoriosa”, “triunfadora”. Laura é o feminino de Lauro e tem origem no substantivo latim laurus, que significa “loureiro, louro

 

 

Com Santa Úrsula e Companheiras, Mártires

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

21/10

1. Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, os santos Dásio, Zótico e Caio, que eram servos do imperador Diocleciano e, falsamente acusados de terem incendiado o palácio, foram condenados à morte e lançados ao mar com grandes pedras atadas ao pescoço, († 303)

2. Em Colônia, na Germânia, na hodierna Alemanha, a comemoração das santas virgens que deram a sua vida por Cristo no lugar da cidade onde mais tarde foi levantada a basílica dedicada à jovem Úrsula, virgem inocente, considerada a principal do grupo, († c. s. IV)

3. Na ilha de Chipre, Santo Hilarião, abade, que, seguindo os passos de Santo Antão, depois de passar algum tempo em vida solitária perto da cidade de Gaza, foi fundador e exemplo da vida eremítica nesta região, († c. 371)

4. São Malco, monge, cuja ilustre vida ascética em Marônia, perto de Antioquia da Síria, na atual Turquia, é referida por São Jerônimo, († s. IV)

5. Em Bordéus, na Aquitânia, na atual França, São Severino, bispo, que, originário das terras do Oriente, foi honrosamente recebido por Santo Amando, que o quis como seu sucessor, († s. V)

6. Em Laon, na Gália, também na hodierna França, Santa Cilínia, mãe dos santos bispos Princípio de Soissons e Remígio de Reims, († d. 458)

7. Em Lião, também na Gália, hoje na França, a comemoração de São Viador, leitor, que foi discípulo e ministro de São Justo, bispo de Lião, e o acompanhou no ermo do Egito e na sua morte, († d. 481)

8. Em Tréveris, na Austrásia, atualmente na Alemanha, São Vendelino, eremita, († s. VII)

9. Em Marselha, na Provença da Gália, na hodierna França, São Mauronto, bispo, que foi também abade do mosteiro de São Vítor, († c. 780)

10. Em Cortona, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Pedro Capúcci, presbítero da Ordem dos Pregadores, que, meditando sobre a morte, se voltou para as realidades celestes e com fervorosa pregação exortou os fiéis a evitar a morte eterna, († 1445)

11. Em Nishizaka, colina de Nagasáki, cidade do Japão, Julião Nakaura, religioso da Companhia de Jesus e mártir, († 1633)

12. Em Seul, na Coreia, São Pedro Yu Tae-ch’ol, mártir, que, com a idade de treze anos, no cárcere exortava os companheiros de cativeiro a suportar os suplícios e, flagelado com cem açoites e depois estrangulado, consumou o seu martírio, († 1839)

13. Em Montes de Saja, na Cantábria, no litoral da Espanha, o Beato Estanislau Garcia Obeso, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir, que, no tempo da perseguição, pela sua morte gloriosa, mereceu passar à felicidade eterna, († 1936)