Santa Ângela de Meríci, Virgem, Fundadora

Contemporânea de Lutero

Nascida no Norte da Itália, em plena era do Renascimento, em 1474, enquanto o anjo apóstata, caído do céu ao inferno, suscitava em Wittember um monge apóstata, Lutero.

Corruptor das gerações de sua época

Este aplicou seu tempo em blasfemar contra as boas obras, contra os votos de castidade, de pobreza e de obediência religiosa, impelir à apostasia monges e religiosas da Alemanha, e corromper as gerações presentes e futuras.

Suscitava Deus na Itália uma jovem órfã

Suscitava Deus na Itália uma jovem órfã para tornar-se mãe de várias congregações de santas jovens devotadas à ministração de uma educação cristã às crianças do seu sexo e a conservara fé e a piedade.

Desde pequena, foi muito provada pela vida

Desde pequena, foi muito provada pela vida. Órfã de pai, logo depois perdeu também a mãe e a irmãzinha, com quem se identificava tanto.

Passar dias e dias chorando, com apenas treze anos, pediu para ingressar num convento

Após a morte do tio que a havia adotado, teve de deixar a sua cidade por causa da guerra. Depois de passar dias e dias chorando, com apenas treze anos, pediu para ingressar num convento, entrando para a Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Sua piedade fortalecia-se e consolidava-se pela comunicação constante com Deus-Pai

O que a confortava, nessas horas dramáticas, quase insuportáveis, era a leitura da vida dos santos. A sua piedade fortalecia-se e consolidava-se pela comunicação constante com Deus-Pai. A miséria e o sofrimento não a abateram jamais. Antes, tornaram-na criativa.

Começou a visitar as prisões e os hospitais

Com um grupo de jovens da sua idade, começou a visitar as prisões e os hospitais, cuidando dos pobres, dos doentes e dos abandonados.

Fundou uma família religiosa, chamada de “Servas de Santa Úrsula

Para preservar a saúde moral das famílias, concentrou ela, mais tarde, os seus cuidados, sobre a educação das meninas. Para tanto, chegou a fundar uma família religiosa, chamada de “Servas de Santa Úrsula”: uma congregação, bem poderíamos chamar de moderna e profundamente religiosa.

Ela queria pouca estrutura para o seu grupo, poucas regras e o mínimo de vida em comum, mas uma união confiante em Deus e nas co-irmãs.

Santa Angela de Merici, rogai por nós!

Oraçã0 – Senhor, Pai de misericórdia, que na virgem Santa Ângela quisestes dar-nos um exemplo de prudência e caridade, concedei-nos que, iluminados pelas suas virtudes e ajudados pela sua intercessão, sejamos fiéis à vossa doutrina em toda a nossa vida. Amém.

Do grego Ággelos, que significa “mensageiro”, derivado do latim Angelus, que quer dizer “anjo”.

 

Com São Vitaliano, Papa, que se empenhou com especial zelo na salvação dos Anglos.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Jan 27

2. Em Sora, no Lácio, região da Itália, a comemoração de São Julião, mártir, que, segundo a tradição, sofreu o martírio no tempo do imperador Antonino.(† c. s. II)

3. Em Le Mans, na Gália Lionense, hoje na França, São Julião, considerado o primeiro bispo desta cidade.(† s. III)

4. Em Mariana, na ilha da Córsega, região da França, a comemoração de Santa Devota, virgem e mártir.(† c. 300)

5. No mosteiro de Bodon, na região de Sisteron, atualmente na França, São Mário, abade.(† c. 550)

6. Em Roma, junto de São Pedro, o sepultamento de São Vitaliano, papa, que se empenhou com especial zelo na salvação dos Anglos.(† 672)

7. Em Tonerre, na Borgonha, atualmente na França, o passamento de São Teodorico, bispo de Orleãs, que morreu quando se dirigia em peregrinação às basílicas dos Apóstolos.(† 1022)

8. Em Chartres, também na França, o passamento de São Gilduíno, diácono de Dol, na Bretanha Menor, que, eleito bispo ainda jovem, alcançou do papa Gregório VII dispensa desta função por se julgar indigno de tal honra, e no regresso de Roma, acometido de altas febres, terminou nesta região de Chartres a sua peregrinação terrena.(† 1077)

9. Em Thérouanne, na região de Nord-Pas-de-Calais, também na França, o beato João, bispo, que, sendo cônego regular, ocupou a sede episcopal de Maurienne, na qual, durante mais de trinta anos, se opôs aos simoníacos e fundou oito mosteiros de cónegos e de monges.(† 1130)

10. Em Riva San Vitale, perto de Como, na Lombardia, região da Itália, o beato Manfredo Séttala, presbítero e eremita.(† 1217)

11. Em Angers, na França, a beata Rosália du Verdier de la Sorinière, virgem no mosteiro do Calvário da mesma cidade e mártir, que, durante a Revolução Francesa, foi decapitada em ódio à religião cristã. († 1794)

12. Em Pirmasens, na Renânia, região da Alemanha, o Beato Paulo José Nardíni, presbítero da diocese de Speyer, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família.(† 1862)

13. Perto de Mengo, no Uganda, a paixão de São João Maria, chamado Muzei ou Ancião por causa da sua maturidade espiritual, que, sendo fâmulo do rei, quando professou a fé cristã não quis fugir à perseguição, mas espontaneamente declarou a sua fé em Cristo diante de Mwenga, primeiro ministro do rei, e por isso morreu degolado, como última vítima desta perseguição.(† 1887)

14. Em Gilet, localidade da província de Valência, na Espanha, Santo Henrique de Ossó y Cervelló, presbítero, que, para promover a educação das jovens, fundou a Companhia de Santa Teresa; mas obrigado a deixar esta instituição, passou os restantes anos da sua vida num convento dos Frades Menores.(† 1896)

15. Em Kaunas, na Lituânia, o beato Jorge Matulaitis, bispo de Vilna e depois Visitador Apostólico na Lituânia, que fundou a Congregação dos Clérigos Marianos e a Congregação das Irmãs Pobres da Imaculada Virgem Maria.(† 1927)