Bíblia Online

Tobias, 2

1 - Algum tempo depois, num dia de festa religiosa, foi preparado um grande banquete na casa de Tobit.

2 - Ele disse então ao seu filho: Vai buscar alguns homens piedosos de nossa tribo, para comerem conosco.

3 - Ele saiu, mas logo voltou, anunciando ao pai que um dos filhos de Israel jazia degolado na praça. Tobit levantou-se imediatamente da mesa, sem nada haver comido, e foi aonde estava o cadáver.

4 - Tomou-o e levou-o clandestisrcnte para a sua casa, a fim de sepultá-lo com cuidado depois do sol posto.

5 - Tendo escondido o cadáver, começou a comer com pranto e tremor,

6 - lembrando-se do oráculo que o Senhor tinha pronunciado pela boca do profeta Amós: Vossas festas mudar-se-ão em luto e lamentações (Am 8,10).

7 - Quando o sol se pôs, ele foi e o sepultou.

8 - Seus vizinhos criticavam-no unanimemente. Já uma vez ordenaram que te matassem, precisamente por isso, e mal escapaste dessa sentença de morte, recomeças a enterrar os cadáveres!

9 - Mas Tobit temia mais a Deus que ao rei, e continuava a levar para a sua casa os corpos daqueles que eram assassinados, onde os escondia e os inumava durante a noite.

10 - Ora, aconteceu que um dia, cansado desse trabalho, voltou para a sua casa e deitou-se junto à parede onde adormeceu.

11 - Enquanto dormia, caiu-lhe de um ninho de andorinhas esterco quente nos olhos, e ele tornou-se cego.

12 - Deus permitiu que lhe acontecesse essa prova, para que a sua paciência, como a do santo homem Jó, servisse de exemplo à posteridade.

13 - Como havia sempre temido a Deus, desde a sua infância, e guardado seus mandamentos, ele não se afligiu (nem murmurou) contra Deus por ter sido atingido pela cegueira.

14 - Mas perseverou firme no temor de Deus, e continuou a dar-lhe graças em todos os dias de sua vida.

15 - Assim como o bem-aventurado Jó foi insultado por outros chefes, assim seus parentes e amigos escarneciam de seu comportamento:

16 - Onde está, diziam eles, essa esperança por cujo amor deste esmolas e sepultaste os mortos?

17 - Porém Tobit repreendia-os, dizendo: Não faleis assim

18 - somos filhos dos santos (patriarcas), e esperamos aquela vida que Deus há de dar aos que não perdem jamais a sua confiança nele.

19 - Ora, Ana, sua mulher, ia todos os dias tecer, e trazia o que ela ganhava com o trabalho de suas mãos.

20 - Foi assim que, tendo trazido para casa um cabrito que recebera (como gratificação),

21 - seu marido ouviu-o balir e disse: Vê que ele não tenha sido roubado restitui-o ao seu proprietário, porque não nos é permitido comer, e nem mesmo tocar, o que foi roubado.

22 - Ao que lhe respondeu sua mulher com indignação: Tua esperança é manifestamente vã agora tuas esmolas mostram bem o que valem! Com estas e outras palavras semelhantes ela censurava-o duramente.

;