Santa Francisca Xavier Cabrini, Virgem, Fundadora

Nascida a 17 de julho de 1850, de uma família de agricultores, penúltima de quinze filhos de Antônio e Estela. Desde pequena se entusiasmava ao ler a vida dos santos. A preferida era a de são Francisco Xavier, a quem venerou tanto que assumiu seu sobrenome, autointitulando-se Xavier. Sua infância e adolescência foram tristes e simples, cheia de sacrifícios e pesares.

Nessa época, milhões de italianos emigravam para outros países, e Francisca recebeu a missão de Deus de cuidar dos interesses espirituais e matérias dessas famílias católicas que estavam no desamparo, em terras estranhas, de línguas e até religiões diferentes.

Órfã de pai e mãe queria entrar logo no convento, mas não permitiram por causa de sua idade, e sua saúde precária. Ela aceitou então o encargo de atender a um orfanato, que lhe confiou o pároco de Codogno.

Fundou a Congregação das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, colocadas sob a proteção de São Francisco Xavier, de quem ela mesma pronunciando os votos, assumiu o sobrenome.

Em trinta anos de intensa atividade, Francisca Cabrini fundou sessenta e sete Casas na Itália, França e nas Américas, no Brasil inclusive. Mais de trinta vezes cruzou os oceanos aquela “pequena e fraca professora lombarda”.

Faleceu aos 67 anos, em uma das viagens que fazia, em 1917. Seu corpo foi levado para Nova Iorque, para ficar perto dos emigrantes. Recebeu o título de “Mãe dos Imigrantes”, pois olhou para a emigração com os olhos de mulher cristã.

Santa Francisca Xavier Cabrini, rogai por nós!

Oração –  Oh! Santa Francisca Xavier Cabrini, vós que colocastes toda vossa confiança no Sagrado Coração de Jesus, e encontraste nele o segredo de toda perfeição e retidão, que vos fez uma missionária de Seu Evangelho através do mundo, pregando Sua glória no céu, olhai favoravelmente a quem com confiança recorre a vossa intercessão. Amém.

 

 

 

Com Beato Tomás Holland, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, no reinado de Carlos I, por exercer clandestinamente o ministério pastoral, foi condenado à morte na forca.