Santa Eusébia, Abadessa

Pertenceu a uma família de muitos santos. Com 8 anos seu pai, santa Adalberto, faleceu e sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus,fundou um convento. Quis ter a sua filha junto dela. Sua avó Gertrudes também foi chamada, e aceitou entrando para o mesmo convento.

A mãe, Riectrudes, soube que Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó. Então fez tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos.

Ela foi para junto de sua mãe, mas às vezes escapava para a comunidade de Hamage, França, onde percebia ser o seu lugar.

Riertrudes repensou, e após ter-se aconselhado com Bispos e Abades, autorizou a sua filha a ingressar na comunidade de Hamage, para ser Abadessa, talvez a mais jovem da França.

Eusébia pressentiu que não duraria muito por aqui. Com apenas 23 anos, reuniu suas filhas espirituais, e deu-lhes vários conselhos. Depois, esperou a morte de maneira calma e confiante. Isso no ano de 680.

Depois da morte do pai, se consagrou com sua mãe, santa Rictrudes, à vida monástica e, ainda adolescente, foi eleita abadessa para suceder à sua avó, Santa Gertrudes.

Santa Eusébia, rogai por nós!

Oração – Oh, Deus que destes à santa Eusébia as virtudes da prudência, da justiça, a moderação em suas decisões e a força de ânimo e caráter, fazei-nos fortes, também, para bem Vos servir. Amém .

Eusébia: Piedosa. Nome de origem grega

Com santos Hilário, Bispo, e Taciano, Mártires.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Março 16

1. Em Aquileia, na Venécia, atualmente no Friúli, região da Itália, os santos Hilário, bispo, e Taciano, mártires.(† data inc.)

2. Em Selêucia, na Pérsia, hoje no Iraque, São Papas, oriundo da Licaônia, que, pela fé em Cristo, depois de muitos tormentos consumou a sua vida terrena com o martírio.(† s. IV)

3. Em Anazarbo, na Cilícia, atualmente na Turquia, São Julião, mártir, que, sob o governo do prefeito Marciano, depois de longamente torturado, foi encerrado num saco com serpentes e lançado ao mar.(† s. IV)

4. Na região de Artois, na Nêustria, no território da atual França, Santa Eusébia, abadessa de Hamay-sur-la-Scarpe, que, depois da morte do pai, se consagrou com sua santa mãe Rictrudes à vida monástica e, ainda adolescente, foi eleita abadessa para suceder à sua avó, Santa Gertrudes.(† c. 680)

5. Em Colônia, na Alemanha, Santo Heriberto, bispo, que, sendo chanceler do imperador Otão III, foi eleito contra a sua vontade para a sede episcopal, onde iluminou infatigavelmente o clero e o povo com o exemplo das suas virtudes, às quais exortava também com a sua pregação.(† 1021)

6. Em Vicenza, na Venécia, atualmente no Véneto, região da Itália, o Beato João Sórdi ou Cacciafronte, bispo e mártir, que, sendo abade, foi condenado ao exílio por causa da sua fidelidade ao Papa; eleito depois bispo de Mântua e transferido finalmente para a sede episcopal de Vicenza, morreu pela liberdade da Igreja, trespassado à espada por um sicário.(† 1181)

7. Em York, na Inglaterra, os beatos João Amias e Roberto Dalby, presbíteros e mártires, que, no reinado de Isabel I, condenados à morte por causa do sacerdócio, se dirigiram com alegria para o suplício da forca.(† 1589)

8. Na região dos Hurões, no Canadá, a paixão de São João de Brébeuf, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, enviado da França para as missões entre os Hurões, depois de muitos trabalhos missionários e tribulações, foi crudelissimamente torturado pelos pagãos do lugar e morreu heroicamente por Cristo. A sua memória celebra-se no dia onze de Outubro, juntamente com a dos seus companheiros.(† 1649)