Nossa Senhora de Lourdes

6 Domingo do Tempo Comum

1ª Leitura I – 2(Reis 5,9-16)
Sl 31,1-2.5.11 (R.7)
2ª Leitura – 1 Cor 10,31-11,1
Evangelho  – Mc 1,40-45

 

Menina de 14 anos, simples e humilde, que não sabia ler e escrever direito

No dia 11 de fevereiro de 1858 uma menina de 14 anos, simples e humilde, que não sabia ler e escrever direito, foi em companhia de uma irmã e de uma vizinha recolher lenha perto de Massabielle. Devia passar um riacho descalça. Como Bernadete sofresse de asma hesitava em pôr o pé na água fria.

Viu uma Senhora com as faces radiantes, vestida de branco

Ouviu um barulho entre as árvores e levantou os olhos. Viu uma Senhora com as faces radiantes, vestida de branco, com uma faixa azul, toda sorridente. Recitou com Bernadete um terço, fazendo uso do rosário que trazia sempre consigo.

A aparição se repetiu no dia 18 de fevereiro

Foi a irmãzinha dela que revelou aos pais o segredo. Proibiram a volta à gruta. Como a menina não parasse de chorar deixaram-na retornar. A aparição se repetiu no dia 18 de fevereiro.

Não te prometo a felicidade neste mundo, mas no outro

A Senhora sorriu ao gesto da menina que aspergia a rocha com água benta. Depois disse: “Queres ter a bondade de vir aqui durante quinze dias? Não te prometo a felicidade neste mundo, mas no outro”. Durante as aparições a Senhora pediu que se rezasse pelos pecadores e convidou os fiéis à penitência.

Bernadete arranhou a superfície da terra e começou a verter água

o dia 25 de fevereiro convidou-a a beber numa fonte, indicando-lhe o lugar. Bernadete arranhou a superfície da terra e começou a verter água que se tornou a fonte milagrosa.

“Eu sou a Imaculada Conceição”

A Senhora manifestou o desejo de ter ali uma igreja. O pároco, incrédulo, disse a Bernadete: “Dize a essa Senhora que diga o seu nome.” A resposta foi: “Eu sou a Imaculada Conceição.” Havia quatro anos apenas que Pio IX proclamara esse dogma.

Napoleão III consentiu o acesso à gruta

Primeiro houve proibição da parte das autoridades, mas depois o Imperador Napoleão III consentiu o acesso à gruta.

O maior dos milagres de Lourdes que é a paz do espírito

Peregrinos de todas as partes do mundo vão buscar o maior dos milagres de Lourdes que é a paz do espírito. Mas houve também numerosos prodígios físicos nesses mais de cem anos de história de Lourdes.

Nossa Senhora de Lourdes, intercedei por nós!

Oração –  Fazei que todos nós, que somos Vossos filhos, por Vós conformados em nossas penas, protegidos nos perigos, sustentados nas lutas, nos amemos uns aos outros e sirvamos tão bem ao Vosso doce Jesus, Amém.

 

Com São Gregório II, Papa, que, no tempo calamitoso do imperador Leão o Isáurico, defendeu a Igreja e o culto das sagradas imagens e enviou São Bonifácio a anunciar o Evangelho na Germânia.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Fev 11

2. Em Roma, junto à Via Ápia, no cemitério dedicado ao seu nome, Santa Soter, virgem e mártir, que, como refere Santo Ambrósio, preferindo a fé à nobreza familiar e às honras humanas, não obedeceu à ordem de imolar aos ídolos, nem se perturbou com os ultrajantes insultos, nem temeu a condenação à morte ao fio da espada.(† c. 304)

3. A comemoração de vários santos mártires, que foram presos na Numídia, na hodierna Argélia, durante a perseguição do imperador Diocleciano; e, porque se recusaram a entregar as divinas Escrituras, conforme ao edito do imperador, morreram torturados com cruéis suplícios.(† s. IV in.)

4. Em Volturno, na Campânia, região da Itália, São Castrense, mártir.(† data inc.)

5. Na Apúlia, também na Itália, São Secundino, bispo.(† s. V/VI)

6. Em Château-Landon, na Gália, atualmente na França, São Severino, abade de Agaune.(† s. VI)

7. Em Roma, o sepultamento de São Gregório II, papa, que, no tempo calamitoso do imperador Leão o Isáurico, defendeu a Igreja e o culto das sagradas imagens e enviou São Bonifácio a anunciar o Evangelho na Germânia.(† 731)

8. Também em Roma, o sepultamento de São Pascoal I, papa, que trasladou das catacumbas muitos corpos de santos mártires e os fez colocar honorificamente em diversas igrejas da cidade.(† 824)

9. Na Borgonha, na atual França, Santo Ardão, abade de Tournus.(† 1066)

10. Em Chihuáhua, no México, São Pedro Maldonado, presbítero e mártir, que, durante a perseguição, foi preso quando administrava o sacramento da Eucaristia e, com um golpe mortal na cabeça, mereceu alcançar o glorioso triunfo. († 1937)

11. Em Vinarós, em Castela, região da Espanha, o Beato Tobias (Francisco Borrás Romeu), religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus e mártir, que, durante a perseguição religiosa, consumou o glorioso martírio.(† 1937)