Nascimento de São João Batista

Evangelho segundo São Lucas:

“Naquele tempo, chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho.

Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela.
Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias.

Mas a mãe interveio e disse: «Não, ele vai chamar-se João».

Disseram-lhe: «Não há ninguém da tua família que tenha esse nome».

Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse.

O pai pediu uma tábua e escreveu: «O seu nome é João». Todos ficaram admirados.

Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus.

Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos.

Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam: «Quem virá a ser este menino?». Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.
O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se. E foi habitar no deserto até ao dia em que se manifestou a Israel.”

São João Batista, rogai por nós!

Oração – “Ó Deus, que foste glorificado pelo nascimento de São João e que por sua pregação preparastes o caminho de vosso Filho, escutai a nossa oração e fazei-nos acolher sempre a vossa Palavra.

 

Com São Rumoldo, que é venerado como eremita e mártir.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

24

Solenidade do Nascimento de São João Batista, o Precursor do Senhor, que já no seio materno, por virtude do Espírito Santo, exultou de alegria com a vinda da salvação humana, profetizando com o próprio nascimento o Senhor Jesus Cristo. De tal modo se manifestou nele a graça divina, que o próprio Senhor disse a seu respeito: «Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista».

2. Em Roma, junto à Via Salária Antiga, no cemitério “Ad septem Columbas”, os santos João e Festo, mártires.(† data inc.)

3. Em Autun, na Gália Lionense, atualmente na França, São Simplício, que, pertencendo a uma família nobre e piedosa, viveu em perfeita castidade com sua virtuosíssima esposa e depois foi eleito para o episcopado.(† 375)

4. Em Créteil, no território de Paris, também na atual França, o martírio dos santos Agoardo e Agilberto e outros muitos mártires.(† s. V/VI)

5. Em Malinas, no Brabante, na atual Bélgica, São Rumoldo, que é venerado como eremita e mártir.(† 775)

6. Em Lobbes, na Austrásia, atualmente também na Bélgica, São Teodolfo, bispo e abade.(† 776)

7. Em Nantes, na Bretanha Menor, hoje na França, São Goardo, bispo e mártir, que, celebrando a Missa com o povo na igreja catedral, quando cantava «Sursum corda» (“Corações ao alto”) foi trespassado com as setas de ímpios normandos e morreu com muitos fiéis.(† 843)

8. Em Vestervig, na Dinamarca, São Teodgaro, presbítero, o missionário que construiu nesta região a primeira igreja de madeira.(† c. 1065)

9. Em Sichuan, província da China, São José Yuan Zaide, presbítero e mártir, estrangulado em ódio à fé cristã.(† 1817)

10. Em Guadalajara, no México, Santa Maria Guadalupe (Anastásia Guadalupe Garcia Zavala), virgem, que colaborou muito ativamente na fundação da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres e se dedicou diligentemente às obras de caridade em favor dos pobres e dos enfermos.(† 1963)