Santa Faustina, religiosa, virgem

Encontra-se entre os Santos que fizeram da misericórdia de Deus a sua missão de vida.

Jesus lhe confiou a mensagem da Divina Misericórdia

Humilde freira polonesa, que viveu entre as duas Guerras Mundiais a quem Jesus confiou a mensagem da Divina Misericórdia e a tarefa de difundi-la.

Nasceu em Lodz no ano de 1905, terceira de dez filhos, deixou a escola, depois de três anos, para trabalhar como doméstica na casa de algumas famílias ricas, a fim de se manter e a sua família.

Recebeu estigmas e revelações

Entrou para a vida religiosa em 1924 na congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia. Recebeu abundantes  graças do Senhor, entre as quais os estigmas, sinais visíveis mais evidentes; recebeu, outrossim, numerosas revelações e visões

Um dos seus confessores, Padre Sopocko, exigiu de Santa Faustina que escrevesse as suas vivências num diário espiritual. Desta forma, não por vontade própria, mas por exigência de seu confessor, ela deixou a descrição das suas vivências místicas, que ocupa algumas centenas de páginas.

Apóstola da Divina Misericórdia

Conhecida como “apóstola da Divina Misericórdia”, é considerada pelos teólogos como fazendo parte de um grupo de notáveis místicos da Igreja Católica.

Foi canonizada a 30 de Abril de 2000, por João Paulo II que igualmente instituiu a Festa da Divina Misericórdia.

Faleceu em  Cracóvia, no dia 5 de Outubro de 1935, consumida pela tuberculose como Santa Teresinha de Jesus.

Jesus, eu confio em vós

“Pinte uma imagem do que você está vendo e escreva em baixo  “Jesus, eu confio em vós”.

Quero que esta imagem seja venerada, antes de tudo, na capela de vocês e, depois, no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta imagem, jamais perecerá… porque eu mesmo a protegerei com a minha glória” (D. 47-48).

Rezarao Espírito Santo pedindo a graça da prudência

Sobre a oração – “Devemos rezar, muitas vezes, ao Espírito Santo pedindo a graça da prudência. A prudência compõe-se de: ponderação, consideração inteligente e propósito firme. Sempre a decisão final pertence a nós” (Diário, 1106).

Santa Faustina, rogai por nós!

Oração – Que o poder da Vossa misericórdia nos defenda dos ataques dos inimigos da nossa salvação, para que aguardemos com confiança, como Vossos filhos, a Vossa vinda última, dia que somente Vós conheceis. Amém

Faustino: Significa “de Fausto”, “pertencente a Fausto”. É uma forma relativa de Fausto, nome que tem origem no latim Faustus, que quer dizer literalmente “alegre, feliz, sortudo”

 

Com são Benedito, o Negro, No Brasil, foi muito difundida sua devoção, geralmente associada à de Nossa Senhora do Rosário, à de Elesbão, Imperador negro da Etiópia, e à de Efigênia, princesa também negra e igualmente etíope.

 

 

 

São Plácido com São Mauro, monge, que desde a adolescência foi discípulo caríssimo de São Bento.

 

Martirológio RomanoSecretariado Nacional de Liturgia

5/10

1. Em Tréveris, na Gália Bélgica, em território da atual Alemanha, a comemoração dos santos mártires, que receberam a palma do martírio, segundo a tradição, durante a perseguição no tempo do imperador Diocleciano, († s. IV)

2. Em Córico, na Cilícia, hoje Gorgos, na Turquia, Santa Caritina, mártir, († s. IV)

3. Comemoração de Santa Mamlaca, virgem e mártir, que, sendo natural da região de Bet Garmay, se trasladou para a Pérsia, onde foi condenada à morte pelo rei Sapor II, († c. 343)

4. Em Valence, Gália Vienense, na hodierna França, Santo Apolinário, bispo, irmão de Santo Avito e homem cheio de fervor pela justiça e honestidade, que reconstituiu a fortaleza e o esplendor da religião cristã nesta sede episcopal de Valence, durante longo tempo desprovida de pastor, († c. 520)

5. Comemoração de São Plácido, monge, que desde a adolescência foi discípulo caríssimo de São Bento, († s. VI)

6. Em Nevers, na Nêustria, hoje na França, São Jerônimo, bispo, que engrandeceu a sua Igreja com a sua munificência e solicitude pastoral, († 816)

7. Em Paderborn, na Saxônia, território da atual Alemanha, São Meinulfo, diácono, que construiu e engrandeceu o mosteiro de Böddeken, onde estabeleceu uma comunidade de virgens consagradas, († c. 857)

8. Em Leão, na Espanha, a comemoração de São Froilão, bispo, que, chamado da vida eremítica ao ministério episcopal, evangelizou as regiões da Espanha libertas do domínio dos Mouros e se dedicou diligentemente à propagação da vida monástica e à beneficência para com os pobres, († 905)

9. Em Zamora, também na Espanha, a comemoração de Santo Atilano, bispo, procedente da vida monástica, que foi o principal companheiro de São Froilão na obra de reconduzir a Cristo as regiões devastadas pelos Mouros, († 1009)

10. Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Pedro de Ímola, cavaleiro da Ordem de São João de Jerusalém, que se distinguiu pela sua caridade na assistência aos enfermos, († 1320)

11. Em Beaulieu, no território de Cahors, na França, a comemoração de Santa Flora, virgem da Ordem de São João de Jerusalém, que se dedicou à assistência dos enfermos pobres num hospital e teve dons místicos de participação na Paixão de Cristo, († 1347)

12. Em Córi, no Lácio, região da Itália, o Beato Santo, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, a quem seguiam multidões quando pregava a palavra de Deus, († 1392)

13. Em Nuremberga, na Baviera, região da Alemanha, o Beato Raimundo de Cápua, presbítero da Ordem dos Pregadores, que foi prudente conselheiro espiritual de Santa Catarina de Sena, da qual compôs uma memória biográfica, († 1399)

14. Em Vigévano, na Lombardia, região da Itália, o Beato Mateus Carréri (João Francisco Carréri), presbítero da Ordem dos Pregadores, que teve no seu tempo enorme êxito como incisivo e eloquente pregador da palavra de Deus, († 1470)

15. Em Londres, na Inglaterra, os beatos mártires Guilherme Hartley e João Hewett, presbíteros, e Roberto Sutton, que, pela sua constância na fidelidade à Igreja católica, no reinado de Isabel I foram enforcados em diversos lugares perto da cidade, († 1588)

16. Em Mindelstetten, povoação do território de Ratisbona, na Alemanha, Santa Ana Schaffer, virgem, que, aos dezanove anos, quando prestava serviço como doméstica, se queimou com água a ferver e, apesar do agravamento do seu estado de saúde, viveu depois com ânimo sereno em espírito de pobreza e oração, oferecendo a cruz da sua dor pela salvação das almas.(† 1925)

17. Em Pompeia, perto de Nápoles, na Itália, o Beato Bartolomeu Longo, advogado, que, solícito pelo culto mariano e pela formação cristã dos camponeses e das crianças, fundou o Santuário do Rosário de Pompeia e também a Congregação das Irmãs do Santo Rosário, com a fervorosa ajuda da sua piedosa esposa.(† 1926)

18. Em Tepatitlan, localidade do México, São Tranquilino Ubiarco, presbítero e mártir, que, durante a perseguição contra a Igreja, continuou ininterruptamente o seu ministério pastoral; por isso, suspenso de uma árvore, consumou o seu glorioso martírio.(† 1928)

19. Em Cracóvia, na Polônia, Santa Maria Faustina Kowalska (Helena Kowalska), virgem das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, ardentemente solícita em anunciar o mistério da divina misericórdia.(† 1938)

20. Em Plonkowo, povoação também da Polônia, o Beato Mariano Skrzypczak, presbítero e mártir, que, durante a ocupação da Polónia por um regime hostil a Deus, fuzilado diante da igreja do lugar, recebeu pela sua fé inquebrantável a palma do martírio.(† 1939)

21. Em Rímini, nas Marcas, região da Itália, o Beato Alberto Marvelli. († 1946)