Santa Isabel e São Zacarias

São os pais de São João Batista, e possuíam ligação com a Sagrada Família de Nazaré.  Zacarias é um nome bastante popular na Bíblia e significa “Deus lembrou”.

“Havia no tempo de Herodes, rei da Judeia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Ábias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel” (Lc 1, 6).

Como é contado nos registros e na história segundo São Lucas, eram anciãos, porém não foram abençoados com filhos, inclusive tal situação era vista como vergonhosa, e tida por muitos como castigo divino. Porém como ambos eram pessoas de muita fé recorreram a Deus em oração, e assim conseguindo uma incrível graça.

Após muita oração receberam a anunciação do Arcanjo Gabriel da vinda de João Batista, que teria importante papel na salvação da humanidade: “pois ele será grande perante o Senhor…e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe (Santa Isabel). Ele conduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus” (Lc1, 15s).

Quando Zacarias foi informado de que seria pai, duvidou e imediatamente ficou mudo até o nascimento da criança. Quando João finalmente nasceu, Deus soltou-lhe a língua e Zacarias pôde bendizer a Deus. Em seguida, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou num cântico de alegria no qual expressou toda a sua felicidade, louvor a Deus e confiança no Senhor.

Isabel era parente de Maria. Concebeu na sua velhice e, maravilhada pela obra de Deus no seu coração, não se cansava de dizer: “Deus foi bom para mim. Agora já não tenho de que me envergonhar diante de ninguém” (Lucas 1,25).

São Zacarias e Santa Isabel, rogai por nós!

Oração – Que Deus conceda aos pais de família imitar Zacarias e Isabel, levando-os a viver uma vida santa, sendo justos diante do Senhor e observando com exatidão seus mandamentos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

 

 

Santa Bertila, Abadessa – dirigida de Santo Ouen, Bispo de Ruão, foi a primeira abadessa de Chelles.