Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo em Roma

Já no século XII se celebrava na Basílica vaticana de S. Pedro e na de S. Paulo na Via Ostiense o aniversário das respectivas dedicações, feitas pelos Papas Silvestre e Sirício, no século IV.

Seguindo o exemplo da Basílica de Santa Maria Maior

Esta comemoração estendeu-se posteriormente a todas as igrejas de rito romano.

Assim como no aniversário da dedicação da Basílica de Santa Maria Maior (5 de Agosto) se celebra a Maternidade da Santíssima Virgem Mãe de Deus, assim neste dia se veneram os dois principais Apóstolos de Cristo.

São Pedro, construída por Constantino

A primeira foi edificada pelo imperador Constantino sobre o sepulcro de São Pedro na colina do Vaticano e, deteriorada com o passar do tempo, foi restaurada com maior amplitude e de novo consagrada neste dia pelo Soberano Pontífice Urbano VIII.

São Paulo, construída por Teodósio

A segunda, edificada pelos imperadores Teodósio e Valentiniano junto à Via Ostiense, depois consumida por um funesto incêndio  foi reerguida com mais magnificência e consagrada solenemente a 10 de dezembro por Pio IX.

Simboliza a unidade da Igreja

Nesta comum comemoração é simbolicamente evocada a fraternidade dos Apóstolos e a unidade da Igreja.

O Papa Pio IX quis que as dedicações das Basílicas de São Pedro e de São Paulo fossem celebradas juntas a 18 de Novembro

Santos Apóstolos Pedro e Paulo, rogai por nós!

Oração – Ao glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolo, por ser a Pedra sobre qual Deus edificou a Sua Igreja; ao Bem-Aventurado São Paulo, porque foi escolhido por Deus como pregador da Verdade em todo o mundo. Alcançai-nos, Vos pedimos uma viva Fé, firme Esperança e ardente Caridade. Amém.

 

Com Beata Karolina Kózka, virgem e mártir, na Polônia, por defender a sua castidade ameaçada por um soldado durante a guerra, foi atravessada por uma espada e morreu ainda adolescente.

 

Martirológio RomanoSecretariado Nacional de Liturgia PT

Nov 18

2. Em Antioquia, Turquia, São Romão, mártir, diácono depois de cruéis tormentos e de lhe cortarem a língua, estrangulado no cárcere. († 303)

3. Em Le Colombier, França, São Pátroclo, presbítero, († c. 576)

4. Na Bretanha Menor, França, São Maudeto, abade, reuniu muitos santos entre o número dos seus discípulos. († s. V)

5. Em Coutances, França, São Romacário, bispo. († s. VI)

6. Na região de Velay, França, São Teofredo, abade e mártir. († c. 752)

7. Em Tours, França, o passamento de Santo Odão, abade de Cluny, que renovou a observância monástica segundo a Regra de São Bento e a disciplina de São Bento de Aniano. († 942)

8. Em Nagasáki, no Japão, os beatos mártires Leonardo Kimura, religioso, André Murayama Tokuan, Cosme Takeya, João Yoshida Shoun e Domingos Jorge, queimados vivos. († 1619)

9. Em Saint Charles, cidade do Missouri, nos Estados Unidos da América do Norte, Santa Filipa Duchesne, virgem, Revolução Francesa partindo para a América, abriu muitas escolas. († 1852)

10. Em Ceccano, Itália, o Beato Grimoaldo da Purificação (Fernando Santamaria), religioso, († 1902)

11. Em Wal-Ruda, Polônia, a Beata Carolina Koska, virgem e mártir, por defender a sua castidade foi atravessada por uma espada e morreu ainda adolescente por Cristo. († 1914)

12. Em Madrid, as beatas Maria do Amparo (Maria Gabriela Hijonosa y Naveros) e cinco companheiras, virgens e mártires, († 1936)

13. Em Lorca, Espanha, os beatos mártires José Maria Cánovas Martínez, presbítero e cinco religiosos († 1936)

14. Em Paracuellos de Jarama, Espanha, o Beato Vidal Luís Gómara, presbítero e mártir, († 1936)