Santa Francisca Xavier Cabrini, Virgem, Fundadora

Da roça para os altares

Nascida a 17 de julho de 1850, de uma família de agricultores, penúltima de quinze filhos de Antônio e Estela.

Desde pequena se entusiasmava ao ler a vida dos santos. A preferida era a de são Francisco Xavier, a quem venerou tanto que assumiu seu sobrenome, autointitulando-se Xavier.

Sua infância e adolescência foram tristes e simples, cheia de sacrifícios e pesares.

Apóstola dos imigrantes

Nessa época, milhões de italianos emigravam para outros países, e Francisca recebeu a missão de Deus de cuidar dos interesses espirituais e matérias dessas famílias católicas que estavam no desamparo, em terras estranhas, de línguas e até religiões diferentes.

Saúde frágil, pouca idade mas muita decisão

Órfã de pai e mãe queria entrar logo no convento, mas não permitiram por causa de sua idade, e sua saúde precária. Ela aceitou então o encargo de atender a um orfanato, que lhe confiou o pároco de Codogno.

Fundou a Congregação das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, colocadas sob a proteção de São Francisco Xavier, de quem ela mesma pronunciando os votos, assumiu o sobrenome.

Fundadora com casas na Itália, França e Américas

Em trinta anos de intensa atividade, Francisca Cabrini fundou sessenta e sete Casas na Itália, França e nas Américas, no Brasil inclusive. Mais de trinta vezes cruzou os oceanos aquela “pequena e fraca professora lombarda”.

Faleceu aos 67 anos, em uma das viagens que fazia, em 1917.

Mãe dos imigrantes

Seu corpo foi levado para Nova Iorque, para ficar perto dos emigrantes. Recebeu o título de “Mãe dos Imigrantes”, pois olhou para a emigração com os olhos de mulher cristã.

Santa Francisca Xavier Cabrini, rogai por nós!

Oração –  Oh! Santa Francisca Xavier Cabrini, vós que colocastes toda vossa confiança no Sagrado Coração de Jesus, e encontraste nele o segredo de toda perfeição e retidão, que vos fez uma missionária de Seu Evangelho através do mundo, pregando Sua glória no céu, olhai favoravelmente a quem com confiança recorre a vossa intercessão. Amém.

 

 

Com Beato Tomás Holland, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, no reinado de Carlos I, por exercer clandestinamente o ministério pastoral, foi condenado à morte na forca.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 22

1. Comemoração de São Queremão, bispo de Nilópolis, e muitos outros mártires no Egito: alguns deles, durante a perseguição do imperador Décio, dispersos pela fuga e errantes por lugares solitários, foram devorados pelas feras; outros morreram de fome, de frio ou de inanição; outros ainda, foram exterminados pelos bárbaros e pelos salteadores; todos eles, com diversos gêneros de morte, foram coroados com a mesma glória do martírio. († 250)

2. Comemoração de Santo Isquirião, mártir no Egito, morreu atravessado nas entranhas com uma estaca pontiaguda. († c. 250)

3. Em Roma, junto à Via Labicana, no cemitério «ad Duas Lauros», trinta santos mártires, todos no mesmo dia. († data inc.)

4. Em Rahiti, Egito, quarenta e três santos monges mártires, que foram mortos pelos Blêmios em ódio à religião cristã. († c. s. IV.)

5. Em Utrecht, Holanda, Santo Hungero, bispo. († 866)

7. Em Chicago, nos Estados Unidos da América do Norte, Santa Francisca Xavier Cabríni, virgem, fundou o Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus († 1917)

8. Em Santander, Espanha, o Beato Epifânio Gómez Álvaro, presbítero e mártir, foi assassinado por ser religioso. († 1936)