Beato Jordão da Saxônia, Presbítero

Nobre contemporâneo de São Domingos

Nasceu em 1180, dez anos depois de São Domingos, em Burgsberg, hoje atual Alemanha. Era oriundo de uma família nobre e por isso foi enviado para Paris para realizar ali a sua formação acadêmica e universitária.

Conheceu São Domingos em Paris

Era em Paris onde se encontrava no verão de 1219, passou por ali São Domingos para visitar o recém fundado convento dos frades pregadores, mais tarde conhecido por convento de Saint-Jacques.

Um ano mais tarde vestiu o hábito dos dominicanos

Jordão foi escutar a sua pregação e por causa dela um ano mais tarde estava a tomar o hábito dos dominicanos e pouco depois representava esse mesmo convento de Paris no que foi o primeiro Capítulo Geral da Ordem celebrado em Bolonha.

Mestre da Ordem dominicana durante 16 anos

No ano de 1221 é nomeado Prior Provincial da Lombardia e quando São Domingos morreu, nesse mesmo ano, foi eleito Mestre da Ordem, cargo que ocupou durante dezesseis anos.

Morreu na volta da Terra Santa em um naufrágio

Jordão de Saxônia morreu num naufrágio no Mediterrâneo oriental, quando regressava de visitar os conventos que se tinham estabelecido na Terra Santa.

Beato Jordão de Saxe, rogai por nós!

Oração –  Assim como os estudantes iam em multidão ouvir as suas preleções, sendo tal o sucesso que muitos jovens deixavam generosamente o mundo para se consagrar a Deus, operai em nós a mesma graça. Amém.

Jordão: Significa “o que corre” ou “aquele que desce”. Jordão é um nome masculino de origem hebraica. Surge do hebraico Yarden, a partir da palavra yarad, que significa “descer”, “correr”, “fluir”.

 

Com São Martiniano, que tinha sido eremita.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Fev 13

1. Em Atenas, na Grécia, São Martiniano, que tinha sido eremita num lugar próximo de Cesareia da Palestina.(† c. 398)

2. Em Karden, junto às margens do Mosela, no território de Tréveris, atualmente na Alemanha, São Castor de Aquitânia, presbítero e eremita.(† s. IV)

3. Em Tódi, na Úmbria, região da Itália, São Benigno, presbítero e mártir.(† s. IV)

4. Em Lião, na Gália, atualmente na França, Santo Estêvão, bispo.(† c. 515)

5. Em Riéti, na Sabina, hoje no Lácio, região da Itália, a comemoração de Santo Estêvão, abade, homem de admirável paciência, como escreveu o papa São Gregório Magno.(† s. VI)

6. Em Osnabrück, na Saxônia, hoje na Alemanha, São Gosberto, bispo dos Suevos, que, expulso da sua sede durante a perseguição dos pagãos, aceitou o governo da Igreja de Osnabrück.(† 874)

7. Em Carcassone, na Gália Narbonense, na atual França, São Guimera ou Gumaro, bispo.(† c. 931)

8. Em Lodève, também na Gália Narbonense, São Fulcrano, bispo, insigne na misericórdia para com os pobres e no zelo pelo culto divino.(† 1006)

9. Em Meaux, na região de Brie, também na ctual França, São Gilberto, bispo.(† 1009)

10. Em Ptolemaida, hoje Akko, na Palestina, o passamento do Beato Jordão de Saxónia, presbítero da Ordem dos Pregadores, sucessor e imitador de São Domingos, que propagou com intenso vigor a Ordem e morreu num naufrágio.(† 1237)

11. Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, a Beata Agostinha Cammózzi (Cristina Cammózzi), que, depois da morte do esposo, seguiu por algum tempo a concupiscência da carne, mas depois escolheu a vida penitente na Ordem secular de Santo Agostinho, onde se dedicou à oração e ao serviço dos enfermos pobres.(† 1458)

12. Em Pádua, na Venécia, hoje na região do Véneto, na Itália, a Beata Eustóquio (Lucrécia Bellíni), virgem da Ordem de São Bento.(† 1469)

13. Em Dongjiaochang, localidade próxima da cidade de Lezhi, no Sichuan, província da China, São Paulo Liu Hanzuo, presbítero e mártir, estrangulado por ser cristão.(† 1818)

14. Em Thi-Nghè, cidade da Cochinchina, atualmente no Vietnam, São Paulo Lê-Van-Loc, presbítero e mártir, que no tempo do imperador Tu Duc foi degolado às portas da cidade, por confessar a fé em Cristo.(† 1859)