Beato Agnelo de Pisa, Religioso, Confessor

Nascido em Pisa em 1194, foi admitido à ordem dos irmãos menores por São Francisco, quando o pobrezinho de Assis passou por Veneza.

Em 1223, o mesmo São Francisco o designou para ir à Inglaterra, na qualidade de primeiro ministro provincial.

Frei Agnelo desembarcou em Dover com oito companheiros, a 10 de Setembro de 1224. Já nos finais daquele ano dois conventos haviam sido fundados por ele; um em Cornhill, perto de Londres, outro em Oxford. Nos anos seguintes as casas franciscanas se multiplicaram na Inglaterra a despeito de todas as previsões.

Frei Agnelo compreendeu a importância dos estudos e do ensino para o porvir da Ordem e de sua Província de Oxford, onde ele havia fundado o segundo convento, era e ainda hoje permanece – o maior centro universitário do país

Foi considerável a influência deste franciscano entre os ingleses: Henrique III fê-lo seu conselheiro.

Observavam rigorosamente o voto de pobreza franciscana; e também a alegria franciscana reinava entre eles. Riam alegremente quando se encontravam, e também, na igreja, às vezes, eram presa de uma alegria estática, que os impedia de cantar o ofício.

Assim os frades ingleses, embora tivessem hábitos particulares, eram, no espírito, verdadeiros franciscanos.

Foram os adversários mais implacáveis, opositores mais enérgicos a suas violações da Regra

Falecido em 1232, em Oxford, ali o bem-aventurado fundou uma grande escola. Agnelo de Pisa teve o culto aprovado por Leão XIII em 1892.

Beato Agnelo de Piza, rogai por nós!

Oração – Que o Beato Agnelo nos ajude a compreender a importância da obediência e dos estudos. Amém.

Agnelo: Cordeirinho. Nome de origem Latina.

Com Santos Rodrigo, presbítero, e Salomão, mártires por maometanos.

São Leandro, Bispo, irmão dos Santos Isidoro, Fulgêncio e Florentina.

 

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Março 13

1. Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na atual Turquia, os santos mártires Macedônio, presbítero, Patrícia, sua esposa, e Modesta, sua filha.(† data inc.)

2. Em Hermópolis, no Egito, São Sabino, mártir, que, depois de padecer muitos tormentos, morreu lançado ao rio.(† s. IV)

3. Na Pérsia, no atual Irão, Santa Cristina, mártir, que, depois de ter sido vergastada com azorragues, consumou o martírio no tempo de Cósroas, rei dos Persas.(† 559)

4. Em Poitiers, na Aquitânia, na hodierna França, São Piêncio, bispo, que prestou grande auxílio a Beata Radegundes na fundação de cenóbios.(† s. VI)

5. Em Sevilha, na Hispânia, São Leandro, bispo, irmão dos santos Isidoro, Fulgêncio e Florentina, o qual, pela sua pregação e solicitude, converteu o povo dos Visigodos da impiedade ariana à fé católica, com o auxílio do seu rei Recaredo.(† c. 600)

6. No mosteiro de Novalesa, junto ao Moncenísio, no vale de Susa, atualmente no Piemonte, região da Itália, Santo Eldrado, abade, grande promotor do culto divino, que reformou o saltério e fez construir novas igrejas.(† c. 840)

7. Em Córdova, na Andaluzia, região da Espanha, a paixão dos santos Rodrigo, presbítero, e Salomão, mártires: o primeiro, por se ter recusado a acreditar que Maomé era verdadeiramente o profeta enviado pelo Omnipotente, foi metido no cárcere, onde encontrou Salomão, que algum tempo antes aderira à religião maometana, e ambos consumaram o seu glorioso combate, sendo degolados.(† 857)

8. Em Camerino, no Piceno, na atual região das Marcas, na Itália, Santo Ansovino, bispo.(† 868)

9. No mosteiro de Cava de’ Tirréni, na Campânia, também região da Itália, o Beato Pedro II, abade.(† 1208)

10. Em Oxford, na Inglaterra, o Beato Agnelo de Pisa, presbítero, que, enviado por São Francisco à França e depois à Inglaterra, aí instituiu a Ordem dos Menores e promoveu as ciências sagradas.(† c. 1236/1275)

11. Em Ernée, no território de Mayenne, na França, a Beata Francisca Tréhet, virgem da Congregação da Caridade e mártir, que se dedicou com grande solicitude à instrução das crianças e ao cuidado dos enfermos e, durante a Revolução Francesa, morrendo ao fio da espada, consumou o seu martírio por Cristo.(† 1794)

12. Na Baía, cidade do Brasil, a Beata Dulce Lopes Pontes (Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes), virgem da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, que dedicou totalmente mais de cinquenta anos da sua vida ao serviço do próximo, especialmente aos mais carenciados e ao operariado, fundando em seu favor várias obras, entre as quais, o Hospital Santo Antônio, o Centro Educativo Santo Antônio, a União Operária São Francisco, o Centro Operário da Baía.(† 1992)