Beato Jordão da Saxônia, Presbítero

Nasceu em 1180, dez anos depois de São Domingos, em Burgsberg, hoje atual Alemanha. Era oriundo de uma família nobre e por isso foi enviado para Paris para realizar ali a sua formação acadêmica e universitária.

Era em Paris onde se encontrava no verão de 1219, passou por ali São Domingos para visitar o recém fundado convento dos frades pregadores, mais tarde conhecido por convento de Saint-Jacques.

Jordão foi escutar a sua pregação e por causa dela um ano mais tarde estava a tomar o hábito dos dominicanos e pouco depois representava esse mesmo convento de Paris no que foi o primeiro Capítulo Geral da Ordem celebrado em Bolonha.

No ano de 1221 é nomeado Prior Provincial da Lombardia e quando São Domingos morreu, nesse mesmo ano, foi eleito Mestre da Ordem, cargo que ocupou durante dezasseis anos.

Jordão de Saxônia morreu num naufrágio no Mediterrâneo oriental, quando regressava de visitar os conventos que se tinham estabelecido na Terra Santa.

Beato Jordão de Saxe, rogai por nós!

Oração –  Assim como os estudantes iam em multidão ouvir as suas preleções, sendo tal o sucesso que muitos jovens deixavam generosamente o mundo para se consagrar a Deus, operai em nós a mesma graça. Amém.

Jordão: Significa “o que corre” ou “aquele que desce”. Jordão é um nome masculino de origem hebraica. Surge do hebraico Yarden, a partir da palavra yarad, que significa “descer”, “correr”, “fluir”.

Com São Martiniano, que tinha sido eremita.