Em Portugal – Inácio nasceu no Porto, de família ilustre e entrou na Companhia de Jesus em 1548, tendo sido ordenado sacerdote em 1553.
São Francisco Borja lhe confiou a inspeção das missões das Índias e do Brasil. No seu relatório, ele pedia reforços e recebeu a ordem de recrutar, em Portugal e na Espanha, missionários para o Brasil.
Conseguiu recrutar numerosos colaboradores para a sua obra evangelizadora e empreendeu a viagem de regresso no navio mercante São Tiago.
Jacques Sourie, corsário calvinista, partiu para capturar os jesuítas e após muita luta, conseguiu dominá-los. Sourie declarou que ia salvar a vida de todos os sobreviventes com exceção dos jesuítas, os quais foram cruelmente degolados e jogados no mar.
O número de mártires chegou a 40, pois também foi degolado um postulante que havia sido recrutado durante a viagem.
Era 15 de Julho de 1570 e a revolta de Lutero continuava fazendo vítimas.
Beato Mártir Inácio de Azevedo e companheiros, rogai por nós!
Oração – Que eles, coroados no céu com a palma do martírio, intercedam continuamente por nós, a fim de que no Brasil não desapareça nunca a fé que eles vieram pregar e sempre haja homens prontos a seguir o exemplo que nos deixaram com sua fortaleza, agarrados devotamente ao manto de Maria Santíssima, salvação do nosso povo. Amém.
Com Dezesseis Bem-Aventuradas Carmelitas de Compiégne, Virgens e Mártires, na Revolução Francesa.