Nossa Senhora de Lourdes – Suplicar a cura moral

Nossa Senhora de Lourdes cura tantas pessoas! O que é mais difícil: sanar o corpo ou a alma? Para a Rainha do Céu e da Terra, nem uma coisa nem outra. Tudo aquilo que Ela pedir, obtém. Se Nossa Senhora cura de tal maneira os corpos, vamos suplicar a Ela que cure também as nossas almas, e as transforme a ponto de chagas ocultas, defeitos ignorados às vezes por nós mesmos, apegos, desordens de todo tipo cessarem maravilhosamente pela ação d’Ela.

Por vezes, as enfermidades narradas no Evangelho são símbolos de doenças morais. Assim como Nosso Senhor curava cegos e paralíticos físicos, há uma cegueira e uma paralisia espiritual. E, segundo certos comentadores, as curas físicas operadas por Ele atestavam seu poder de realizar curas morais.

Talvez alguns dentre nós sejam “cegos”, outros “surdos”, “mudos” ou “paralíticos”. Quem sabe se há algum “leproso”… Outros serão “epilépticos” e terão convulsões. Tudo isso simbolizando estados de alma.

Peçamos a Nossa Senhora de Lourdes que opere as curas morais e nos dê a graça de caminharmos para a festa d’Ela com a alma verdadeiramente renovada.

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 11/2/1967)