Corpus Christi – Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo

A Igreja coloca a festa da Eucaristia na semana seguinte ao domingo da Trindade.

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”, disse Jesus.  Deu por inteiro sua vida. E tornou perene este seu gesto de amor, colocando-o como sua memória para ser celebrada para sempre.
Isto é a Eucaristia.  Tendo assumido um corpo humano, o Filho de Deus fez do seu corpo uma expressão de amor. E, para mostrar que queria partilhar conosco o seu amor, fez do seu corpo alimento para nossas vidas, à semelhança de pão para comer e de vinho para beber. Sob estas aparências, a fé diz-nos que é o próprio Cristo que continua dando o seu corpo e o seu sangue por amor a nós, como garantia de salvação para todos.
A coerência de amor divino convida-nos à coerência de nossa fé. No pão consagrado e no cálice abençoado reconhecemos a presença viva do próprio Senhor, que nos envolve em seu amor e nos fortalece em sua comunhão.
A Eucaristia é o grande sinal do amor de Deus, que Cristo nos testemunhou e nos comunica por seu Santíssimo Sacramento.

 

Santo Ovídio – Bispo lendário de Braga, mártir, séc. I

Ovídio, cidadão romano, teria assistido às pregações de Pedro e Paulo e unido as suas forças ao ímpeto evangelizador dos primeiros tempos da Igreja.

S. Clemente, Papa, teria reconhecido nele qualidades de pastor e enviado à Hispânia (nome dado a toda a Península Ibérica – atuais Portugal, Espanha, Andorra, Gibraltar e uma pequena parte a sul da França), a fim de reger a jovem Igreja Bracarense.

No noroeste peninsular, teria sido um apóstolo fervoroso e dado um visível acréscimo ao esplendor do cristianismo nascente naquela região.
A tradição diz que foi martirizado, encontrando-se, hoje, as suas relíquias na Sé de Braga.

Cidadão romano, teria assistido às pregações de Pedro e Paulo e unido as suas forças ao ímpeto evangelizador dos primeiros tempos da Igreja. S. Clemente, Papa, teria reconhecido nele qualidades de pastor e enviado à Hispânia a fim de reger a jovem Igreja Bracarense. No noroeste peninsular, teria sido um apóstolo fervoroso e dado um visível esplendor ao cristianismo nascente.
A tradição diz ainda que foi martirizado, encontrando-se hoje as suas relíquias na Sé de Braga.