Santa Catarina da Alexandria, Virgem, Mártir

Universalmente venerada

É sem dúvida uma das santas mais populares da História da Igreja, universalmente venerada.

Tinha o porte majestoso e era de rara beleza.

Com o dom da sabedoria e de fortaleza de ânimo

De acordo com um relato muito antigo de sua vida, era uma jovem de grande beleza e tinha recebido de Deus o dom da sabedoria e de fortaleza de ânimo.

Conduzida diante do Imperador por ser cristã, censurou-o corajosamente por perseguir a Religião verdadeira, fez a apologia do Cristianismo e demonstrou a falsidade dos cultos idolátricos.

Quem és tu? Donde vens?

O Imperador, boquiaberto de espanto, perguntou-lhe: – Quem és tu? Donde vens? – A Santa respondeu:

– Minha origem é assaz conhecida em Alexandria. Chamo-me Catarina, e meus pais vem do ilustre do país.

O que professais nada mais é do que superstição

Emprego todo o meu tempo no conhecimento da verdade, e quanto mais estudo, mais me capacito da fragilidade dos ídolos que adorais.

Sou cristã e tudo faço para ser esposa de Jesus Cristo. Meu único desejo é que O conheçais, e todo o vosso império convosco.

Aquilo que professais nada mais é do que superstição.

Converteu os 50 filósofos mais cultos do Egito

Não conseguindo discutir com ela, o Imperador convocou os cinquenta filósofos mais cultos do Egito para que refutassem os argumentos da jovem, mas eles também não o conseguiram e, ao final do debate, declararam-se cristãos.

O Imperador, encolerizado, condenou à morte os cinquenta sábios e sua mestra, a qual teve o corpo dilacerado por rodas com lâminas cortantes.

Converteu a Imperatriz e um chefe de Legião com seus 200 soldados

Também a Imperatriz e Porfírio, chefe da primeira legião, com duzentos soldados, confessaram Jesus Cristo, confirmando a conversão pelo martírio.

Santa Catarina da Alexandria,  rogai por nós!

Oração –  Santa Catarina de Alexandria, que tivestes uma inteligência abençoada por Deus e através de um gesto de fé, conseguiste quebrar as engrenagens da máquina em que seria torturada, abre a minha inteligência, dá-me clareza e defendei a minha alma contra os perigos espirituais, que são tantos, em toda parte. Amém.

 

 

Com Beata Isabel Achlerer, apelidada de “A Boa Virgem”, que, vivendo como reclusa na Ordem Terceira Regular de São Francisco, praticou admiravelmente a humildade, a pobreza e a mortificação corporal.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

No 25

2. Em Cesareia, Turquia, São Mercúrio, mártir. († data inc.)

3. Em Roma, a comemoração de São Moisés, presbítero e mártir, depois de ter sido martirizado o papa São Fabião, decidiu assumir, juntamente com o colégio dos presbíteros, o cuidado dos irmãos desta Igreja; recebia constantemente o conforto das cartas de São Cipriano de Cartago, sendo finalmente coroado com um martírio glorioso e admirável. († 251)

4. Em Alexandria, no Egito, São Pedro, bispo e mártir, decapitado por ordem do imperador Galério Máximo, sendo a última vítima e o selo dos mártires na grande perseguição contra a Igreja. Com ele se comemoram três bispos egípcios – Hesíquio, Pacómio e Teodoro – e muitos outros mártires, que, também em Alexandria, na mesma perseguição, cruelmente assassinados ao fio da espada, († 305-311)

5. Na Numídia, Argélia, São Márculo, bispo, que, segundo a tradição, morreu mártir despenhado de um rochedo, († 347)

6. No território de Agen, Aquitânia, França, São Maurino, mártir, assassinado pelos pagãos. († s. VI)

7. No território de Valence, França, a Beata Beatriz de Ornacieux, virgem, insigne pelo amor à Cruz, († 1303/1309)

8. Em Reute, na Suábia, Alemanha, a Beata Isabel Achler, apelidada a Boa, virgem, († 1480)

9. Em Seul, na Coreia, São Pedro Yi Ho-yong, mártir, catequista, foi capturado pelas milícias, juntamente com sua irmã Santa Águeda Yi So-sa e, terem quebrado os ossos por três vezes, ficou detido quatro anos no cárcere, onde finalmente morreu; foi o primeiro da gloriosa falange de mártires desta nação. († 1838)

10. Em Puebla de Híjar, Espanha, o Beato Jacinto Serrano López, mártir, fuzilado na perseguição contra a Igreja. Com ele comemora-se o beato mártir Tiago Meseguer Burillo, presbítero, († 1936)