São José Cafasso, Presbítero

Nasceu em Castelnuovo d’Asti, Piemonte, Itália, em 1811.

Educado no seminário de Chieri sendo de uma família rica.

Jovem sacerdote ainda, foi nomeado professor de teologia moral no Colégio Eclesiástico de São Francisco em Turim, o qual acolhia jovens padres de diversas dioceses.

Mais tarde, foi eleito Superior do Colégio e como tal ficou até à morte.

Deixou a sua marca como notável diretor espiritual e pregador. Levou uma vida de penitência, sendo destacado a sua devoção ao Santíssimo Sacramento.

Como confessor, tinha o dom de ver o que se passava na mente das pessoas, e assim conseguia regenerar os corações mais empedernidos.

A partir de 1827, dirigiu João Bosco no seu apostolado com rapazes e ajudou-o a instalar-se em Turim. É considerado co-fundador dos Salesianos.

Quando já estava bem doente, fez um testamento deixando os seus bens para José Cottolengo e para João Bosco.

São João Bosco fez a oração fúnebre para uma enorme multidão em longas filas para prestar sua última homenagem a este notável santo.

São João Bosco escreveu a sua vida, pois José foi seu professor, conselheiro e diretor espiritual por 20 anos.

Faleceu em 23 de Junho de 1860 em Turim e foi canonizado em 1947 pelo Papa Pio XII.

São José Cafasso, rogai por nós

Oração – Deus, nosso Pai, pela intercessão de São José Cafasso, ensinai-nos a amabilidade, a alegria, o bom humor, pois um semblante amável, alegre e de bem com a vida tem força divina que eleva o ânimo dos que estão abatidos e vale mais que mil conselhos e instruções. Amém.

 

Com Santa Ediltrudes, abadessa, que, sendo filha de reis e ela própria rainha da Nortumbria, depois de recusar duas vezes o matrimônio, recebeu do santo bispo Vilfredo o véu religioso.

 

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

23

1. Comemoração dos numerosos mártires de Nicomédia, hoje Izmit, na Turquia, que, no tempo do imperador Diocleciano, depois de estarem escondidos nos montes e cavernas, sofreram serenamente o martírio pelo nome de Cristo.(† 303)

2. No mosteiro de Ely, na Inglaterra oriental, Santa Ediltrudes, abadessa, que, sendo filha de reis e ela própria rainha da Nortumbria, depois de recusar duas vezes o matrimônio, recebeu do santo bispo Vilfredo o véu religioso no mosteiro por ela construído, no qual, com o seu exemplo e exortações, ela presidiu como mãe de muitas virgens.(† 679)

3. Em Vannes, na Bretanha Menor, atualmente na França, São Bílio, bispo e mártir, que, segundo a tradição, foi morto pelos Normandos quando saquearam a cidade.(† c. 914)

4. Em Pavia, na Lombardia, região da Itália, o Beato Lanfranco, bispo, homem pacífico, que sofreu muitas tribulações para promover a paz e concórdia na cidade.(† 1194)

5. Em Onhaye, no Hainaut, atualmente na Bélgica, São Valério, presbítero, que, segundo a tradição, foi morto a golpes de remo, quando atravessava o rio Mosa, por um presbítero, seu sobrinho, cuja vida viciosa censurava.(† 1199)

6. Em Oignies, também no Hainaut, em território da atual França, a Beata Maria, que, dotada de graças místicas, com o assentimento do seu esposo viveu reclusa numa cela, e depois fundou e dirigiu o instituto designado das «Beguinas».(† 1213)

7. No ermo de Valmanente, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, o Beato Pedro Tiago de Pêsaro, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.(† c. 1496)

8. Em Londres, na Inglaterra, São Tomás Garnet, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, ordenado sacerdote no Colégio dos Ingleses de Valladolid e tendo regressado à Inglaterra, foi duas vezes encarcerado e finalmente sofreu o patíbulo de Tyburn, no reinado de Jaime I.(† 1608)

9. Em Turim, na Itália, São José Cafasso, presbítero, que se dedicou especialmente à formação espiritual e cultural dos futuros clérigos e a reconciliar com Deus os pobres detidos no cárcere e os condenados à morte.(† 1860)

10. Em Alátri, no Lácio, região da Itália, a beata Maria Rafaela (Santina Cimátti), virgem, das Irmãs da Misericórdia para os Enfermos, que teve uma vida oculta e humilde, orientando a sua actividade principalmente em favor dos enfermos e dos pobres, com afável caridade e ardente zelo.(† 1945)