Santa Ângela de Foligno, Viúva, Mística

Nasceu no ano de 1248, no povoado de Foligno, Úmbria, terra de São Francisco de Assis.

Bela, alegre e vaidosa, de família nobre, com dinheiro

Bela jovem, bem prendada pela natureza, alegre e vaidosa, de família nobre, com dinheiro e um bom status social, casou-se com um moço rico da cidade. Desta união nasceram vários filhos, que aos poucos foram morrendo assim como aconteceu com o pai.

Com 40 anos questionou sua vida mundana

Ângela que gostava muito de se divertir na sociedade aos quarenta anos parou e questionou-se diante dos acontecimentos e do seu vazio interior.

Deus lhe mostrou seus pecados

“Descontente comigo mesma, comecei a pensar seriamente em minha vida. Deus me mostrou os meus pecados e minha alma encheu-se de pavor, prevendo a possibilidade de minha condenação…

Pedi a Nossa Senhora que me conduzisse a um Sacerdote esclarecido ao qual pudesse fazer minha confissão geral”.

Junto ao túmulo de São Francisco a conversão

Depois foi em romaria até a cidade de Assis, onde está o túmulo de São Francisco, e ali radicalmente se converteu, distribuiu os bens aos pobres e entrou para a Ordem Terceira Franciscana.

Amou o Crucificado no Mistério de sua Paixão, teve experiência profundas com o Senhor vivendo os votos de castidade, pobreza e humildade.

Vida selada pela cruz e pela certeza da vitória

A vida de Santa Ângela, como a dos santos todos, foi selada pela cruz e pela certeza da vitória sobre o Demônio que a tentava na sexualidade e queria vê-la na descrença da misericórdia Divina.

Admiradora de São Francisco de Assis, ela procurava imitá-lo na pobreza e no serviço aos irmãos.

Viveu uma profunda experiência mística

Viveu uma profunda experiência mística, a ponto de ser incompreendida pelos próprios contemporâneos.

Ela conta num livro a sua experiência com Deus. Sua autobiografia é tida como uma das mais preciosas obras místicas católicas produzidas na Idade Média, marcando a vida espiritual de muitos cristãos.

Deus é o único que dá e que pode dar a paz

Santa Ângela está colocada ao lado de grandes místicos como Santa Teresa, São João da Cruz e outros. É considerada uma das primeiras místicas italianas

Ela dizia: Procure amar a Deus com todo o coração, pois Deus mora no coração. Ele é o único que dá e que pode dar a paz.

Faleceu em 1309, na mesma cidade em que nasceu e viveu.

Santa Ângela, rogai por nós!

Oração – “Não busque a perfeição nas virtudes humanas porque não se pode encontrar perfeição nelas; a perfeição está escondida na cruz de Cristo.”.Amém!

Ângela é a variante feminina de Ângelo, que tem origem no grego Ággelos, que significa “mensageiro”.

 

Com Santa Isabel Ana Seton, Fundadora das Irmãs da Caridade de São José.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Jan 04

1. Na Mésia, entre a Romênia e a Bulgária, os santos Hermes e Caio, mártires, o primeiro em Arcer, o segundo em Vidin. († s. IV)

2. Em Dijon, França, São Gregório, que, depois ter sido conde na região de Autun durante muitos anos, foi ordenado bispo de Langres. († 539/540)

3. Em Uzès, França, São Ferréolo, bispo, escreveu uma regra para monges e, tendo sido exilado por inveja, três anos depois foi reconhecido como verdadeiro homem de Deus e voltou com grande alegria para junto do seu povo. († 581)

4. Em Meaux, França, São Rigomero, bispo. († s. VI)

5. Em Reims, Nêustria, São Rigoberto, bispo, que, expulso, contra as normas canônicas, da sua sede episcopal por Carlos Martel, rei dos Francos, passou o resto da vida em obscura humildade. († c. 743)

6. Em Bruay-sur-l’Escaut, França, Santa Faraílde, viúva, que, obrigada a contrair matrimônio com um homem violento, abraçou até à sua velhice uma vida de oração e austeridade. († c. 745)

7. Em Foligno, Itália, Santa Ângela, que, depois da morte do esposo e dos filhos, seguindo os passos de São Francisco, se consagrou inteiramente a Deus e escreveu num livro as experiências extraordinárias da sua vida mística. († 1309)

8. Em Santa Croce sull’Arno, Itália, a Beata Cristiana (Oringa) Menabuoi, virgem, fundou um mosteiro com a regra de Santo Agostinho.(† 1310)

9. Em Durham, na Inglaterra, o Beato Tomás Plumtree, presbítero e mártir, que, no reinado de Isabel I, foi condenado à morte pela sua fidelidade à Igreja católica e, depois de ter afirmado corajosamente, diante do patíbulo, que preferia dar a vida a cair na apostasia, foi enforcado.(† 1570)

10. Em Emmetsburg, Maryland, nos Estados Unidos, Santa Isabel Ana Seton, que, ao ficar viúva, professou a fé católica e se entregou com grande diligência à formação das adolescentes e ao cuidado das crianças pobres a Congregação por ela mesma fundada. († 1821)

11. Em Madrid, na Espanha, São Manuel González Garcia, bispo, que foi um exímio pastor segundo o coração do Senhor. Promoveu com a maior diligência a difusão do culto da Santíssima Eucaristia e fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de Nazaré. († 1940)