São Virgílio, Bispo

Vasta cultura teológica, bíblica, matemática e geográfica

Nasceu no ano 700, na Irlanda, foi batizado com o nome de Fergal, depois traduzido para o latim como Virgílio.

Voltou-se para a vida religiosa, tornou-se monge e, a seguir, abade do Mosteiro de Aghaboe, na Irlanda, onde adquiriu vasta cultura não só teológica e bíblica, mas também científica, sobretudo em matemática e geografia.

Um dos grandes missionários irlandeses

Deixou a ilha em peregrinação evangelizadora em 743 e não mais voltou. Por isso, é considerado um dos grandes missionários irlandeses do período medieval.

Pepino, Rei dos francos, desejando fundar em seu reino centros culturais e pacificar o seu povo com a fé cristã, convidou Virgílio em 743 para abrir uma escola superior na região da Baviera, junto ao Duque Odilon.

Governou Diocese sem Sagração Episcopal

Com a morte do Bispo de Salzburgo, atual Áustria, foi eleito Abade da Abadia de São Pedro, do qual dependia o Bispado e passou a governar a Diocese embora sem Sagração Episcopal.

São Bonifácio, o Apóstolo da Alemanha, era o representante do Papa e não não concordou com essa nomeação feita pelo Duque.

Com São Bonifácio, discutiu com ele questões litúrgicas e doutrinarias

Como pastor e mestre da Diocese, se destacou por seu zelo, por seu espírito de organização, pelas iniciativas que visavam a educação religiosa do povo e por seu alto saber. Como conhecia São Bonifácio, discutiu com ele questões litúrgicas e doutrinarias, chegando ambos a acordo amigável.

Com ação exclusivamente espiritual e preocupações unicamente morais

O Rei Pepino, ao convidá-lo a trabalhar em seu reino, talvez tivesse objetivos políticos, mas o santo soube habilmente contornar, impondo sua ação pastoral e seu ensinamento num plano exclusivamente espiritual e com preocupações unicamente morais.

Viveu oito séculos antes de Galileu e Copérnico e já defendia que a Terra era redonda e precisou ir para Roma se justificar com o Papa.

Fundou e restaurou mosteiros e igrejas

Em 755, um ano após a morte de São Bonifácio, foi consagrado Bispo de Salzburgo.

Continuou evangelizando a Áustria de Norte a Sul, inclusive uma parte do Norte da Hungria.

Fundou e restaurou mosteiros e igrejas, com isso construiu o primeiro catálogo e crônica dos mosteiros beneditinos, obra magistral que continuou seus relatórios por cinco séculos, transmitindo preciosas notícias da vida cristã, inclusive, oito mil nomes de personalidades e lugares.

Por ocasião da trasladação de suas relíquias ocorreram vários milagres.

Virgílio faleceu aos 27 de novembro de 784, já octogenário. Foi sepultado na Catedral de Salzburgo por ele construída e que foi destruída pelo fogo 500 anos depois.

Contudo, suas relíquias foram salvas e, por ocasião da trasladação, ocorreram vários milagres.

Canonizado por Gregório IX

O Papa Gregório IX reconheceu oficialmente a santidade do grande Bispo, em 1233, que recebeu um vasto culto popular, sobretudo na Alemanha.  São Virgílio foi proclamado Padroeiro de Salzburgo.

 

São Virgílio, rogai por nós!

Oração – Pai de bondade, pela inspiração de São Virgílio, aumentai em nós o zelo missionário e infundi em nós o Espírito Santo, para que todas as nossas palavras sejam para a glória do Vosso nome. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém

 

 

Com Santa Bililde, virgem, que fundou um cenóbio no qual morreu santamente.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Nov 27

1. Junto ao rio Cea, na Galécia, Espanha, os santos Facundo e Primitivo, mártires. († s. IV)

2. Em Grumento, na Lucânia, Itália, São Lavério, mártir. († s. IV)

3. Em Aquileia, Friúli,Itália, São Valeriano, bispo, († 388)

4. Na antiga Pérsia, São Tiago, denominado Interciso, mártir, que, no tempo do imperador Teodósio o Jovem, renegou a Cristo para se conciliar com o rei Isdegardes, mas energicamente repreendido por sua mãe e sua esposa, arrependeu-se e declarou intrepidamente a sua fé cristã, fosse cortado membro a membro e decapitado. († c. 420)

5. Em Riez, França, São Máximo, abade, bispo de Riez. († d. 455)

6. No território de Blois, França, Santo Eusício, solitário, († 542)

7. Em Carpentras, na Provença, França, São Sifrido, bispo. († s. VI)

8. Em Noyon, França, Santo Acário, bispo, († 640)

9. Em Mogúncia, Alemanha, Santa Bililde, virgem, († s. VIII in.)

10. Na Escócia, São Fergusto, bispo, exerceu o ministério entre os Pictos. († a. 721)

11. Em Salzburgo, Áustria, São Virgílio, bispo, nascido na Irlanda, que, apoiado pelo rei Pepino, foi nomeado para dirigir a Igreja de Salzburgo, onde construiu a igreja catedral em honra de São Ruperto e se dedicou com sucesso à propagação da fé entre os habitantes da Caríntia. († 784)

12. Em Beauvoir-sur-Mer, França, Nantes, São Gulstano, monge, acolhido por São Félix, então eremita; tornou-se célebre porque, embora analfabeto, recitava de cor o saltério e prestava assistência aos navegantes. († c. 1040)

13. Em L’Áquila, Itália, o Beato Bernardino de Fossa (João Amíci), presbítero, que propagou a fé católica em muitas regiões da Itália. († 1503)

14. Em Nagasáki, no Japão, os beatos Tomás Koteda Kiuni e dez companheiros, mártires, degolados, († 1619)

15. No campo de concentração de Dachau, Alemanha, o Beato Bronislau Kostowski, mártir, cruelmente torturado no cárcere alcançou a palma do martírio. († 1942)