Beata Ana de São Bartolomeu

Nasceu em Almendral, na província de Toledo, em 1549. Filha de agricultores, ficou órfã aos 10 anos. Fez-se, então, pastora de rebanhos, a fim de ganhar a vida. Em 1570, ingressou no convento das Carmelitas Descalças, que Santa Teresa havia fundado em Ávila.

Foi Secretária de Santa Teresa de Ávila, e a acompanhou nas suas viagens e em tês fundações e a sua presença tornou-se tão necessária à Santa que esta não sabia pôr-se a caminho sem a sua companhia.

Por vezes, ela viajava dias inteiros sob intempérie, sob chuva e sob neve, não encontrando aldeia alguma por muitas léguas, não fazendo outra coisa senão tremer até os ossos. Em 1582, Santa Teresa falecia em seus braços.

Tornou-se, então, a herdeira da espiritualidade da Santa fundadora. Foi prioresa em Paris e fundadora do mosteiro de Tours. Pioneira em Anvers, Bélgica, onde exerceu grande influência espiritual.

Morreu a 7 de Junho de 1626 no dia da Santíssima Trindade e foi sepultada no convento de Anvers. Foi beatificada em 1917 pelo papa Bento XV.

Beata Ana de São Bartolomeu, rogai por nós!

Oração – Diante dela, as insuficiências humanas deixavam de ser obstáculo, para se transformar na base sobre a qual Deus realizava seus milagres. Amém.

Ana: Significa “graciosa” ou “cheia de graça”. O nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna,

 

Com Santo António Maria Gianélli, bispo de Bóbbio, que fundou a Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

7

1. Na Hibernia, atual Irlanda, São Colmano, bispo e abade do mosteiro de Dromore por ele fundado, que trabalhou admiravelmente pela fé no território de Down.(† s. VI)

2. Em Córdova, na Andaluzia, região da Espanha, os santos mártires Pedro, presbítero, Valabonso, diácono, Sabiniano, Vistremundo, Habêncio e Jeremias, monges, que por Cristo foram degolados na perseguição dos Mouros.(† 851)

3. Em Newminster, na Nortumbria, região da Inglaterra, São Roberto, abade, da Ordem Cisterciense, que, aspirando intensamente à vida de oração e pobreza, fundou com doze companheiros este cenóbio, do qual irradiou em breve tempo a fundação de três famílias de monges.(† 1159)

4. Em Antuérpia, no Brabante, atualmente na Bélgica, a Beata Ana de São Bartolomeu, virgem da Ordem da Carmelitas Descalças, discípula e secretária de Santa Teresa de Jesus e dotada de dons místicos, que divulgou e renovou com fervorosa assistência a Ordem na França.(† 1626)

5. Em Piacenza, na Emília-Romanha, região da Itália, o passamento de Santo Antônio Maria Gianélli, bispo de Bóbbio, que fundou a Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto e resplandeceu pelo empenho e luminoso exemplo de dedicação às necessidade dos pobres, à salvação das almas e à promoção da santidade do clero.(† 1846)

6. Em Paris, na França, a Beata Maria Teresa de Soubiran La Louvière, virgem, que, para maior glória de Deus, fundou a Sociedade de Maria Auxiliadora, da qual foi expulsa, passando o resto da sua vida em profunda humildade.(† 1889)