Santa Josefina Bakhita, religiosa

Nome dado pelos raptores

Nasceu no Sudão, África, em 1869. Este nome, que significa “afortunada”,  foi-lhe imposto pelos seus raptores.

Vendida e comprada várias vezes

Esta flor africana conheceu as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão, sendo vendida e comprada várias vezes. A terrível experiência e o susto, provado naquele dia, causaram profundos danos na sua memória, inclusive o esquecimento do próprio nome.

Escrava do Cônsul italiano

Na capital do Sudão, foi comprada por um cônsul italiano, que depois a levou consigo para a Itália. Durante a viagem, ele a entregou para viver com a família de um amigo, que residia em Veneza, e cuja esposa se lhe tinha afeiçoado. Depois, com o nascimento da filha do casal, tornando-se sua ama e amiga.

Escrava, ama e amiga

Os negócios desta família, na África, exigiam que retornassem. Mas, aconselhado pelo administrador, o casal confiou as duas às irmãs da congregação de Santa Madalena de Canossa, em Schio, perto de Veneza. Ali, conheceu o Evangelho.

Batizada, decidiu ser santa

Era 1890, tinha ela vinte e um anos quando foi batizada, recebendo o nome de Josefina.

Após algum tempo vieram buscá-las, mas Bakhita preferiu  ficar. Queria tornar-me irmã canossiana, para servir a Deus que lhe havia dado tantas provas do seu amor.

Depois de sentir com muita clareza o chamamento para a vida religiosa, em 1896, consagrou-se para sempre a Deus, a quem ela chamava com carinho “o meu Patrão!”.

A “Irmã Morena”, servindo o “Patrão do Céu”

Por mais de cinquenta anos, dedicou-se às diversas ocupações na congregação, sendo chamada por todos de “Irmã Morena”.

Ela foi cozinheira, responsável do guarda-roupa, bordadeira, sacristã e porteira.

Generosa, bondosa e apostólica

As irmãs estimavam-na pela generosidade, bondade e pelo seu profundo desejo de tornar Jesus conhecido. “Sedes boas, amem a Deus, rezai por aqueles que não O conhecem. Se soubésseis que grande graça é conhecer a Deus!”.

A sua humildade, a sua simplicidade e o seu constante sorriso, conquistaram o coração de toda população.

Direi a São Pedro: Fecha a porta, porque fico

Com a idade, chegou a doença longa e dolorosa. Ela continuou a oferecer o seu testemunho de fé, expressando com estas simples palavras, escondidas detrás de um sorriso, a odisseia da sua vida: “Vou devagar, passo a passo, porque levo duas grandes malas: numa vão os meus pecados, e na outra, muito mais pesada, os méritos infinitos de Jesus. Quando chegar ao céu abrirei as malas e direi a Deus: Pai eterno, agora podes julgar. E a São Pedro: Fecha a porta, porque fico”.

Suas últimas palavras foram: “Nossa Senhora!”.

Na agonia reviveu os terríveis anos de escravidão e foi a Santa Virgem que a libertou dos sofrimentos. As suas últimas palavras foram: “Nossa Senhora!”.

Faleceu no dia 8 de Fevereiro de 1947, na congregação em Schio, Itália. Muitos foram os milagres alcançados por sua intercessão.

Santa Josefina Bakhita, rogai por nós!

Oração – Santa Josefina Bakhita, que, desde menina, foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olhai por nós. Amém.

Josefina. Josefina: Significa “aquela que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”. É um apelido de Josefa

 

São Jerônimo Emiliano, que, depois de uma juventude virulenta e licenciosa, quando foi encarcerado pelos inimigos se converteu a Deus. Depois dedicou-se totalmente, com outros companheiros congregados na mesma intenção, a todas as vítimas da miséria, sobretudo aos órfãos e aos enfermos; foi o início da Congregação dos Clérigos Regrantes de Somasca. Atacado depois pela peste no contato com esses doentes, morreu em Somasca, perto de Bergamo, na Lombardia, região da Itália.(† 1537)

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Fev 08

3. Em Alexandria, no Egito, a comemoração de Santa Quinta ou Cointa, mártir, a quem os pagãos, no tempo do imperador Décio, quiseram obrigar a adorar os ídolos; tendo ela firmemente recusado, ataram-lhe os pés em cadeias e, arrastando-a pelas praças da cidade, dilaceraram-na num horrível suplício.(† 249)

4. Em Pavia, na Ligúria, região da Itália, São Juvêncio ou Evêncio, bispo, que trabalhou arduamente pelo Evangelho.(† 397)

5. Comemoração dos santos mártires monges do mosteiro de Die, em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, que, pela defesa da fé católica, ao levarem cartas do papa Félix III contra Acácio, foram cruelmente assassinados.(† c. 485)

6. Na Bretanha Menor, atualmente na França, São Jacuto, abade, considerado como irmão dos santos Vinvaleu e Guetnoco, que construiu junto ao mar um mosteiro que depois foi designado com o seu nome.(† s. VI)

7. Em Milão, na Lombardia, região da Itália, o sepultamento de Santo Honorato, bispo, que, perante a iminente invasão dos Lombardos, salvou grande parte do povo, conseguindo refúgio em Gênova.(† c. 570)

8. Em Besançon, da Borgonha, atualmente na França, São Nicécio, bispo.(† c. 610)

9. Em Verdun, na Gália, também na atual França, São Paulo, bispo, que, tendo abraçado a vida monástica, foi depois eleito bispo desta cidade, onde promoveu a dignidade do culto divino e a observância regular dos cônegos.(† c. 647)

10. Em Albano, no Lácio, região da Itália, o Beato Pedro, denominado o Ígneo por ter passado ileso pelo fogo, que foi monge de Valumbrosa e depois bispo de Albano, trabalhando ardorosamente para renovar a disciplina eclesiástica.(† 1089)

11. Em Muret, no território de Limoges, na Aquitânia, região da França, Santo Estêvão, abade, fundador da Ordem de Grandmont, que atribuiu aos clérigos o louvor divino e a contemplação, confiando a administração das tarefas temporais à caridade dos irmãos leigos.(† 1124)

12. Em Savigliano, no Piemonte, região da Itália, a Beata Josefina Gabriela Bonino, virgem, que fundou a Congregação religiosa da Sagrada Família de Nazaré, para a educação dos órfãos e a assistência aos enfermos pobres.(† 1906)