Nossa Senhora do Rosário

Saíram vitoriosos porque invocaram o auxílio da Santa Mãe de Deus

A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo papa Pio V, em 1571, quando celebrava a vitória na batalha naval de Lepanto. Segundo consta, os cristãos saíram vitoriosos porque invocaram o auxílio da Santa Mãe de Deus, rezando o rosário.

O Rosário de antigamente

A origem do terço é muito antiga e remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais.

Já o Venerável Beda sugerira aos irmãos leigos, pouco familiarizados com o Saltério latino, que se utilizassem de grãos enfiados em um barbante na recitação dos Pai-Nossos e Ave-Marias.

Nossa Senhora e São Domingos

Segundo está escrito, em 1328 Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do rosário para a salvação do mundo.

Justamente, Rosário significa coroa de rosas oferecidas à Nossa Senhora.

Não é de estranhar que os promotores e divulgadores da devoção do rosário no mundo inteiro foram os dominicanos, filhos de São Domingos.

Os Mistérios de Cristo Jesus

Somos hoje, portanto, convidados a meditar sobre os mistérios de Cristo Jesus, associando-nos como Maria Santíssima à Encarnação, Paixão e gloriosa Ressurreição do Filho de Deus.

Diz o Papa João Paulo II na sua Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae”: “O Rosário, de facto, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio.

Com o Rosário se contempla o rosto de Cristo

Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor.

Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor.”

Nossa Senhora do Rosário, intercedei por nós!

Oração – Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.

 

 

Com São Marcos, Papa. Marcos foi Papa apenas por alguns meses, no ano 336, mas, conseguiu construir uma Basílica, em honra de Marco Evangelista, hoje igreja de São Marcos. Deve-se a ele também o calendário civil mais antigo da Igreja Romana, que fixou, pela primeira vez, o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

7/10

2. Em Cápua, na Campânia, região da Itália, São Marcelo, mártir, († s. III/IV)

3. Em Pádua, na Venécia, hoje no Véneto, região da Itália, Santa Justina, virgem e mártir, († s. III/IV)

4. Em Betsáloe, na Augusta Eufratésia, hoje na Síria, os santos Sérgio e Baco, mártires, († s. III/IV)

5. Em Roma, São Marcos, papa, que fundou o título «in Pallacínis», actual igreja de São Marcos, e mandou construir uma basílica no cemitério de Balbina, junto à Via Ardeatina, onde foi sepultado, († 336)

6. Em Bourges,  Aquitânia, França, Santo Augusto, presbítero e abade, tinha as mãos e os pés anquilosados e só se apoiava sobre os joelhos e os cotovelos; curado por intercessão de São Martinho, constituiu uma comunidade de monges e dedicou-se ininterruptamente à oração, († c. 560)

7. Em Saintes, também na Aquitânia, São Paládio, bispo, que erigiu uma basílica sobre o túmulo de Santo Eutrópio e fomentou na sua cidade episcopal o culto dos santos, († d. 596)

8. No mosteiro de Bellafuente, hoje Valparaíso, em Castela e Leão, região da Espanha, o Beato Martinho Cid, abade, que fundou este cenóbio e o agregou à Ordem Cisterciense, († 1152)

9. Em Arima, Japão, os beatos mártires Adrião Takahashi Mondo e sua esposa Joana Takahashi; Leão Hayashida Sukeemon, sua esposa Marta Hayashida e seus filhos Madalena Hayashida e Diogo Hayashida; Leão Takedomi Han’emon e seu filho Paulo Takedomi Han’emon, († 1613)

10. Ao largo de Rochefort, na França, o Beato João Hunot, presbítero e mártir, que, por causa da sua condição de sacerdote, na Revolução Francesa foi encerrado num barco-prisão, onde consumou o testemunho da sua fidelidade a Deus, († 1794)

11. Em Pisa, na Itália, o Beato José Toniolo, pai de família e cooperador salesiano, († 1918)

12. Em Benaguacil, localidade da província de Valência, na Espanha, o Beato José Llosá Balaguer, religioso dos Terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Dores e mártir, que sofreu o martírio na perseguição contra a fé, († 1936)

13. Em Sasello, perto de Savona, cidade da Itália, a Beata Clara Badano (Clara “Luz”), jovem do Movimento dos Focolares, († 1990)