Santa Isabel e São Zacarias

No Brasil: Todos os santos e santas

Leituras do dia
Primeira Leitura: Ap. 7,2-4.9-14
Salmo: Sl 23, 1-4b. 5-6 (R. 6)
Segunda Leitura: 1Jo 3,1-3
Evangelho: Mt 5,1-12a

São os pais de São João Batista, e possuíam ligação com a Sagrada Família de Nazaré.  Zacarias é um nome bastante popular na Bíblia e significa “Deus lembrou”.

Sua mulher pertencia à descendência de Aarão

“Havia no tempo de Herodes, rei da Judeia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Ábias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel” (Lc 1, 6).

Como é contado nos registros e na história segundo São Lucas, eram anciãos, porém não foram abençoados com filhos, inclusive tal situação era vista como vergonhosa, e tida por muitos como castigo divino.

Porém como ambos eram pessoas de muita fé recorreram a Deus em oração, e assim conseguindo uma incrível graça.

Ele conduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus

Após muita oração receberam a anunciação do Arcanjo Gabriel da vinda de João Batista, que teria importante papel na salvação da humanidade: “pois ele será grande perante o Senhor…e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe (Santa Isabel).

Ele conduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus” (Lc1, 15s).

Duvidou e imediatamente ficou mudo

Quando Zacarias foi informado de que seria pai, duvidou e imediatamente ficou mudo até o nascimento da criança. Quando João finalmente nasceu, Deus soltou-lhe a língua e Zacarias pôde bendizer a Deus. Em seguida, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou num cântico de alegria no qual expressou toda a sua felicidade, louvor a Deus e confiança no Senhor.

Isabel era parente de Maria. Concebeu na sua velhice e, maravilhada pela obra de Deus no seu coração, não se cansava de dizer: “Deus foi bom para mim. Agora já não tenho de que me envergonhar diante de ninguém” (Lucas 1,25).

São Zacarias e Santa Isabel, rogai por nós!

Oração – Que Deus conceda aos pais de família imitar Zacarias e Isabel, levando-os a viver uma vida santa, sendo justos diante do Senhor e observando com exatidão seus mandamentos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

 

Santa Bertila, Abadessa – dirigida de Santo Ouen, Bispo de Ruão, foi a primeira abadessa de Chelles.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/05

1. Em Cesareia da Palestina, São Donino, mártir, médico, foi lançado ao fogo por ordem do prefeito Urbano, no ano quinto da perseguição, († 307)

2. Cesareia da Palestina, os santos Teótimo, Filoteu e Timóteo, mártires, com Santo Auxêncio, já ancião, lançados às feras. († 307)

3. Na Apúlia, Itália, São Marcos, bispo de Ecano. († c. s. IV)

4. Em Tréveris, Alemanha, São Fibício, bispo. († c. 450)

5. Na Bretanha Menor, França, São Guetnoco, venerado como irmão dos santos Vinvaleu e Jacuto. († s. VI)

6. No cenóbio de Chelles, França, Santa Bertila, primeira abadessa. († c. 705)

7. Em Beziers, França, São Geraldo, bispo, († 1123)

8. Em Constantinopla, Turquia, o Beato Gómidas Keumurgian (Cosme de Carboniano), presbítero e mártir, pai de família, degolado († 1707)

9. Perto do rio Hung Yen, Vietnam, São Domingos Mâu, presbítero e mártir, foi conduzido ao suplício da decapitação, († 1858)

10. Em Parma, na Itália, São Guido Maria Confórti, bispo, († 1931)

11. Em Madrid, Beato João António Burró Más, religioso e mártir, assassinado († 1936)

12. Em El Saler, Valência, Espanha, a Beata Maria do Carmo Viel Ferrando, virgem e mártir, († 1936)

13. Na fortaleza de Hof, na Alemanha, o Beato Bernardo Lichtenberg, presbítero e mártir, campo de concentração de Dachau, († 1943)

14. No campo de concentração da cidade de Abez, na Sibéria, província da Rússia, o Beato Gregório Lakota, bispo de Przemysl e mártir, († 1950)