Natividade de Nossa Senhora

Descendente de Abraão, tendo como antepassados, patriarcas, réis, profetas, nascida da tribo de Judá, da linhagem régia de David, da qual nasceu o Filho de Deus, feito homem por virtude do Espírito Santo, para libertar os homens da antiga escravidão do pecado.

Pe. António Vieira disse: “Perguntai aos enfermos para que nasce esta Celestial Menina. Dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança; os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes: para Senhora da Paz; os desencaminhados: para Senhora da Guia; os cativos: para Senhora do Livramento; os cercados: para Senhora da Vitória.

Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes: para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna: para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida: para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos: para Senhora da Graça; e todos os seus devotos: para Senhora da Glória.

E se todas estas vozes se unirem em uma só voz (…), dirão que nasce (…) para ser Maria e Mãe de Jesus”.

Há no pequeno jardim da nossa alma flor ou algum fruto passível de agradar-lhe?

 

Nossa Senhora da Luz, Rogai por nós!

Oração – Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas, os tesouros da vossa graça; e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa de seu nascimento aumente em nós a vossa paz.

 

Com Lúcia de Omura, viúva, com 22 companheiros, beatificada junto com os Beatos Mártires do Japão, grupo que engloba 205 mártires que deram a vida pela fé entre 1617 e 1632.

2. Em Roma, a comemoração de Santo Adrião, mártir, Nicomédia, na Bitínia, († data inc.)

3. Em Alexandria, no Egito, os santos Fausto, Dio e Amônio, presbíteros e mártires, juntamente com o bispo São Pedro, († c. 311)

4. Em Bagrevand, cidade da antiga Armênia, Santo Isaac, bispo, († 438)

5. Em Roma, junto de São Pedro, o sepultamento de São Sérgio I, papa, de origem síria, († 701)

6. Em Frísinga, Baviera, Alemanha, São Corbiniano, bispo Evangelizador da Baviera, († 725)

7. Em Pébrac, Le Puy-en-Velay, na França, São Pedro de Chavanon, presbítero, († c. 1080)

8. Em Pêsaro, no Piceno, Marcas, Itália, a Beata Serafina Sforza, viúva, († 1478)

9. Em Valência, na Espanha, São Tomás de Vilanova, bispo, († 1555)

10. Em Durham, na Inglaterra, os beatos mártires Tomás Palaser, presbítero, João Norton e João Talbot, († 1600)

11. Em Cartagena, na Colômbia, o dia natal de São Pedro Claver, presbítero, († 1654)

12. Em Nagasáki, no Japão, os beatos António de São Boaventura, Domingos Castellet, presbíteros, e vinte companheiros, mártires, muitas crianças, passados ao fio da espada ou lançados à fogueira, († 1628)

13. Em Marselha, na França, o passamento do Beato Frederico Ozanam, pai exemplar, fez da sua família uma igreja doméstica, († 1853)

14. Em Almeria, no litoral da Andaluzia, Espanha, os beatos José Cecílio (Bonifácio Rodríguez González), Teodemiro Joaquim (Adriano Sainz Sainz) e Evêncio Ricardo (Eusébio Afonso Urjurra), mártires, († 1936)

15. Em Alcoy, Alicante, Espanha, o Beato Marino Blanes Giner, mártir, pai de família, († 1936)

16. Em Paterna, Valência, Espanha, o Beato Ismael Escrihuela Esteve, mártir, pai de família, († 1936)

17. Em Villarreal, no território de Castellón, também na Espanha, o Beato Pascoal Fortuño Almela, presbítero e mártir, († 1936)

18. Em Buñol, Valência, Espanha, as beatas Josefa de São João de Deus (Josefa Ruano Garcia) e Maria das Dores de Santa Eulália (Dores Puig Bonany), virgens e mártires, († 1936)

19. Em Madrid, Espanha, o Beato Teódulo González Fernández, religioso e mártir, († 1936)

20. No cemitério de Montcada, na Catalunha, Espanha, os beatos mártires Barnabé (Casimiro Riba Pi), religioso e Baudílio (Pedro Ciórdia Hernández), religiosos e mártir, († 1936)

21. Em Vic, Barcelona, a Beata Apolónia Lizárraga do Santíssimo Sacramento (Apolônia Lizárraga y Ochoa de Zabalegui), virgem e mártir, († 1936)

22. Em Villa de Don Fradique, na região de Castela la Mancha, a Espanha, o Beato Miguel Beato Sánchez, presbítero e mártir, que, († 1936)

23. No campo de concentração de Dachau, próximo de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Adão Bargielski, presbítero e mártir, que durante a guerra se entregou espontaneamente aos inimigos da fé para substituir o seu pároco, († 1942)

24. Em Gross-Rosen, Alemanha, o Beato Ladislau Bladzinski, presbítero e mártir, († 1944)