Conversão de São Paulo, Apóstolo

Eu sou Jesus, a quem persegues

“Eu sou Jesus, a quem persegues. Mas levanta-te, entra na cidade e ser-te-á dito o que deves fazer” At 9,5-6M
Comemoramos hoje, com solenidade, a conversão do Apóstolo São Paulo.

Perseguidor implacável das primeiras comunidades

Ele próprio confessa, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs. Por causa disso atribuiu a si mesmo o título de “o menor entre os Apóstolos” e, ainda, de “indigno de ser chamado Apóstolo”.

A visão de Estevão domina a vida toda do Apóstolo

Mas Deus, que conhecia a sua retidão, tornou-o testemunha da morte de Santo Estevão, cena entre todas comovente, descrita nos Atos dos Apóstolos. A visão de Estevão apontando para os céus abertos e o Filho do Homem, o Cristo, aí reinando, domina a vida toda do Apóstolo dos gentios, Paulo de Tarso.

Teologia do Novo Testamento, exposta por um Apóstolo

Além das grandes e contínuas viagens apostólicas e das prisões e sofrimentos por que passou, devemos a este Santo, que se auto denomina “servo de Cristo”, a revelação da mensagem do Salvador, ou seja, as 14 Epístolas ou Cartas. Elas formam como que a Teologia do Novo Testamento, exposta por um Apóstolo.

São Paulo quem o fez de maneira insuperável

Jamais apareceu outro homem sobre a terra que fundamentasse tão bem a nossa fé em Cristo, presente na História, como também, presente em nossa própria existência. Foi São Paulo quem o fez de maneira insuperável.

Depois de Jesus a figura mais importante no desenvolvimento do Cristianismo

O Apóstolo Paulo de Tarso, cujo nome original era Sha’ul (“Saulo”) é considerado por muitos cristãos como o mais importante discípulo de Jesus e, depois de Jesus, a figura mais importante no desenvolvimento do Cristianismo nascente.

Foi um apóstolo diferente dos demais

Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47).

Paulo também viu Jesus

Paulo, assim como os outros Verdadeiros Apóstolos, também teria visto Jesus Cristo (Atos 9:17, I Coríntios 15:8, dentre outros textos). Paulo era um homem culto, frequentou uma escola em Jerusalém (a Escola de Gamaliel), tinha feito uma carreira no Templo (era Fariseu), onde foi sacerdote.

Homem culto, falando várias línguas

Destaca-se dos outros apóstolos pela sua cultura, considerando-se que em sua maioria era de pescadores. A língua materna de Paulo era o grego. É provável que também dominasse o aramaico.

Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja.

Suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento

As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judaísmo.

Evangelizador dos gentios, enfrentou os costumes judeus

Foi a mais destacada figura cristã a favorecer a abolição da necessidade da circuncisão e dos estritos hábitos alimentares tradicionais judaicos. Esta opção teve a princípio a oposição de outros líderes cristãos, mas, em consequência desta revolução, a adoção do cristianismo pelos povos gentios tornou-se mais viável, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiéis à sua tradição, que não tem um móbil missionário.

São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

Oração – Ó glorioso são Paulo, que de perseguidor dos cristãos vos tornastes grande apóstolo, e que para anunciar o Cristo Salvador ao mundo inteiro, sofreste prisões, flagelações, apedrejamentos, naufrágios e perseguições de toda espécie, e, por fim, derramastes o vosso sangue, alcançai-nos a graça de aceitarmos as doenças, os sofrimentos e adversidades desta vida. Que nada nos desanime no serviço de Deus.

Paulo: Significa “pequeno”, “de baixa estatura”. O nome Paulo tem origem no latim Paullus

 

Com Santo Ananias, discípulo do Senhor, que batizou Paulo.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Jan 25

2. Comemoração de Santo Ananias, discípulo do Senhor, que baptizou Paulo, depois da sua conversão.

3. Em Pozzuólli, na Campânia, região da Itália, Santo Artemas, mártir. († s. III-IV)

4. Em Cartago, na atual Tunísia, Santo Agileu, mártir, em cujo dia natal Santo Agostinho pregou na sua basílica um sermão ao povo em sua honra.(† s. III-IV)

5. Em Nazianzo, na Capadócia, hoje Nenízi, na Turquia, o dia natal de São Gregório, bispo, cuja memória é celebrada no dia 2 de Janeiro.(† c. 389)

6. Comemoração de São Bretanião, bispo de Tómis, na Cítia, hoje Constança, na Romênia, que, no tempo do imperador ariano Valente, a quem resistiu com grande fortaleza, foi eminente pela sua admirável santidade e pelo seu zelo na defesa da fé católica.(† s. IV)

7. Em Tabenna, na Tebaida, região do Egito, São Palémon, anacoreta, intensamente consagrado à oração e à contínua penitência, que foi mestre de São Pacómio.(† s. IV)

8. Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, os santos Preste, bispo, e Amarino, homem de Deus, ambos mortos às mãos dos notáveis da cidade.(† 676)

9. Em Marchiennes, na Flandres, também na atual França, São Popão, abade de Stabelot e de Malmédy, que difundiu em muitos mosteiros da Lotaríngia a observância de Cluny.(† 1048)

10. Em Ulm, na Suábia, região da Alemanha, o beato Henrique Suso, presbítero da Ordem dos Pregadores, que suportou pacientemente inúmeras tribulações e enfermidades, compôs um tratado sobre a sabedoria eterna e pregou assiduamente sobre o suavíssimo nome de Jesus.(† 1366)

11. Em Amândola, no Piceno, região das Marcas, Itália, o beato António Miglioráti, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.(† 1450)

12. Em Mântua, na Lombardia, região da Itália, a Beata Arcângela Girláni (Leonor Girláni), virgem da Ordem das Carmelitas, prioresa do convento de Parma e fundadora do cenóbio de Mântua.(† 1495)

13. Em Tortosa, na Espanha, o Beato Manuel Domingo y Sol, presbítero, que instituiu a Sociedade dos Sacerdotes Operários do Coração de Jesus, para fomentar vocações sacerdotais.(† 1909)

14. Em Alexandria, no Piemonte, região da Itália, a beata Maria Antônia (Teresa Grillo), religiosa, que, ao ficar viúva, se dedicou misericordiosamente às necessidades dos pobres e, vendendo tudo o que possuía, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Divina Providência.(† 1944)

15. No campo de concentração de Dachau, perto de Munique, Baviera, na Alemanha, o Beato António Swiadek, presbítero e mártir, em tempo de guerra, por defender a fé perante os sequazes de doutrinas hostis a toda a dignidade humana e cristã, recebeu a coroa imperecível de glória.(† 1945)