Santa Adelaide, Imperatriz

Santo Odilon, abade de Cluny, a conheceu pessoalmente. Ficou órfã aos 6 anos e viúva aos 19 anos do Rei Lotário.

Viúva de Rei, esposa de Imperador

Encarcerada pelo sucessor, aproveitou a primeira ocasião que lhe oferecia, devido à valiosa cooperação do seu Capelão, para fugir da prisão. Viajou para a Alemanha para pedir o apoio do imperador Oto, que, além de devolver-lhe a Corte, casou-se com ela.

Caridosa, piedosa, amada

Assim, tornou-se a Imperatriz Adelaide, caridosa, piedosa e amada pelos súditos.

O imperador morreu e seu filho Oto II, se casou com uma princesa grega, Teofânia, que não gostava da influência da sogra sobre o marido.

Conseguiu fazê-lo brigar com a mãe por causa dos gastos com suas obras de caridade e as doações que fazia aos conventos e igrejas.

Morto o Imperador foi expulsa pela nora

Escorraçada novamente, procurou abrigo junto ao Papa, passou um período na França, na Corte de seu irmão, rei da Borgonha. Nessa época, foi seu diretor espiritual o abade Odilon, de Cluny.

Odilon também orientava Oto II, o qual, arrependido, se reconciliou com ela e a paz voltou ao reino. Entretanto o Imperador morreria logo depois seguida pela morte de sua esposa.

Imperatriz regente da Alemanha

Adelaide se tornou, então, a Imperatriz regente da Alemanha, por direito e de fato. Administrou com justiça, solidariedade e piedade. Trouxe para a Corte as duas filhas de sua maior inimiga e as educou com carinho e proteção.

Soube distribuir felicidade para seu povo

O seu reinado foi de obrigações políticas e religiosas muito equilibradas, distribuindo felicidade e prosperidade para o povo e paz para toda a nação.

Faleceu no Convento beneditino de Selz, que ela fundara, em Strasburgo, na Alsácia, com oitenta e seis anos de idade, no dia 16 de dezembro de 999.

Santa Adelaide, rogai, por nós!

Oração – Abençoai a todos que honram e invocam o seu nome, bondosa serva de Jesus Cristo, rogai por nós e por todos os governantes para que sirvam a Jesus Cristo, nosso Pai e Redentor.

Adelaide: Significa “de qualidade nobre”, “de nobre linhagem”. Originado do nome germânico Adelheid, Adalheidis, composto pelos elementos adal, athal, que significa “nobre” e haidu, “espécie, qualidade, tipo”.

 

 

Com Santo Ageu, profeta, que, no tempo de Zorobabel, governador de Judá, exortou o povo para reedificar a casa do Senhor, à qual afluiria o tesouro de todas as nações.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 16

2. Comemoração de muitas santas virgens,  África Setentrional, durante a perseguição do rei Hunerico, torturadas com pesos e lâminas incandescentes, consumaram felizmente o seu combate pela fé. († 480)

3. Na Hibérnia, Irlanda, São Beano, eremita. († data inc.)

4. Em Cysoing, França, Santo Everardo, Friúli, fundou neste lugar um mosteiro de Cônegos Regrantes, († 867)

5. Em Vienne, França, Santo Adão, monge foi eleito bispo, († 875)

6. Em Selz, Alemanha, Santa Adelaide, imperatriz, que manifestou sempre alegria irradiante para com os familiares, honestíssima gravidade para com os estranhos, infatigável bondade para com os pobres, imensa generosidade para honrar as igrejas de Deus. († 999)

7. Na Lucânia, Itália, São Macário de Collesano, monge, dirigiu com admirável prudência vários mosteiros, († 1005)

8. Em Gênova, Itália, a comemoração do Beato Sebastião Mági (Salvático Mági), presbítero, que pregou o Evangelho ao povo da região e zelou pela observância regular nos conventos. († 1496)

9. Em Turim, Itália, a Beata Maria dos Anjos (Mariana Fontanella), virgem da Ordem das Carmelitas, († 1717)

10. Em Rivalba, Piemonte, o Beato Clemente Marchísio, presbítero, fundou o Instituto das Filhas de São José. († 1903)

11. Em Nowe Miasto, cidade da Polônia, o Beato Honorato de Biala Podlaska (Florêncio Kazminsky), presbítero, († 1916)

12. Perto de Mukdahan, Tailândia, o Beato Filipe Siphong Onphitak, mártir, que, sendo pai de família, fuzilado. († 1940)