São Marcos de Aretusa, Bispo, Confessor

Referências bíblicas:
1ª leitura: 
Is 52,13-53,12
Salmo: Sl 30
2ª leitura: Hb 4,14-16.5,7-9
Evangelho: Jo 18,1 a 19,42

 

Salvou a vida do príncipe Julião, depois apelidado o Apóstata

Bispo de Aretusa, quando do Imperador Constantino, o Grande, Marcos salvou a vida do príncipe Julião, depois apelidado o Apóstata, mal sabendo que, tempos mais tarde, repudiando a fé cristã, o novo governante procuraria, acirradamente, restabelecer o paganismo.

Enfrentou os perseguidores com grande desassombro

De posse do império, iniciou Julião uma surda e sistemática perseguição contra a Igreja, e Marcos viu-se obrigado a fugir. Sabendo, porém, que considerável número de religiosos havia sido preso e que os do seu rebanho jaziam sem quem lhes assistisse, o santo Bispo, corajosamente, tornou ao posto e enfrentou os perseguidores com grande desassombro.

Os próprios atormentadores que, admirados, acabaram por lhe dar a liberdade

Preso, foi submetido a cruéis tormentos. Inflexível na fé, a tudo, com heroísmo, suportou, vencendo pela paciência e confiança em Deus os próprios atormentadores que, admirados, acabaram por lhe dar a liberdade.

São Marcos, então, se aproveitando daquela oportunidade, lançou-se de corpo e alma na conquista dos pagãos, se dedicando todo inteiro ao árduo trabalho da conversão.

A morte encontrou-o, em 364, a batalhar pelo que se propusera.

São Marcos de Aretusa, rogai por nós!

Oração –  São Macos de Aretusa que te lançaste de corpo e alma na conquista dos pagão, alcançai para nos um zelo ardente pela evangelização. Amém

Significa “relativo a Marte” ou “guerreiro”

 

Com Santo Eustásio, Bispo.

 

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Março 29

1. Em Nápoles, na Campânia, região da Itália, a comemoração de Santo Eustásio, bispo.(† s. III)

2. Comemoração de São Marcos, bispo de Aretusa, na Síria, que durante a controvérsia ariana seguiu fidelissimamente a recta fé e no tempo do imperador Juliano o Apóstata foi fortemente perseguido. São Gregório de Nazianzo louva-o como homem insigne e ancião santíssimo.(† 364)

3. Comemoração dos santos Armogasto, Arquinimo e Saturnino, mártires, que, na África setentrional, durante a perseguição dos Vândalos, no tempo do rei ariano Genserico, sofreram terríveis suplícios e infâmias pela confissão da verdadeira fé.(† c. 462)

4. No monte Carmelo, na Palestina, o Beato Bertoldo, soldado, que foi admitido entre os irmãos que neste monte tinham abraçado a vida monástica e, mais tarde, eleito prior, encomendou esta piedosa comunidade à Mãe de Deus.(† 1188)

5. Em Poitiers, na Aquitânia, região da França, São Guilherme Tempier, bispo, que, com prudência e firmeza, defendeu contra os nobres a Igreja que lhe foi confiada e corrigiu os costumes do povo, dando ele próprio o exemplo irrepreensível da sua vida.(† 1197)

6. Em Wismar, no Holstein, região da Alemanha, São Ludolfo, bispo de Ratzeburg e mártir, que, por defender a liberdade da Igreja, foi encerrado num miserável cárcere por ordem do duque Alberto e de tal modo se enfraqueceu o seu corpo que, mal foi liberto das cadeias, partiu deste mundo.(† 1250)

7. Em Salisbury, na Inglaterra, a comemoração do Beato João Hambley, presbítero e mártir, que, no reinado de Isabel I, em ódio ao sacerdócio, em dia desconhecido deste mês, próximo da Páscoa do Senhor, no suplício da forca se configurou à paixão de Cristo.(† 1587)