Santas Gertrudes a Grande, Virgem, Abadessa, Margarida, Rainha da Escócia

Foi  monja e escritora mística, também conhecida como Gertrudes a Grande ou a Magna.

Irmã de Santa Matilde

Aos cinco anos, foi enviada para estudar no mosteiro beneditino de Helfta, onde sua irmã Santa Matilde foi abadessa e sua professora. Eram condessas de Hackborn, parentes próximas do Imperador Frederico II. Santa Matilde tinha uma devoção especial ao Coração de Jesus.

Sólida formação teológica, filosófica, literária e musical

Realizou o noviciado, professou e recebeu uma cuidada formação teológica, filosófica, literária e musical. Sua vida foi normal até os 25 anos, como uma monja a mais do mosteiro, dedicada à cópia de manuscritos, à costura e aos labores agrícolas da horta monástica.

“Não temas, te salvarei, te livrarei” disse-lhe Jesus

Em 27 de janeiro de 1281 teve sua primeira experiência mística, que suporia uma profunda mudança em sua vida. Tratou-se de uma visão de Cristo adolescente, que lhe dizia: “Não temas, te salvarei, te livrarei… Volve-te a mim e eu te embriagarei com a torrente de meu divino regalo”.

Nada a impedia de escrever obras místicas

A partir disto deixou os estudos profanos e de literatura pelos estudos teológicos; e sua existência passou de ser rotineira a viver uma profunda experiência mística.

Viverá uma intensa vida mística em meio a vida comunitária. Muitas vezes sofreu enfermidades, porém isto não a incapacitou para dedicar-se a escrever diversas obras literárias entre as que se encontravam comentários à Sagrada Escritura.

Arauto da amorosa bondade de Deus

São atribuídos à santa Gertrudes cinco livros que formam o “Arauto da amorosa bondade de Deus”, que são comumente chamados de “Revelações de Santa Gertrudes”.

O primeiro foi escrito por amigos íntimos da santa, o segundo, ela mesma o fez, e os demais foram compostos com sua direção.

A corrente espiritual criada por ela

A aceitação e êxito de seus escritos foi enorme, e produziu-se toda uma corrente espiritual em torno dela, que se traduziu em reedições contínuas de seus escritos e numerosas biografias. Por tal êxito começou a ser chamada Gertrudes a Grande ou a Magna.
Gertrudes morreu em 17 de novembro de 1302, em Helfta, aos 45 anos de idade.

Santa Gertrudes, rogai por nós!

Oração ditada por Jesus a ela:  Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.

Gertrudes: Significa “aquela que ama a lança”, “aquela que é íntima da lança” ou “forte no manejo da lança”, “lança de força”.Tem origem no germânico Geredrudis, Geretrudis, a partir da união do elemento ger que significa “lança” com dois outros possíveis elementos

 

Santa Margarida, Rainha da Escócia

Nascida na Hungria e casada com Malcom III, rei da Escócia, deu à luz oito filhos e foi sumamente solícita pelo reino e pela Igreja; aliava à oração e jejuns a generosidade para com os pobres, dando assim exemplo admirável de esposa, mãe e rainha.

 

 

Santa Inês, virgem, que, na flor da juventude, seguindo sua irmã Santa Clara, abraçou de todo o coração a pobreza sob a direção de São Francisco.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Nov 16

3. Em Cápua, Itália, os santos Agostinho e Felicidade, mártires do imperador Décio. († c. 250)

4. Em Déols, Bourges, França, a comemoração dos santos Leocádio e Lusor; o primeiro, senador das Gálias e ainda pagão, recebeu os primeiros arautos da fé cristã neste território e converteu em igreja a sua própria casa; o segundo, seu filho, diz-se que faleceu quando ainda levava as vestes brancas do Baptismo. († s. IV)

5. Em Lião, Gália, Santo Euquério, ordem senatorial, bispo de Lião, escreveu muitas Paixões dos santos mártires. († 449)

6. No território dos Helvécios, Suíça, Santo Otemaro, abade, morreu exilado. († 759)

7. No mosteiro de Cava de’ Tirréni, Itália, o Beato Simeão, abade. († 1141)

8. Em Soisy-Bouy, França, o passamento de Santo Edmundo Rich, bispo, († 1240)

9. Em Assis, Itália, no convento de São Damião, Santa Inês, virgem, seguindo sua irmã Santa Clara, abraçou de todo o coração a pobreza sob a direcção de São Francisco. († 1253)

10. Em York, na Inglaterra, o Beato Eduardo Osbaldeston, presbítero e mártir, enforcado, († 1594)