Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina

Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra

Apareceu pela primeira vez em 1531 ao índio asteca João Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra.

Os Astecas adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto.

Nossa Senhora de Guadalupe, porém, veio para acabar com essa idolatria e mudar a vida daquele povo sofrido.

Juan Diego, não deixes o teu coração perturbar-se

A história diz que o índio Juan Diego estava no campo, aflito por causa da grave enfermidade de seu tio a quem muito amava.

Juan rezava por seu tio quando teve a visão de uma mulher com seu manto todo reluzente. Ela o chamou por seu nome e disse em nauátle, a língua asteca: Juan Diego, não deixes o teu coração perturbar-se. Eu não estou aqui? Não temas esta enfermidade ou angústia. Eu não sou tua Mãe? Não estás tu sob a minha proteção?

Ela iria acabar com a serpente de pedra

A Senhora pediu, então, que o índio fosse revelar sua mensagem ao Bispo local. A mensagem de que Ela iria acabar com a serpente de pedra, e que o povo do México iria parar com os holocaustos e se converter a Jesus Cristo.

Além disso, deveria ser construída uma Igreja no local das aparições.

O Bispo não acreditou e pediu uma prova

O Bispo não acreditou no índio, mas ordenou que ele pedisse um sinal à Senhora para provar a veracidade da história.

Quando Juan Diego voltou para o campo, Nossa Senhora de Guadalupe apareceu-lhe novamente.

Ele contou-lhe a desconfiança do Bispo, porque Maria tinha pedido que fosse construída também uma grande igreja naquele local.

Maria sorrindo, pediu a Juan Diego que subisse ao monte e enchesse o seu poncho com flores. Era inverno. A neve recobria os campos.

Como prova Maria mandou flores no inverno

Naquela época, não nasciam flores naquela região do México. Juan Diego sabia disso. Porém, mesmo assim obedeceu. Chegando ao alto do monte em meio à neve, ele achou uma grande quantidade de flores cheias de grande beleza.

Ele apanhou muitas flores, encheu o poncho e foi levá-las ao Bispo.

No poncho do índio estava estampada a bela imagem de Nossa Senhora

Com dificuldade Juan Diego foi recebido pelo Bispo. Ele tinha o seu poncho dobrado cheio de rosas. Então, ele abriu o poncho e as flores caíram no chão. Quando o Bispo viu, ainda não acreditou.

Então, para espanto de todos os que estavam na sala, no poncho do índio estava estampada a bela imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, como o índio tinha revelado ao Bispo. Todos na sala acreditaram, inclusive o Bispo. Desse momento em diante, tudo mudou.

Guadalupe tornou-se o grande Santuário do México

O facto causou grande comoção em todo o povo mexicano. Logo foi construída uma grande Igreja no local indicado por Nossa Senhora e o poncho de Juan Diego com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe impressa foi levado para ser venerado.

Padroeira da América Latina

Guadalupe tornou-se o grande Santuário do México, e a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe estendeu-se por toda América Latina. Em 1979, o Papa São João Paulo II consagrou Nossa Senhora de Guadalupe, como Padroeira da América Latina.

Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, intercedei a Deus por nós!

Oração – Virgem Santíssima, Nossa Senhora de Guadalupe! Nós vos pedimos, ó Mãe do céu, abençoai e protegei os povos da América Latina para que todos nós, envolvidos pelo vosso carinho maternal, nos sintamos mais perto de Deus, nosso pai comum. Amém.

 

 

Com Santo Espiridião, Bispo, verdadeiro pastor das ovelhas, cujos feitos admiráveis estavam na boca de todos.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Dez 12

2. Comemoração dos santos mártires de Alexandria Epímaco e Alexandre, foram queimados vivos por causa da sua fé em Cristo. Com eles sofreram o martírio as santas Amonária, virgem, Mercúria, Dionísia e outras; temendo o juiz sentir-se vencido pela coragem das mulheres e receando que, embora usasse contra elas os mais inauditos suplícios, não conseguisse vencer a sua constância, ordenou que fossem imediatamente degoladas. († 250)

3. Na ilha de Chipre, Santo Espiridão, bispo, cujos feitos admiráveis estavam na boca de todos.(† c. 348)

4. Em Clonard, Irlanda, São Finiano, abade, fundou muitos mosteiros pai e mestre de uma grande multidão de monges. († 549)

5. Em Quimper, França, São Corentino, primeiro bispo desta cidade. († s. VII/VIII)

6. Em Le Dorat, França, Santo Israel, presbítero e cônego regrante, que prestou grande ajuda ao bispo († 1014)

7. Em Neumünster, Alemanha, o dia natal de São Vicelino, bispo que se dedicou totalmente à evangelização dos Eslavos. († 1154)

8. Em Célloli, Itália, o Beato Bártolo Buonpedóni, presbítero, que, atingido pela lepra aos sessenta anos, obteve dispensa da paróquia e, vestindo o hábito da Ordem Terceira de São Francisco, se retirou numa leprosaria, († 1300)

9. Em Bástia, perto de Assis, na Úmbria, região da Itália, o Beato Conrado de Óffida, presbítero, († 1306)

10. Em Nápoles, Itália, a comemoração do Beato Tiago Capócci, bispo, eremita de Santo Agostinho, foi chamado a dirigir a Igreja de Benevento e depois a de Nápoles, († 1308)

11. Em Hué, Vietnam, São Simão Phan Dac Hoa, mártir, médico e pai de família, degolado consumou o seu martírio. († 1840)

12. Perto de Cracóvia, na Polônia, o Beato Pio Bartosik, presbítero e mártir, que, durante a ocupação militar († 1941)