Santa Eusébia, Abadessa

Pertenceu a uma família de muitos santos. Com 8 anos seu pai, santa Adalberto, faleceu e sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus,fundou um convento. Quis ter a sua filha junto dela. Sua avó Gertrudes também foi chamada, e aceitou entrando para o mesmo convento.

A mãe, Riectrudes, soube que Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó. Então fez tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos.

Ela foi para junto de sua mãe, mas às vezes escapava para a comunidade de Hamage, França, onde percebia ser o seu lugar.

Riertrudes repensou, e após ter-se aconselhado com Bispos e Abades, autorizou a sua filha a ingressar na comunidade de Hamage, para ser Abadessa, talvez a mais jovem da França.

Eusébia pressentiu que não duraria muito por aqui. Com apenas 23 anos, reuniu suas filhas espirituais, e deu-lhes vários conselhos. Depois, esperou a morte de maneira calma e confiante. Isso no ano de 680.

Depois da morte do pai, se consagrou com sua mãe, santa Rictrudes, à vida monástica e, ainda adolescente, foi eleita abadessa para suceder à sua avó, Santa Gertrudes.

Santa Eusébia, rogai por nós!

Oração – Oh, Deus que destes à santa Eusébia as virtudes da prudência, da justiça, a moderação em suas decisões e a força de ânimo e caráter, fazei-nos fortes, também, para bem Vos servir. Amém .

Eusébia: Piedosa. Nome de origem grega

Com santos Hilário, Bispo, e Taciano, Mártires.